Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

2ª Edição-Jornal Geração Garatujas

BE Agrupamento de Escolas Vendas Novas

Created on May 29, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Dossier

Essential Business Proposal

Essential One Pager

Akihabara Dossier

Akihabara Marketing Proposal

Akihabara One Pager

Vertical Genial One Pager

Transcript

Semestral

AEVN2022-2023

02

Editorial

OFERTA Formativa

ExposiçB 1

Este jornal, mais uma vez, apresenta notícias sobre atividades e projetos desenvolvidos pelas escolas do Agrupamento, bem como trabalhos de alunos. Como já aconteceu no último número, incentivamos a participação de encarregados de educação, ou outros intervenientes, a escreverem no nosso jornal. Assim, destaco o artigo sobre a importância do sono em qualquer idade, principalmente

No dia 30 de maio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Vendas Novas (AEVN) o Dia da divulgação da Oferta Formativa para o ano letivo 2023/2024, tal como já vem sendo hábito no final de todos os anos letivos.

+ INFO

+ INFO

Clicar em para identificar os pontos de interatividade e continuar a ler as notícias

(canto superior direito)

Editorial

Fish and Chips

13

Bibliotecas Escolares

Clube Ciência Viva

3 e 4

14

Atividades Desportivas

Dia da oferta formativa

5 e 6

15

Eco -Escolas e ABAE

Atividade ORI- DIZ

16-20

Jogos matemáticos

3 e 4

As estrelas somos nós

21

Jovens Repórteres

Heróis da Fruta

22

Palestra Auditório

A censura...

10

23

Dias da Espiga e da Família

Espaço dos pais

24

11

Passatempos

Escultura e atividade musical

25-27

Proposta de leitura

Ficha técnica

12

Biblioteca Escolar

Notícias da Escola

Atividades das Bibliotecas Escolares-Destaque

Projeto “Educação Literária com a BE” Implementação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar

O Projeto de Leitura do Agrupamento que contempla, para além do estudo das obras literárias, ateliers dinamizados pelas Bibliotecas Escolares, Feiras do Livro de autor e exposições abertas à comunidade. O projeto culmina com a receção do autor, numa “festa” onde se apresenta, em palco, uma mostra de alguns trabalhos decorrentes deste processo (encenações, danças, momentos musicais, …), se procede a entrevistas com os autores e sessões de autógrafos. Este ano, tem o apoio da candidatura Leituras... com a Biblioteca da RBE.(Clicar na imagem e depois nos pontos interativos)

O projeto Educação Literária com a BE, tem vindo a ser implementado junto das turmas do 1º ciclo desde o ano letivo 2015-16, conjugando o surgimento formal da Educação Literária contemplada nas Metas Curriculares de Português para o 1º ciclo e a implementação, pela Rede de Bibliotecas Escolares, do Referencial Aprender com a BE (AcBE), cujo objetivo primordial é a potenciação da articulação curricular entre a BE e a sala de aula, numa dinâmica de trabalho de equipa entre o professor bibliotecário e o docente titular de turma. Os processos e metodologias de trabalho utilizados tiveram em conta a inovação de estratégias e a motivação e o sucesso dos alunos, de acordo com os anos de escolaridade em causa e as obras literárias a trabalhar. Procurou-se promover a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança, através do desenvolvimento de um ambiente formativo e de uma dinâmica que despertasse o interesse, a curiosidade e a criatividade dos alunos, recorrendo-se frequentemente às novas tecnologias de informação e comunicação e aos documentos em diferentes suportes.

+ INFO

Vídeo-exposição dos animais inventados

Premiados

Notícias da Escola

Concurso "Jogos Florais"

Os Jogos Florais são um concurso concelhio de escrita criativa que decorre, ininterruptamente, há 18 anos. Envolve todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e ainda o Colégio Laura Vicunha.

+info

Desporto Escolar

Notícias da Escola

Visita de estudo

Megas – Fase Escola – 14 fevereiro

Decorreu no dia 20 de Abril a Almada

No ano em que retomamos a normalidade desportiva, decorreu mais uma edição da fase escola do Mega Sprinter. Num dia onde o sol e o Atletismo foram reis, contámos com a presença de 265 alunos de todos os escalões etários do nosso Agrupamento.Destacamos o empenho de todos os atletas participantes, em especial, aqueles que se apuraram para a próxima fase, que decorrerá dia 27 de março, no Estádio Municipal de Vendas Novas, nomeadamente:

No dia 20 de abril, a turma do 12º C do nosso Agrupamento, rumou a Almada para a realização de diversas atividades náuticas, inseridas na disciplina de Educação Física. Fomos recebidos da melhor forma no Clube Náutico de Almada e no Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar. Da parte da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar duas atividades náuticas, nomeadamente, canoagem e vela.

+ INFO

Prof.Ana Elvira Martins

+ INFO

Notícias da Escola

Megas – Fase Distrital – 27 março

Corta-Mato Nacional

Megas – Fase Distrital – 27 março

10 de março 2023

No passado dia 27 de março, o Estádio Municipal de Vendas Novas acolheu mais uma edição da fase distrital do Mega Sprinter. Contámos com a presença de 331 alunos, de todo o Alentejo Central. O nosso Agrupamento foi representado por 22 alunos. Parabéns, a todos, pelos excelentes resultados obtidos nas diversas provas e por representarem o nosso Agrupamento da melhor forma. À Fase Nacional, nos dias 21 e 22 de abril, em Beja, passarão 4 dos nossos alunos. Resultados obtidos:

Nos dias 10 e 11 de março foi tempo de rumar ao Corta-Mato Nacional e a Vale de Cambra. Fomos representados por quatro atletas do nosso Agrupamento.

Write a brilliant title here

+INFO

Decorreu nos dias 21 e 22 de abril, em Beja, a Fase Nacional do Mega Sprinter, destacando a obtenção do oitavo lugar, na prova de Mega Quilómetro, da aluna Carolina Pisco, do 8º D. Parabéns a todos os alunos, que entusiasticamente participam nas competições do Desporto Escolar e que representaram o nosso Agrupamento.

Prof.Ana Elvira Martins

Notícias da Escola

Atividade "ORI-DIZ"

Percurso no âmbito de um DAC

Na manhã do dia 19 de maio, as turmas do 7ºA e do 7ºB do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, acompanhados pelos professores envolvidos, participaram na atividade “Ori-Diz”, proposta no âmbito de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular), que decorreu no Jardim Público Municipal da cidade. Os alunos, organizados em grupos, fizeram um percurso de orientação e, em cada ponto do circuito, puseram à prova os seus conhecimentos nas diversas disciplinas.

O objetivo era concluir o percurso no mínimo tempo possível, acertando as respostas a todas as perguntas que encontraram ao longo do trajeto. Foi uma manhã muito divertida, num cenário agradável, em que o espírito de entreajuda foi determinante para que os alunos pudessem concluir as suas provas com sucesso, conciliando a prática de exercício físico com momentos de convívio e desafiando os seus saberes.

+ INF

Prof.Susana Pereira

Notícias da Escola

As estrelas somos nós

Sala 1/Grupo A do Centro Educativo“ONDE CADA UM BRILHA À SUA MANEIRA”

Mas, o mais importante, aprendemos a pensar e a ter “tatinho” respeitando as diferenças e o espaço de cada um… Foram tantas, tantas as brincadeiras e atividades, mas são as amizades que construímos que nos vão ajudar a crescer e a escolher caminhos…

No decorrer deste ano letivo, nós fomos tudo o que quisemos ser: cantores, músicos, pintores, príncipes e princesas, polícias e ladrões, toureiros e forcados, cientistas, cozinheiros e outras tantas coisas, ao sabor da nossa imaginação…Fomos aprendizes de muitas coisas: a observar, a descobrir, a ouvir, a pensar, a fazer e a falar. APRENDEMOS A RESPEITAR: as crianças e os adultos, os animais, a natureza e o planeta.

+ INFO

Educ. Teresa Nogueira

Notícias da Escola

encorajá-las a reduzir o consumo de “Super mascarados” alimentos com excesso de açúcar, sal e gordura). A participação foi feita com muito entusiasmo e, no final, fomos selecionados para receber a visita da mascote do projeto Heróis da Fruta (Yoga) e também receber prémios. A visita realizou-se no dia 30 de maio e foi, segundo os alunos: “ Muito educativa, interativa e divertida para todos.” (Cármen); "Os Heróis da Fruta ensinaram-nos muito mais do que parece.” ( Afonso e Maria); “ Os Heróis da Fruta ajudaram-nos a ter uma boa alimentação.” ( Filipa).

Concebido especificamente para motivar as crianças, este método combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal, como storytelling ou gamification. A Escola Básica de Campos da Misericórdia participou na 12ª edição do projeto «Heróis da Fruta», com o objetivo de motivar as crianças a ingerirem “Super alimentos” (frutas e legumes) na quantidade diária recomendada (5 porções diárias) e, por outro lado,

Heróis da Fruta

O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é uma iniciativa de intervenção educativa a nível internacional promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

+INFo

EB Campos de Misericórdia

Palestra no Auditório

Notícias da Escola

Palestra sobre o Parque Natural da Arrábida, o Parque Marinho Luiz Saldanha e a Reserva Natural do Estuário do Sado.

A palestra prevista no PAA teve como grande objetivo a sensibilização da comunidade educativa para a necessidade de proteção desta área devido à pressão exercida por atividades humanas, como a pesca, a náutica de recreio e as diversas atividades turísticas que se praticam nestas águas. Os alunos foram muito participativos, demonstrando particular interesse sobre a temática que envolve a população de golfinhos /roazes, única em Portugal e que vivem no estuário do Sado (entre as águas litorais a norte da praia da Comporta e as águas do rio Sado).

No dia vinte e oito de abril de 2023, os alunos da Escola Básica Campos da Misericórdia, acompanhados pelas professoras, assistentes operacionais e convidados, foram ao Auditório Municipal assistir a uma palestra, pela equipa pedagógica do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Setúbal, sobre as águas da costa da Arrábida-Espichel que se encontram protegidas pelo Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, criado em 1998.

10

+ INFO

EB Campos de Misericórdia

Dia da Espiga

Notícias da Escola

Dia da Família

No dia 18 de maio, comemorou-se o “Dia da Espiga”, também conhecido como Quinta-Feira da Ascensão na Freguesia de Landeira. No Parque de merendas de Nicolaus tivemos oportunidade de aprender curiosidades acerca do “Dia da Espiga”, de assistir a um teatro de fantoches, de participar em atividades lúdicas dinamizadas pela CLDS 4G de Vendas Novas e degustar um saboroso lanche. Revivemos tradições com muita animação e satisfação.

No dia 17 de maio, comemorou-se na EB de Landeira o “Dia da Família”, onde esteve presente a comunidade educativa.

A atividade foi dinamizada em parceria com a equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Vendas Novas e teve como tema “Saúde e Bem-estar”. Foi dinamizada uma ação de sensibilização, no âmbito da higiene do corpo, saúde oral e hábitos alimentares. Foi confeccionado e degustado um lanche saudável: água aromatizada com frutos vermelhos, crepes com morangos e tostas mediterrânicas. Grande momento em família!

11

+ INFO

+ INFO

Prof. Carlos Veiga EB de Landeira –Turma1/2L e 3/4L

Escultura de um Mocho em 3D

Notícias da Escola

Atividade criativa de música e movimento

No âmbito do programa Eco-Escolas foi feita a apresentação do desafio nacional da UHU «Escultura de um Mocho» aos alunos das turmas A, B e C do 3º ano da Escola Básica de Vendas Novas Nº2. Iniciou-se o desafio com uma pesquisa com o objetivo de conhecer melhor a biodiversidade nacional e procurar informações sobre o mocho, uma ave tão pouco conhecida de todos. Com a orientação das professoras, os alunos procuraram informações sobre o mocho, nomeadamente as características físicas, alimentação e habitat. Pretendeu-se incutir nos alunos a necessidade de evidenciar atitudes que levem à preservação dos ecossistemas. Nas aulas de Artes visuais, que estão integradas na nova disciplina “Ser/Conhecer com curiosidade e competência”, em coadjuvação com a professora Sandra Baía, os alunos das três turmas foram desafiados a elaborarem uma escultura de um mocho em 3D.

No âmbito do dia da Divulgação da Oferta Formativa 23/24 - "Dia aberto à Comunidade Educativa", os alunos da turma do 3º B do Centro Educativo participaram numa atividade de Música e Movimento, na sala de Música da EBVN1, dinamizada pela professora Marina Pereira. Estas atividades proporcionaram muitos momentos lúdicos, criativos e de divertimento. Através da música e da dança, criou-se um ambiente lúdico e afetivo, onde as crianças se sentiram à vontade para utilizar o corpo com expressividade, através da voz, de gestos, movimentos e pequenos passos de dança. Os alunos agradecem a oportunidade de participar nestas atividades lúdicas, que lhes permitiram libertar emoções e experienciar sensações divertidas.

+ FOTos

12

+ INFO

Prof.ª Nídia Raimundo Rega – Centro Educativo

Fish and Chips

Notícias da escola

No passado dia 19 de abril de 2023, os alunos da turma E do 11º ano, cursos profissionais, desenvolveram a atividade “Fish and chips”, no âmbito das disciplinas de Área de Integração e Inglês. Esta atividade serviu para assinalar o Dia da Língua Inglesa que se celebrou no dia 23 do mesmo mês e permitiu aos alunos terem contacto com uma tradição inglesa. Todos os alunos participaram na atividade com diferentes funções de modo a que saísse tudo bem. Foi um trabalho de equipa que terminou com um almoço convívio onde se comeu “Fish and chips”. Este almoço teve lugar na sala multiusos com a presença da Sra. Diretora, Professora Adélia Bentes, da sua Adjunta, Professora Luísa Costa, do Diretor de Curso, Professor Fábio Peixeiro, do Diretor de Turma, Professor José Morato, dos professores das disciplinas envolvidas, Professora Goreti Espada e Professor Alfredo Bicho, e dos alunos da turma que prepararam e serviram a refeição. Estava tudo muito bem organizado e a comida estava mesmo deliciosa. Esperamos poder repetir mais atividades como esta. O nosso muito obrigada a todos os que colaboraram para que saísse tudo bem.

prof. Goreti Espada

13

Clube Ciência Viva na Escola

Notícias da escola

"Aprendi que o caminho para o progresso não é rápido e nem fácil." Marie Curie

projetos/clubes, privilegiando a componente experimental nos diferentes ciclos de aprendizagem, esteve sempre presente. Houve cooperação entre os vários clubes existentes na escola de modo a desenvolver atividades/projetos interdisciplinares, permitindo assim, uma otimização de recursos humanos e logísticos, aumentando a dinâmica entre as escolas do agrupamento e entre os diferentes ciclos de ensino de modo a complementar a formação dos alunos em ciência. Durante o ano letivo, foram realizados Workshops para alunos e professores, conferências, projetos nacionais, visitas de estudo entre outros culminado com uma participação muito ativa no dia da divulgação da Oferta Formativa, para além da divulgação do Curso de Ciências e

Tecnologias, o SenSorLab dinamizou diversas atividades com Sensores, esteve presente o Centro de Ciência Viva de Estremoz com a atividade ”Energia a pedalar”, realizou-se um Workshop denominado de “Sabonóleo” atividade de interligação entre o Clube Ciência Viva, o Eco-Escolas, Ciências Naturais e a Cidadania,. além de outras atividades dos diversos clubes do Agrupamento e que estão interligados com o Clube Ciência Viva. Em suma o segundo ano do projeto foi mais um passo para o progresso científico dos alunos do Agrupamento. E passinho a passinho o caminho vai-se fazendo.

No presente ano letivo o Clube Ciência Viva deu seguimento ao seu Plano de Intervenção. E tal como referiu Marie Curie, a implementação deste projeto não é fácil, mas conduz sem dúvida a um progresso na aquisição de competências científicas muito além das tratadas em sala de aula. Foi possível realizar diversas atividades recorrendo aos “Mentores de Ciência”, alunos do ensino secundário regular e profissional, que foram ensinar ciência aos alunos do primeiro e terceiro ciclos. As atividades realizadas permitiram efetuar uma articulação horizontal e vertical entre os diversos ciclos de ensino, sempre centradas nas Aprendizagens Essenciais. A interligação entre as diferentes áreas e metodologias implementadas nos vários

+ INFO

A Coordenadora do Clube Ciência Viva Florbela Rêgo

14

Dia da divulgação da Oferta Formativa

Notícias da escola

Juntos, projetamos o futuro!

No dia 30 de maio realizou-se no Agrupamento de Escolas de Vendas Novas (AEVN) o Dia da divulgação da Oferta Formativa para o ano letivo 2023/2024, tal como já vem sendo hábito no final de todos os anos letivos.

Este ano aconteceu, de novo, mas fomos muito mais além! Reconhecendo que o AEVN promove, no âmbito do seu Projeto Educativo, uma oferta extracurricular diversificada e integrada nos contextos das aprendizagens curriculares, decidimos potenciar estas dinâmicas pela sua força promotora de conhecimento, de cultura e de identidade. Nessa perspetiva, o evento ganhou outra dimensão porque integrou uma mostra alargada do que se faz no Agrupamento, sob proposta do Projeto Cultural de Escola, do Clube Ciência Viva, das Bibliotecas escolares e da Equipa EQAVET.

15

+ INFO

Prof. Florbela Rego

Hortas Bio nas Eco-Escolas

Notícias da escola

Um projeto da ABAE na nossa escola

O mundo, onde diariamente constatamos a destruição do Meio Ambiente e da Natureza, leva-nos a refletir que as atividades educativas que contribuam para aprender a cuidar de cada um e de todos são bem-vindas. Com este pensamento aderimos, há alguns anos, ao projeto da ABAE Hortas Bio nas Eco-Escolas e criamos uma horta pedagógica na nossa Escola, o "Cantinho das Vitaminas e Companhia”. A horta é um local onde se promove o contacto dos alunos com a Natureza, se sensibiliza para a importância do património natural através do relacionamento interpessoal e da partilha contribuindo para preservar saberes e promover a saúde; realizar aprendizagens curriculares na e com a horta e sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de uma alimentação mais sustentável e saudável. Estes princípios são inerentes ao conceito de horta pedagógica. Este ano letivo o Cantinho das Vitaminas e Companhia desenvolveu atividades regularmente, quer efetivadas por turmas quer por alunos individualmente ou em pequeno grupo. A horta esteve ao dispor de grupos de alunos e professores que quisessem cultivar, acompanhar o desenvolvimento das plantas, conhecer o seu ciclo natural e depois colher os hortícolas para a alimentação. Esta atividade foi desenvolvida por alunos do atelier de Ciências Naturais e do atelier da horta. O primeiro grupo instalou também dois comedouros para aves.

Alunas do atelier de Ciências Naturais a preparar um canteiro

16

Hortas Bio nas Eco-Escolas

Notícias da escola

Dia mundial da alimentação

Halloween

Na comemoração do Dia mundial da Alimentação, a horta contribuiu com hortícolas, nomeadamente beringelas, para a realização de atividades relativas a alimentação saudável, como as realizadas na Escola pela nutricionista do Centro de Saúde de Vendas Novas e inseridas no Programa de Educação para a Saúde e Sexualidade do Agrupamento. Destacamos a recetividade dos alunos a esta ação.

O Curso Profissional de Técnico(a) de Restaurante/Bar comemorou o Halloween, um projeto em que as abóboras biológicas do Cantinho das Vitaminas e Companhia foram estrelas. Para além da diversão, o doce confecionado e a sopa de abóbora foram excelentes.

17

Beringelas da horta e pizzas com elas confecionadas.

Halloween e as abóboras da horta pedagógica.

Notícias da horta

Notícias da escola

Atelier Bio Arte

Exposição de fotografias

No Dia da Oferta Formativa do Agrupamento, para além de múltiplas visitas, o Cantinho das Vitaminas e Companhia foi o espaço utilizado para o atelier Bio Arte, onde turmas do 5º ano, colegas do 10º ano e professoras criaram marcadores de livros com padrões de folhas de plantas da horta. Este atelier também foi espaço de leitura, promovido pela professora bibliotecária.

As atividades de observação da biodiversidade e recolha de fotografias da horta pedagógica foram conseguidas com visitas de grupos turma e alunos em pequeno grupo. Estas atividades foram promovidas pelo Clube de Fotografia em articulação com o Projeto Cultural de Escola e a Biblioteca Escolar. Salientamos o concurso de fotografia, as exposições e o vídeo concebidos para o dia da entrega dos prémios dos Jogos Florais.

Diligenciado pelo grupo Eco- -Escola em articulação com o Curso Profissional de Técnico(a) de Restaurante/Bar e dinamizado pela encarregada de educação, senhora Natália Pinto, realizou-se no Dia da Oferta Formativa o Workshop Sabores da Horta, com a confeção de doce de abóbora gila. Foi um saboroso e agradável evento que juntou, em confraternização, alguns elementos da comunidade educativa.

18

Observar e tirar fotografias da biodiversidade da horta pedagógica

+ INFO

Deca R

Notícias da Escola

Deca R é um projeto do 8º ano realizado nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Educação Física que contou com a colaboração do Clube Ciência Viva na Escola e do Projeto Cultural de Escola-PNA. Trata-se de um projeto Eco-Escolas que decorreu durante o segundo e terceiro períodos letivos e culminou com uma festa no Dia Eco-Escolas, 12 de junho. Percebemos que infelizmente não tem existido na nossa comunidade, no nosso país, no mundo, a atitude expressivamente correta relativa à separação e deposição dos resíduos domésticos nos ecopontos, de forma a poderem ser encaminhados para reciclagem. De acordo com a associação ambientalista Zero, a taxa de reciclagem em Portugal é de apenas 21%, mas só cerca de 13% dos resíduos recicláveis atingem o seu objetivo. Sentimos que é necessário, antes de tudo, reduzir o consumo de produtos que acabamos por transformar em resíduos e que terminam em aterros sanitários,

espalhados pelo meio ambiente de forma assustadora, destruindo a Natureza e sufocando a vida. É muito relevante reduzir o consumo desnecessário, ser seletivo, mas como acabamos todos por consumir produtos e produzir resíduos torna-se importante reutilizá-los para que sejam usados mais algum tempo. Reutilizar pode ser divertido, como foi demonstrado pelos nossos alunos com os jogos que conceberam. Aproveitámos estas divertidas criações e concorremos ao concurso da ABAE geração Verdão - Upcycling | Jogo da Família.

Mais tarde ou mais cedo, os resíduos, mesmos os reutilizados, acabam por ter um fim. Separá-los e encaminhá-los corretamente para reciclagem é fundamental, apenas deste modo impedimos que esses “lixos” acabem espalhados na Natureza e nos aterros sanitários, que são cada vez maiores e em maior número. Se todos contribuíssemos, pouparíamos matérias-primas e energia ao nosso planeta e seríamos muito menos poluidores. Tivemos todos oportunidade de conhecer o Ecocentro da nossa Autarquia e a sua função. Aproveitámos para realizar um Eco-Trilho, que possibilitou que concorrêssemos ao concurso da ABAE Eco-Trilhos Eco-Escolas. Visitámos o Centro de Triagem do nosso distrito e observámos o impressionante aterro sanitário para onde são encaminhados os resíduos que por algum motivo são para nós indiferenciados (infelizmente aqui constatámos a nossa ainda pouca sensibilidade ecológica).

+ INFO

+ INFO

19

Coordenadoraas do Eco-Escolas e da Horta

Deca R

Notícias da Escola

Compete-nos ser mais responsáveis, passar a mensagem, apelar ao bem comum e, a pensar nisso, os nossos alunos produziram cartazes que, acreditamos, possam instigar a correta separação de resíduos na nossa comunidade e a sua deposição nos ecopontos. O nosso Eco-Parceiro, a Autarquia, responsabilizou-se por disseminar alguns destes cartazes pela nossa comunidade.

Duas das turmas do 8º ano também se dedicaram ao projeto da Quercus, Green Cork, promovendo a recolha das rolhas de cortiça. Construíram, com reutilização de garrafões de água, os recipientes de colheita que distribuíram pelas escolas e levaram a mensagem aos colegas, incluindo alguns do primeiro ciclo. Afinal este projeto permite que um outro, Floresta Comum, contribua para a reflorestação do país com árvores autóctones, daí advindo as múltiplas e desejáveis vantagens ambientais.

Tivemos oportunidade de propiciar uma visita de estudo a uma fábrica, onde parte dos produtos são produzidos com resíduos que colocamos nos ecopontos, a fábrica de papel Renova. Na nossa Escola, com a colaboração do Clube Ciência Viva e de um grupo de alunos do 10º ano, foi possível ao grupo do 8º ano vivenciar o fabrico de sabão a partir de óleo alimentar usado, uma das múltiplas possibilidades que se conseguem se o colocarmos nos oleões espalhados pela cidade.

+ INFO

20

Alguns dos múltiplos cartazes criados pelos nossos alunos

Coordenadoraas do Eco-Escolas e da Horta

+ INFO

Jogos Matemáticos

Notícias da Escola

Construção dos Jogos Matemáticos Infantis

Os jogos são grandes aliados no ensino da Matemática, pois permitem que os alunos pratiquem os conteúdos de forma interativa, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio. As alunas do Curso Profissional de Apoio Psicossocial do 11ºE construíram jogos matemáticos infantis como avaliação final do Módulo B5: Jogos e Matemática e aplicaram-nos no jardim de infância “Campos da Rainha”. Esta atividade foi realizada com sucesso!

+ INFO

+ INFO

21

Prof. Cidália Oliveira

À descoberta do Eco-Trilho

Espaço dos alunos

Concurso "Jovens Repórteres do Ambiente"

No dia 15 de março de 2023, no âmbito das disciplinas de ciências, educação física, cidadania e geografia, em articulação com o Eco-Escolas/Biblioteca Escolar, os alunos do 8° ano do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas realizaram um percurso, o Eco-Trilho. O trilho começou na zona industrial, junto ao ecocentro e terminou na Escola Secundária. Foram formados grupos com cerca de 4 pessoas cada um e, à medida que íamos andando, podíamos consultar o trilho na aplicação Wikiloc e respondíamos a questões que a equipa organizadora disponibilizou na plataforma da escola. Durante o Eco-Trilho tivemos oportunidade de contactar com a natureza e observar diversas espécies

de seres vivos característicos do ecossistema montado. Observámos líquenes sobre os sobreiros e azinheiras e recordámos algumas relações bióticas. Avistámos também o Reservatório elevado de água da cidade, essencial para o fornecimento de água à população. Outro dos pontos do percurso foi o Chafariz Real de Vendas Novas, construído no século XVIII, como bebedouro dos trabalhadores e animais que participaram na construção do Palácio Real. Este inclui dois reservatórios de água e, no passado, funcionou como lavadouro público. Atualmente as suas águas estagnadas remetem-nos para o problema da eutrofização.

O Agrupamentento participou no Concurso "Jovens Repórteres do Ambiente. Foram desenvolvidos vários trabalhos pelos alunos do 8ºF , no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do Projeto Eco-Escolas: notícias, campanhas, reportagens. Para verem todos os trabalhos cliquem na imagem.

Dinis Soldado 8ºF

+ INFO

22

+ INFO

Espaço de opinião

religiosos, pelo regime iraniano e alvo de um ataque em 2022, afirmou, em vídeo enviado aos British Book Awards, de 15/05/2023, que “vivemos num momento em que a liberdade de expressão e a liberdade de publicação nunca estiveram, em todo o meu tempo de vida, tão ameaçadas nos países ocidentais". Autores anglo-saxónicos, como Enid Blyton, Roald Dahl, Agatha Christie, Ian Fleming estão a ser acusados de racismo e xenofobia. Mas a “nova” censura recaiu também sobre a obra do escritor português, Afonso Reis Cabral, ao ver que uma editora norte americana recusou a publicação de alguns dos seus livros, nomeadamente a obras

“O Meu Irmão”, “Pão de Açúcar” e “Leva-me Contigo”. Segundo um email da referida editora, difundido pelo autor, a publicação destas obras poderia ser “problemática para o mercado dos EUA”. Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e autor do artigo «As novas “censuras” literárias» publicado no Jornal de Letras nº 1371, considera que estamos a entrar “num terreno escorregadio e deslizante até ao exercício da censura e atolamo--nos no pântano da mais crassa ignorância acerca da escrita literária e dos seus dispositivos retóricos e cognitivos”.

Livros censurados no século XXI?!

As editoras dos países anglo-saxónicos decidiram “revisitar os clássicos” e adaptá-los “às “sensibilidades modernas".

reeditar obras literárias de forma a libertá-las de palavras consideradas ofensivas. Assim, a obra literária de autores clássicos e contemporâneos está sob censura, como se estivéssemos sob o jugo de uma “nova” Inquisição, devido à intolerância de algumas religiões, de membros LGBTQIA+ e de pessoas de cor. Também o escritor e ensaísta britânico, Salman Rushdie, perseguido e condenado à morte em 1989, por motivos

Recentemente, as editoras dos países anglo-saxónicos decidiram “revisitar os clássicos” e adaptá-los “às “sensibilidades modernas”, “saneando-os de todas as passagens com potencial para ofender”, segundo Cláudia Monarca Almeida, jornalista do Expresso online, em artigo de 06/04/2023. Para isso criaram a figura dos “leitores de sensibilidade” e, deste modo, estão a substituir e a

Prof. Ana Raimundo

23

Quantas horas devo dormir?

Espaço dos pais

O número de horas que cada pessoa necessita de dormir é único para cada indivíduo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os adolescentes necessitam de cerca de 9 a 10 horas de sono por dia, necessidades que vão diminuindo ao longo da adolescência. Todavia, o número de horas que cada pessoa necessita dormir é único para cada indivíduo e muda ao longo da vida. De uma forma geral, as crianças precisam de dormir mais horas do que os adultos. Assim, uma criança em idade escolar necessita de dormir entre 9 a 11 horas enquanto um adulto jovem saudável necessita de dormir entre 7 e 9 horas para sentir que teve uma noite de sono reparadora. Desta forma, um adulto pode deitar-se às 23h00m e acordar às 6h30m da manhã, sentindo-se bem e com as energias restabelecidas e um outro adulto exatamente

da mesma idade pode acordar com sono, sentindo que precisa de dormir mais, se a sua necessidade de sono for de 8h30m. Fazendo uns cálculos simples este último adulto vai ter no final da semana de trabalho uma dívida de sono de cinco horas (cinco dias x uma hora de sono que necessita dormir para se sentir bem). É natural que se sinta cansado e com sono durante a semana e mesmo ao fim de semana poderá não conseguir recuperar a dívida em atraso. Frequentemente, basta pedir para a pessoa se deitar mais cedo para que esta se sinta com mais energia e com maior poder de concentração ao longo do dia.

Figura 1 – Horas de sono de acordo com a idade recomendadas pela Sleep Foundation.

Embora haja quem possa tolerar ou recuperar bem de noites com poucas horas de sono, as consequências de dormir menos do que as necessidades de cada pessoa são iguais em todos os indivíduos, tenham eles maior ou menor tolerância à privação de sono.

Os efeitos da privação de sono podem ser divididos em três grupos – curto prazo, como irritabilidade, aumento do apetite, acidentes de viação; médio prazo, como alterações do humor; longo prazo, como aumento do consumo de álcool, cafeína ou até mesmo do risco de demência.

Dulce Neutel (Neurologista especialista em sono) Sílvia Neutel (Professora e Encarregada de Educação)

+ INFO

24

+ INFO

Passatempos

Matemática: MóduloB5 – Jogos e Matemática

25

Passatempos

26

Passatempos - Soluções do Jornal 1

Matemática: MóduloB5 – Jogos e Matemática

27

Em novo formato

Geração Garatujas

http://bibliotecasaevn.blogspot.com/ Todos os jornais:http://bibliotecasaevn.blogspot.com/p/jornal-escolar.html

Ficha Técnica

Equipa

Silvia NeutelSusana PereiraTeresa Nogueira Coordenadoras do Eco-Escolas e da Horta

Adelina Fonseca Ana Raimundo Céu Baptista Dulce Garcia

Edição

Colaboradores

Design Gráfico

Alunos

Adelina FonsecaGenially

Ana Cristina Oliveira Ana Elvira Martins Carlos Veiga Cidália Oliveira Dulce Neutel Florbela Rego Goreti Espada Nídea Rega Rosália Mustra

Escola Campos da Misericordia Turmas EB Landeira Dinis Soldado 8ºF Turma do 11º E

EE

Sílvia Neutel

28

Ao longo deste, já longo percurso, a ação tem sido alvo de uma grande adesão por parte de todos os intervenientes e tem-se revelado eficaz do ponto de vista das aprendizagens adquiridas no contexto da cultura literária, da transversalidade com outras áreas curriculares (nomeadamente o Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento), dos métodos de trabalho e organização, da motivação e interesse dos alunos, da articulação curricular com a sala de aula e da taxa de frequência e requisições na Biblioteca Escolar, contribuindo assim para o cumprimento dos requisitos exigidos pela RBE e pelo PNL, no domínio da literacia da leitura e da escrita – “Para serem bem-sucedidos na sua vida pessoal e escolar, os jovens têm atualmente de dominar um conjunto variado de literacias que atravessam todas as disciplinas e currículos escolares. No sentido de responder a esta necessidade formativa, a RBE tem vindo a promover a aplicação do AcBE, mediante o qual as literacias da leitura, dos media e da informação são trabalhadas com alunos e docentes e o uso das tecnologias digitais é estimulado.” (in AcBE / RBE) Este ano não foi diferente - A Girafa que comia estrelas, Os contos de Perrault, A Maior Flor do Mundo e Os contos de Andersen, enriqueceram as aprendizagens de todos os alunos do 2º, 3º e 4º anos da EBnº2 e EBCM. De forma divertida: Se leu! Se escreveu! Se interpretou! Se Pensou!!! Prof. Dulce Garcia