Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Santa Olávia - "Os Maias"

Anastasia Maladet

Created on May 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

Santa Olávia em "Os Maias" de Eça de queirós

Realizado por Anastasia Maladet nº30;Turma 11º2ª

índice

1. Introdução;

4. Relação com a intriga;

2. Caracterização do espaço;

5. Simbolismo;

6. Conclusão;

3. Excertos;

Introdução

O objetivo deste trabalho é dar a conhecer o espaço Santa Olávia e a sua importância para o desenrolar da história.

Caracterização do espaço

  • Localiza-se no Douro; (« (...) e algumas raras pessoas sabiam que desde a Regeneração eles viviam retirados na sua Quinta de Santa Olávia, nas margens do Douro»; Cap. I, pág.6);
  • A Quinta é adorada por Afonso; («(...) e se Afonso naquela idade amava o sossego de Santa Olávia»; Cap.I, pág.7).

Na Quinta de Santa Olávia « as salas tinham agora soberbos panos de Arrás, paisagens de Rosseau e Daubigny, alguns móveis de luxo e de arte. Das janelas a quinta oferecia aspectos nobres do parque inglês: através dos macios tabuleiros de relva, davam curvas airosas as ruas areadas: havia mármores entre as verduras; e gordos carneiros de luxo dormiam sob os castanheiros.» .

Cap.IV, pág.91

Caracterização do espaço

Cap.I, pág.12

Cap.III, pág.85

Cap.III, pág. 65

« O que o prendera mais em Santa Olávia fora a sua riqueza de águas vivas, nascentes, repuxos, tranquilo espelhar águas paradas, fresco murmúrio de águas regantes...E a esta viva tonificação da água atribuída ele o ter vindo assim, desde o começo do século, sem uma dor e sem uma doença...»

«...vinha por vezes um vago cheiro de violetas, misturado ao perfume adociado das flores do campo; (...) Sol tímido de primavera tardia, que longe envolvia os verders da quinta, adormecida a essa hora de sesta numa luz fresca e loura».

«Outros anos tranquilos passaram sobre Santa Olávia»

Relação com a intriga

  • «(...) Carlos começou a aparecer-lhe como um libertino «que já sabia coisas»; e não consentiu mais que a Teresa brincasse só com ele pelos corredores de Santa Olávia». (Cap.IV, pág.88).
  • «Carlos passava as férias grandes em Liaboa; às vezes em Paris ou Londres; mas por Natais e Páscoas vinha sempre a Santa Olávia, que o avô, mais só, se entretinha a embelezar com amor.» (Cap.IV, pág.91).
  • «E dessa propriedade dos Vila Medina, chamada La Soledad, escreveu para Lisboa ao Ega anunciando que - depois de um exílio de quase dez anos, resolviria vir ao velho Portugal, ver as árvores de Santa Olávia e as maravilhas da Avenida.» (Cap.XVIII, pág. 686).

do espaço

« o próprio encanto de Santa Olávia, o fresco cantar das águas vivas por tanques e repuxos, vinha agora com a candecia saudosa de um choro». (Cap. II, pág. 52).

Dimensão simbólica

« (...) E cair enfim ao comprido em Santa Olávia lá para os meados de 79, a descansar os mesmo fatigados». (Cap.XVIII, oág.685).

Conclusão

Obrigada!