Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Educação física ANA NOVAIS, N°5, LH4

apresentação

andebol

FALTAS E CONDUTA ANTI DESPORTIVA

INTRODUÇÃO

índice

lançamentos e SANÇÕES DISCIPLINARES

Deslocamentos defensivos

Drible

andebol em Portugal e no mundo

prINCIPAIS REGRAS

fintas

Elementos técnicos do jogador

História do Andebol

Remate

andebol ao longo dos anos

INTRODUÇÃO

Neste trabalho eu vou abordar o assunto Andebol EM PORTUGAL E no mundo, explicar as táticas ofensivas e defensivas e dar a conhecer a História.

write a subtitle here

Onde se praticava um jogo de bola na mão, conhecido por “jogo da Ucrânia”, que Homero descreve na Odisseia e do qual foi descoberto em 1926, em Atenas, um magnífico baixo-relevo que deve datar de 600 a.c.. Durante a Idade Média, os jogos de bola com a mão continuaram a ser praticados principalmente nas cortes, e foram batizados pelos trovadores como “os primeiros Jogos de Verão”.

história do andebol

Começamos na Grécia Antiga..

História do andebol

Em fins do século passado, em 1890, o professor de ginástica Konrad Kech criou um jogo com características muito semelhante às do andebol. Na Checoslováquia, praticava-se já há muito um jogo popular e parecido como andebol, o “azena”, nome pelo qual este desporto ainda é conhecido naquele país. Também muito antes de ser divulgado o andebol, em Portugal, existia na cidade do Porto um jogo muito semelhante, conhecido por “malheiral”, nome que lhe adveio do facto do seu criador ter sido o professor de Educação Física Porfírio Malheiro. Na Bélgica, no curso normal provincial de educação física da província de Liège, em 1913, o professor Lucien Dehoux o andebol das três casas, que depressa se expandiu, chegando, entre 1915 e 1918, organizar-se campeonatos.

História do andebol

andebol em Portugal e no mundo

Em plena guerra, em 1917, apareceu na Alemanha um novo jogo de equipa, o andebol, imaginado pelo professor de Ginástica Feminina Wasc Heiser, que jogava com as duas alunas nas áreas de uma das principais avenidas de Berlim. Todavia, qualquer destes jogos não conseguiu impor-se e o andebol, como desporto devidamente codificado, só apareceu após a I Guerra Mundial.Correntemente, atribuiu-se a sua criação aos alemães Hirschmann e Carl Schelenz. No entanto, o Uruguai reivindica para si a paternidade deste jogo, hoje tão popular em todo o Mundo.Teria sido o seu criador, o professor de educação física, António Valeta, fundador de muitos outros jogos nacionais uruguaios e que pretendeu fazer com ele uma réplica do futebol, tendo-lhe dado o nome de “balon”.

Em Portugal, o andebol de onze começou a ser praticado na cidade do Porto, onde foi introduzido nos finais de 1929 pelo desportista suíço Armando Tschopp. A primeira apresentação oficial de um jogo de andebol teve lugar em 31 de Janeiro de 1931, no Porto, e ainda nesse ano foi formada a Associação de Andebol de Lisboa, seguida, em 1932, pela Associação de Andebol do Porto.O andebol de sete foi introduzido em Portugal em 1949, por outro alemão, Henrique Feist, residente no nosso país. O primeiro torneio oficial da nova modalidade foi organizado por Feist, na vila de Cascais, no Verão de 1949.A exponencial popularidade do andebol de sete, tanto no nosso país como internacionalmente, levou à gradual extinção do andebol de onze.Nos dias de hoje, a presença do andebol é extremamente notória, não só na Europa, mas também por todo o Mundo.

quando começou a ser praticado em portugal?

andebol em portugal e no mundo

ANDEBOL AO LONGO DOS ANOS

Hoje, a realidade é bem diferente...

Ninguém duvida de que o andebol está no top das modalidades e é uma referência a nível nacional e internacional:

  • Os números dizem tudo: mais de 30 mil atletas e agentes desportivos; prática regular de norte a sul, no continente e nas regiões autónomas;
  • A modalidade mais praticada pelas mulheres portuguesas.
  • A presença regular do andebol português nas mais importantes atividades internacionais atrai mais público e provoca um crescendo de audiência, nomeadamente nas cada vez mais frequentes transmissões televisivas.
  • Atualmente o campeonato interno masculino está dividido em quatro divisões nacionais e restantes divisões regionais.

Passe de ombro Exigências técnicas:Colocar a bola acima do nível da cabeça;Fletir o antebraço sobre o braço (formando um ângulo aproximado de 100º);Afastar o cotovelo do tronco, colocando-o recuado e à altura do ombro;

Elementos técnicos do jogador em campo

Passe-receção em corrida

Passe de pulso Exigências técnicas:Agarrar a bola com a mão bem aberta;Direcionar a palma da mão para trás e para fora;Enviar a bola pela rotação interna do membro superior e trabalho de pulso.

Elementos técnicos do jogador em campo

Passe de pulso

Passe picado Exigências técnicas:Agarrar a bola de forma idêntica ao passe de ombro;Estender o membro superior fletir o pulso ao enviar a bola;Fazer ressaltar a bola próxima do recetor.

Elementos técnicos do jogador em campo

Passe picado

Drible Exigências técnicas:Impulsionar a bola para a frente pela flexão/ extensão do antebraço e trabalho de pulso;Libertar o olhar da bola;Contatar a bola com a mão aberta e a palma orientada para o solo.

DRIBLE

Passe picado

REMATE EM SALTORemate em salto Exigências técnicas:Realizar a impulsão na vertical, fletindo o membro inferior livre com elevação e rotação externa do joelho;“Armar” o membro superior executor (elevar e recuar o cotovelo, de forma a formar um ângulo de aproximadamente 100º entre o braço e o antebraço);Executar o remate no ponto mais alto do salto pela extensão total do membro superior, rotação do tronco e rápida ação do pulso;Realizar a receção em equilíbrio com a parte anterior dos pés e flexão dos membros inferiores.

REMATE

Fintas para desenquadrar o desenquadrar o adversário direto Exigências técnicas:Realizar a simulação na proximidade do defensor, movimentando-se para um dos lados;Mudar rapidamente de direção para o lado contrário;Ultrapassar o adversário pelo lado contrário-

FINTAS

Posição-base defensivaExigências técnicasAfastar os membros inferiores à largura dos ombros;Inclinar ligeiramente o tronco à frente;Manter os membros superiores semiflectidos e afastados do tronco numa posição lateral;Manter a cabeça levantada.

deslocamentos defensivos

Deslocamentos defensivos Exigências técnicas:Adotar a posição-base defensiva;Manter os pés apoiados durante os deslocamentos(não os cruzar);Deslocar-se com pequenos passos, mantendo os pés junto ao solo;Controlar o membro superior portador da bola do atacante, avançando os membros superiores e inferior do lado da bola.

deslocamentos defensivos

Combinação de habilidades técnicas Exigências técnicas:Receção-remate em salto;Drible-remate em salto.Na conjugação destas habilidades, é importante:Evitar a alteração da velocidade de deslocamento no momento da receção ou paragem do drible;Dar atenção à regra dos apoios, aproveitando-os para preparar a impulsão para o remate.

deslocamentos defensivos

Equipas Cada equipa é constituída até 14 jogadores, em que 7 jogadores são efetivos (6 de campo mais um guarda-redes) e os restantes 7 jogadores são suplentes, podendo um ou mais serem guarda-redes. Não existe um limite se substituições, os jogadores podem entrar quando o seu treinador quiser sendo substituídos por outros que tem de sair. Estes tem uma zona própria assinalada na linha lateral chamada zona de substituições. Tempo de jogo O tempo de um jogo normalmente é de 60 minutos dividido em 2 partes de 30 minutos com direito a um intervalo de 10 minutos. Cada equipa tem o direito de pedir até 3 "time-out" por jogo com uma duração de 1 minuto apenas. No caso de ser um jogo decisivo e que as equipas acabam empatadas terão de ir a um prolongamento de 10 minutos, cada parte de 5 minutos, e um intervalo de 1 minuto.

principais regras do andebol

Guarda-redes É permitido: -Tocar com qualquer parte do corpo na bola para defender estando dentro da área da baliza;-Quando tem a posse de bola dentro da área pode andar livremente sem qualquer restrição, apenas, tem de passar a bola no limite de tempo permitido; -Pode sair da área da baliza podendo assim participar no jogo como um jogador normal, ficando sujeito às regras dos jogadores de campo;

principais regras do andebol

Guarda-redes Não é permitido: -Demorar a execução de um lançamento de baliza; -Pôr em perigo o adversário numa ação defensiva; -Abandonar a área de baliza com a bola na mão; -Estando dentro de área, tentar apanhar a bola que se encontra fora da mesma sem sair de lá; -Intersetar a bola fora da área e leva-la para dentro da mesma; -Atravessar a linha restritiva do guarda redes (linha dos 4m), durante a marcação de 7m;

principais regras do andebol

Área de baliza -Só o guarda redes pode entrar na área de baliza; Quando um jogador de campo viola a área de baliza deve-se assinalar: -Lançamento de baliza, quando um jogador da equipa em posse de bola, entrar na área de baliza, com ou sem bola, e tirar vantagem; -Lançamento livre quando um jogador da equipa defensora entrar na sua área de baliza, tirando alguma vantagem, mas sem impedir uma clara ocasião de golo; -Lançamento de 7 metros, quando um jogador da equipa defensora entra na área de baliza e anula uma clara ocasião de golo. Quando um jogador envia a bola para a sua própria área de baliza: -Caso a bola entre na baliza, é golo; -Caso a bola fique na área de baliza, ou se o guarda-redes tocar a bola e esta não entrar na baliza, é lançamento livre; -Caso a bola saia pela linha de saída de baliza, é lançamento de reposição em jogo; -Se a bola atravessar a área de baliza e voltar para a área de jogo, sem ser tocada pelo guarda-redes, o jogo continua.

principais regras do andebol

Jogar a bola É permitido: -Lançar, agarrar, parar, empurrar ou bater na bola, usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos: O guarda-redes pode também defender a bola com os pés; -Segurar a bola nas mãos por um tempo máximo de 3 segundos, com uma ou ambas as mãos; -Dar um máximo de 3 passos com a bola; -Lançar a bola ao chão uma vez e a apanhá-la novamente; -Bater a bola no chão repetidamente com uma mão (drible) e agarrá-la novamente; -Fazer rolar a bola no chão de forma continuada com uma mão e depois agarrá-la novamente; -A bola pode ser jogada enquanto o jogado estiver de joelhos, sentado ou deitado no chão; -Passar a bola de uma mão para a outra.

principais regras do andebol

Jogar a bola Não é permitido: Tocar a bola mais de uma vez, após ter sido controlada, sem ter tocado no solo ou na baliza; -Tocar a bola com o pé ou perna abaixo do joelho.Tocar a bola mais de uma vez, após ter sido controlada, sem ter tocado no solo ou na baliza; -Tocar a bola com o pé ou perna abaixo do joelho.

principais regras do andebol

Faltas e conduta antidesportiva É permitido a cada jogador: -Utilizar braços e mãos para bloquear ou ganhar posse da bola; -Utilizar o corpo para obstruir um adversário, mesmo quando este não tem posse da bola; -Estabelecer contacto corporal com um adversário, frente a frente e de braços dobrados, e manter este contacto para controlar e acompanhar o adversário. Não é permitido ao jogador: -Arrancar ou bater na bola que se encontra nas mãos do adversário; -Bloquear ou empurrar um adversário com os braços, mãos ou pernas; -Prender, segurar, empurrar, ou lançar-se contra o adversário em corrida ou em salto. -As manifestações físicas e verbais que sejam incompatíveis com o espírito do desportivismo são consideradas como conduta antidesportiva.

faltas e conduta antidesportiva

Execução do lançamento de saída: -É executado em qualquer direcção a partir do centro do terreno de jogo; -Após o apito do árbitro, deve ser executado dentro de 3 segundos; -O jogador que executa deve estar com pelo menos um pé em contacto com a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha, até que a bola saia da sua mão; -Os outros jogadores da equipa do executante não podem atravessar a linha central antes do sinal de apito; -Para o lançamento de saída no começo de cada parte todos os jogadores devem estar dentro do seu próprio meio campo. -Para o lançamento de saída depois de um golo ser marcado, é permitido aos adversários do lançador estar em ambas as partes do campo. -Os adversários devem estar a pelo menos 3 metros do jogador que executa o lançamento de saída.

Lançamentos

Lançamento de Reposição em jogo-É lançamento de reposição em jogo quando a bola cruzou completamente a linha lateral, ou quando um jogador de campo da equipa que defende foi a último a tocar a bola antes desta cruzar a linha saída de baliza da sua equipa. -É lançamento de reposição em jogo quando a bola toca no tecto ou num objecto fixo sobre o terreno de jogo. -O lançamento de reposição em jogo é executado: -Sem sinal de apito dos árbitros pelos adversários da equipa que tocou a bola por último antes desta cruzar a linha ou tocar no tecto ou num objecto fixo; -No local onde a bola atravessou a linha lateral, -No canto, caso a bola tenha atravessado a linha de saída de baliza, tocada por um jogador de campo defensor; -O lançador tem que estar de pé com um pé sobre a linha lateral até que a bola saia da sua mão. -Os adversários deverão estar a um mínimo de 3 metros do lançador, sendo permitido estar junto à sua linha de área de baliza, mesmo se a distância entre eles e o lançador for inferior a 3 metros.

Lançamentos

Lançamento de baliza É assinalado lançamento de baliza quando: -Um jogador da equipa atacante viola a área de baliza; -Um guarda-redes controla a bola na área de baliza; -Um jogador da equipa atacante tenha tocado a bola que estava parada ou a rolar no solo dentro da área de baliza; -Quando a bola atravessa a linha saída de baliza, depois de ter sido tocada em última lugar pelo guarda-redes ou um jogador da equipa atacante. -O lançamento de baliza é executado pelo guarda-redes, sem sinal de apito do árbitro, a partir da área de baliza por cima da linha de área de baliza.

Lançamentos

Lançamento livre -É marcado quando existe uma infracção às regras por parte de um jogador/equipa, implicando a perda de posse de bola. -O lançamento livre é executado no local onde a infracção ocorreu.-Os adversários têm que permanecer a uma distância mínima de 3 metros do executante.

Lançamentos

Lançamento de 7 metros -É marcado quando uma clara oportunidade de marcação de golo é impedida, em qualquer parte do terreno de jogo. A execução do lançamento de 7 metros: -É um remate directo à baliza, dentro dos 3 segundos que se seguem ao sinal de apito do árbitro; -O executante deve posicionar-se atrás da linha de 7 metros, e não deve tocar ou atravessar essa linha antes da bola deixar a sua mão; -O executante ou um companheiro de equipa não podem jogar de novo a bola após a execução de um lançamento de 7 metros, até que a mesma toque um adversário ou a baliza; -Os colegas de equipa do executante têm que se posicionar fora da linha de lançamento livre até que a bola tenha deixado a mão do executante; -Os jogadores da equipa adversária têm que estar fora da linha de lançamento livre no mínimo a 3 metros de distância da linha dos 7 metros, até que a bola deixe a mão do executante; -O lançamento de 7 metros deverá ser repetido, a menos que um golo seja marcado, se o guarda-redes atravessa a linha dos 4 metros antes da bola deixar a mão do executante. -Não é permitida a substituição do guarda-redes quando o executante está pronto para executar o lançamento de 7 metros.

Lançamentos

UMA EXCLUSÃO DE 2 MINUTOS

-Um jogador faz uma substituição irregular; -Um jogador comete faltas repetidas (2ª advertência ao mesmo jogador, 4ª advertência à equipa); -Um jogador tiver conduta antidesportiva repetida dentro ou fora do terreno de jogo; -Existe conduta antidesportiva de qualquer um dos oficiais de uma equipa, a equipa será reduzida no terreno de jogo de um jogador;-Existe uma desqualificação de um jogador ou oficial de equipa.

sANÇÕES DISCIPLINARES

AS SANÇÕES DISCIPLINARES PODEM SER ATRIBUÍDAS A JOGADORES E A OFICIAIS DA EQUIPA

-EXISTIR UMA CONDUTA ANTIDESPORTIVA-A ação é dirigida principalmente ou exculsivamente ao adversário e não á bola.-a um jogador não deve ser dada mais de uma advertÊnciA, E A UMA EQUIPA NÃO DEVEM SER DADAs mais de 3 advertências

UMA ADVERTêNCIA CARTÃO AMARELO

UMA DESQUALIFICAÇÃO CARTÃO VERMELHO

Quando há conduta antidesportiva de um dos oficiais de equipa, depois de um deles ter sido previamente sancionado com uma advertência e uma exclusão de 2 minutos; -Quando há infracções que colocam em perigo a integridade física do adversário; -Em caso de conduta antidesportiva grave de um jogador ou um oficial de equipa, dentro ou fora do terreno de jogo; -Em caso de uma agressão por parte de um jogador antes do encontro ou durante um procedimento de desempate; -Em caso de agressão por parte de um oficial de equipa; -Devido a uma terceira exclusão de 2 minutos para o mesmo jogador. -O jogador ou oficial da equipa tem que abandonar o jogo e o campo, e a sua equipa fica durante 2 minutos sem um jogador em campo.

sANÇÕES DISCIPLINARES

UMA EXPULSÃO APLICA SE:

-Quando um jogador é culpado de uma agressão durante o tempo de jogo, dentro ou fora do terreno de jogo; -O jogador expulso tem que abandonar o terreno de jogo e não pode ser substituído.

sANÇÕES DISCIPLINARES

FIM!