Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

ALENTEJO LITORAL E BAIXO ALENTEJO

Kamila Lacerda

Created on May 30, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Baixo alentejo

Alentejo Litoral

Trabalho de geografia Ana Beatriz N 33 Kamila N 10

CONCEITOS DEMOGRÁFICOSCOMPARAÇÕES DE VALORES REFERÊNCIA DE PROBLEMAS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS CONCLUSÃO

DESCRIÇÕES DOS NUTS LOCAIS,INTERRESES HISTÓRICOS,CULTURA ATIVIDADES ECONÔMICAS DE POPULAÇÃO

APRESENTAÇÃO DOS NUTS III

INTRODUÇÃO

Index

A Região do Alentejo ou apenas Alentejo é uma região portuguesa situada no centro-sul do país. Tem uma extensão total de 31 603 km² e 704 533 habitantes (censo de 2021) . A sua densidade populacional é 22,3 hab./km². É a região mais extensa, a quarta mais populosa e a sétima mais densamente povoada de Portugal.

INTRODUÇÃO

No Alentejo, a cultura está viva em toda a parte. Vive nas pedras ancestrais, nas paredes de galerias e museus. Nas torres das igrejas e torreões dos castelos. Vive nas mãos que tecem arte. Nas que moldam o barro e forjam o som do chocalho. Nas que elevam a cortiça da terra até à Lua. E vive no coração de toda a Humanidade.

Setor dos Recursos Naturais. Os recursos endógenos do Alentejo são uma das jóias da coroa da Região. Da cortiça ao vinho e azeite, passando pelas rochas ornamentais, a diversidade e qualidade dos recursos naturais da Região tem vindo a potenciar um conjunto alargado de atividades económicas associadas ao setor dos Recursos Naturais.

INTERESSES HISTÓRICOS CULTURAIS

ATIVIADES ECONÔMICAS

ALENTEJO LITORAL

INTERESSES HISTÓRICOS E CULTURAIS

Play

As principais actividades económicas do Baixo Alentejo desenvolvem-se em torno da exploração mineira (pirites), da silvicultura, da exploração das espécies cinegéticas, da agro-pecuária, pastorícia e produtos derivados, podendo tomar-se como exemplo a cortiça, o azeite, os queijos, os enchidos e presuntos, os vinhos, a aguardente de medronho e o mel.

INTERESSES HISTÓRICOS E CULTURAIS

ATIVIDADES ECONÔMICAS

BAIXO ALENTEJO

INTERESSES HISTÓRICOS E CULTURAIS

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS NUTS III

Alentejo Litoral (NUTS III)

Baixo Alentejo (NUTS III)

PROBLEMAS, EVOLUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Com menos 11.805 pessoas na última década, o Baixo Alentejo (13 dos 14 concelhos do distrito de Beja, à exceção de Odemira) regista um decréscimo de 9,3%, passando de 126.692 habitantes para 114.887. Odemira, o concelho do país com maior subida de população em termos de percentagem, é também o único município do Alentejo que ganhou mais moradores, mais precisamente 3.457, entre 2011 e 2021 (tinha 26.066 pessoas e agora tem 29.523). No lado oposto, ou seja, como o município do Alentejo Litoral que mais perdeu população, está Alcácer do Sal, com uma descida de 14,7% (passou de 13.046 para 11.125 residentes).

DISTRIBUIÇÃO DE POPULAÇÃO

O Baixo Alentejo é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Alentejo e do Distrito de Beja. Limita a norte com o Alentejo Central, a leste com a Espanha, a sul com o Algarve e a oeste com o Alentejo Litoral. Tem uma área de 8.505 km² e uma população estimada em 126 692 habitantes

Baixo Alentejo (sub-região)

Alentejo Litoral

Cidades

FIM