Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Transcript

“- Tenho muitas flores bonitas - dizia -, mas as crianças são as mais bonitas de todas.”

A Capa

O Gigante Egoísta

de Oscar Wilde

Vamos conhecer este conto!

O tempo

A ação

As personagens

O espaço

Título do livro

Autor

Editora

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 4.º ano de escolaridade.

Na capa observamos um gigante, que está num jardim cheio de relva e flores. Ele está zangado com as crianças que brincam com as flores do jardim.

A Ação

No conto O Gigante Egoísta conhecemos a história de um gigante que tinha um jardim muito bonito e onde as crianças brincavam todas as tardes. Ao fim de sete anos, o Gigante regressou ao seu castelo e não gostou de ver as crianças no seu jardim. Ele decidiu construir um muro à volta do jardim e colocou um aviso:

A primavera chegou, mas no jardim do Gigante continuava a ser inverno. Neste jardim só moravam a Neve, a Geada, o Vento do Norte e o Granizo, porque eram os únicos que gostavam do inverno.

A Ação

E assim, as estações do ano foram passando. Uma manhã, o Gigante acordou com a música de um pintarroxo e pensou que a primavera chegara ao seu jardim. Ele foi à janela e ficou encantado com o que viu. As crianças entraram por um buraco do muro e brincavam alegremente no jardim.

Então, ele percebeu como tinha sido egoísta para com as crianças. Desceu ao jardim para lhes dizer que poderiam voltar a brincar no jardim, mas ao vê-lo todas as crianças se assustaram e fugiram. Apenas um rapazinho não fugiu.

A Ação

Quem seria este rapazinho?O que aconteceria de seguida ao Gigante?

Lê o conto todo para conheceres esta maravilhosa história.

As personagens

O Gigante

A Neve

A Chuva

O Vento do Norte

As crianças

O menino

O Gigante é a personagem principal deste conto. O Gigante era grande, egoísta e mau. No final do conto, ele envelheceu e tornou-se bondoso e amigo de todas as crianças.

- no jardim do Gigante Egoísta.

"Era um grande e belo jardim, todo atapetado de macia e verde relva. Aqui e ali, havia lindas flores (...), e havia doze pessegueiros que, ao chegar a primavera, se cobriam de delicadas flores cor de rosa pérola (...)"

O Espaço

in O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz, de Oscar Wilde, Porto Editora, p. 4

A ação do conto decorre:

A categoria "espaço" refere-se aos lugares onde decorre a ação, podendo ser espaços interiores ou espaços exteriores.

A ação da história descorre durante um período alargado no tempo. No conto, apercebemo-nos da passagem do tempo, através das várias estações do ano.

O Tempo

"Todas as tardes,..." p. 4

"Chegou então a primavera..." p. 6

"O outono deu frutos dourados a todos os pomares..." p. 6

"Passaram os anos..." p. 14

"Uma manhã de inverno..." p. 6

in O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz, de Oscar Wilde, Porto Editora

O tempo é o período em que se passa a ação e pode ser identificado por expressões que referem partes do dia, meses, estações do ano, ou pelo uso de advérbios de tempo e de expressões indefinidas.