Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por Eva Grandseigne, Leandro Soares e Letícia Gomes

Hotel Axis

Índice

06. Bibliogafia Webgrafia

05. Conclusão

03. Localização

01. Introdução

04. Características da arte contemporânea no Hotel Axis

02. Hotel Axis

No âmbito da disciplina de história e cultura da arte do 11ºano, neste trabalho, apresentaremos o Hotel Axis, onde falaremos de uma forma resumida dos arquitetos responsavéis, da localização do hotel, algumas das suas características e, por fim, a vanguarda representada.

Introdução
O Axis Viana Business & SPA Hotel foi projetado em 2008, pelo departamento VHM Departamento de Arquitectura: Jorge Sodré Albuquerque (coordenador), Ana Luísa Almeida, José Magno. A estrutura em aço adotada permitiu tratar os diversos elementos como se estes fossem empilhados, sendo assim os quartos são suspensos, remetendo a peças de lego, o que faz deste edifício, uma construção inovadora.Em 2012 foi considerado uma das onze maravilhas da arquitetra no ramo de hotéis, segundo a revista americana "Travel Budget".

Hotel Axis

O Hotel Axis fica localizado no norte de Portugal, no Minho, mais especificamente, em Viana do castelo.

Localização

No Hotel Axis podemos observar uma das vanguardas do neo modernismo, ou seja, o descontrutivismo, pois neste projeto são visivéis algumas das suas principais características, como:

  • Fragmentação de planos;
  • Sensação de instabilidade;
  • Libertação de conceitos modernistas (regras tradicionais da arquitetura ex: Le Corbusier)
  • Libertação da "forma segue a função" e o "purismo formal" (formas geométricas simples);
  • Decomposição da estrutura;
  • Caráter inacabado;

Caracterísiticas da arte contemporânea no Hotel Axis

Resumindo, neste trabalho podemos ficar a conhecer melhor o Hotel Axis, construído por o grupo de arquitetos VHM e as características que este apresenta sobre o desconstrutivismo como: fragmentação de planos, sensação de instabilidade, libertação de conceitos modernistas, libertação da "forma segue a função" e o "purismo formal", decomposição da estrutura e caráter inacabado.

Conclusão

NUNES, Paulo Simões, história da cultura e das artes, raiz editora.https://www.archdaily.com.br/br/01-78323/hotel-axis-viana-vhmhttps://www.rtp.pt/noticias/cultura/hotel-axis-de-viana-do-castelo-considerado-uma-das-maravilhas-da-arquitetura_v539361

Bibliografia/Webgrafia

Obrigado pela vosa atenção! Esperamos que tenha gostado!