Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por: Santiago Vaz Ferreira 9ºA nº19

Os Filhos da Droga

Autora do livro

Christiane Vera Felscherinow mais conhecida como Christiane F., nasceu em Hamburgo, no dia 18 de Maio de 1962. É a personagem principal do livro autobiográfico Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, publicado e editado pela revista alemã Stern em 1978. Este livro foi posteriormente editado em Portugal, tendo como título: Os filhos da droga, o qual foi um autêntico sucesso. Este livro foi também adaptado ao cinema por Ulrich Edel, um realizador alemão que conseguiu chocar os críticos devido à veracidade e à maneira como os actores e actrizes representaram papéis tão complexos e difíceis.

A história baseia-se nos relatos de uma adolescente chamada Christiane, que tinha apenas 13 anos quando enveredou pelos caminhos da droga.Até aos 6 anos ela viveu numa pequena aldeia onde o ambiente era humilde. Passado algum tempo, ela, os pais e a irmã mudaram-se para Berlim, para uma zona hostil e a família começou a desmoronar-se pouco a pouco, porque o pai de Christiane começou a bater-lhe, à irmã e à própria mulher. A mãe de Christiane divorciou-se e levou a Christiane com ela, enquanto que a sua outra filha preferiu viver com o pai e a sua amante. Christiane ficou abalada com tudo o que lhe estava a acontecer e pouco a pouco acabou por experimentar, primeiramente tabaco e álcool e seguidamente, drogas consideradas leves (haxixe, LSD, Valium, Mandrix) que adquiria na casa do centro, uma casa onde se reuniam alguns jovens alegadamente para rezarem e prestarem culto, mas na realidade era para se drogarem, ouvirem música e viverem a realidade que eles tinham construído à custa das drogas.

Resumo do livro

Daí em diante experimentou Heroína com o seu namorado, Detlef quando ela tinha treze anos e ele dezassete. Depressa ficaram dependentes da Heroína recorrendo às teias da prostituição para sustentar o vício, chegando mesmo a serem presos. A mãe dela já não sabia o que fazer para tirar do peito a dor que sentia por ver o desmoronamento da filha e do namorado. Então a mãe levou-a para casa da tia onde ela poderia sair do ambiente que a matava lentamente e, talvez deixar as drogas, dado que a tia vivia num local mais puro e onde ela podia repensar toda a sua existência.

Resumo

Eu escolhi este livro porque a minha mãe aconselhou-o a ler e o titulo em si despertou me uma certa curiosidade em lê-lo.

Porque é que eu escolhi este livro?

Minha opinião sobre o livro

Este é um livro que, de uma forma simples e descomplexada, trata um dos maiores problemas da actualidade e que, infelizmente, tende a alastrar-se a uma velocidade gigantesca. No meu ponto de vista, este não é um livro fácil, nem de todo agradável, no sentido em que não nos forma um sorriso nos lábios e não nos enche o coração desses sentimentos que outros conseguem encher.

Curiosidade

Uma curiosidade para eu terminar foi todos os amigos de Christiane morreram menos o namorado e ela, os amigos morreram todos vitímas da heroína.