Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho CN- microrganismos

Teresa Candeias De Oliveira

Created on May 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Agressões do meio e integridade do organismo

Indíce

Inflência do meio nos micorganismos

Glossário

Descoberta e estudo de microrganismos

Doenças causadas por microrganismos

Alguns contributos para a descoberta de microrganismos

Defesas do corpo humano

Higiene e prevenção de doenças infeciosas e prevenção da gripe

Grupos de microrganismos e exemplos

O que são microrganismos úteis e patogénicos

As Vacinas

Os Antibióticos

Descoberta e estudo de microrganismos

O estado de saúde e a alimentação dos seres humanos, entre muitos outros fatores, dependem grandemente dos microrganismos. A quantidade e diversidade de microrganismos é muito grande existindo na água, no ar, no solo e nas rochas, em associação com plantas, com animais ou com outros microrganismos. A Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos. Leeuwenhoek foi dos primeiros a observar, com ajuda do seu microscópio, bactérias e outros microrganismos.

Fungo pluricelular- Fungo constituído por várias células. Imunidade- Organismos vivos que têm mecanismos de defesa contra determinados elementos, geralmente patogénicos, o que permite ficar imune de determinadas doenças. Microrganismo- Ser vivo de pequena dimensão que, geralmente, só pode ser observado com o auxílio de um microscópio. Protista unicelular- Seres vivos que têm células pertencentes ao grupo eucariota. Vacina- Preparação de microrganismos ou de partes de microrganismos patogénicos, mortos ou enfraquecidos, ou de toxinas por eles produzidas.Vírus- Microrganismo acelular infecioso, invisível ao microscópio óptico, constituído por uma ou várias moléculas de ácido nucleico inseridas num envoltório proteico.

Glossário

Antibióticos- Medicamentos que atuam sobre bactérias destruindo-as ou impedindo a sua reprodução.Anticorpos- São proteínas produzidas pelo sistema imunológico em resposta à presença de substâncias estranhas, como bactérias, vírus, toxinas e células infetadas. Eles desempenham um papel fundamental na defesa do organismo. Bactérias- Nome geral dado aos micróbios unicelulares, sem membrana nuclear e que se alimentam segundo o modo vegetal. Fungo unicelular- Fungo constituído por apenas uma célula.

Alguns contributos para a descoberta de microrganismos

1861

1876

1887

1910

1928

1977

1983

2010

1677

O microscópio eletrónico tem permitido descobrir e estudar centenas de microrganismo (modelo atual).

O que é um microrganismo ? Grupos e exemplos

Um microrganismo é um ser vivo de pequena dimensão que, geralmente, só pode ser observado com o auxílio de um microscópio.

Os microrganismos são divididos em grupos:

  • Vírus
  • Bactéria
  • Protista unicelular
  • Fungo unicelular
  • Fungo pluricelular

Microrganismos úteis

São microrganismos que trazem grandes beneficios para os seres humanos, como:

Microrganismos patogénicos

São microrganismos que, no interior do corpo, podem reproduzir-se e provocar doenças infeciosas.As plantas e os outros animais, como os seres humanos, também podem ser vítimas de doenças infeciosas.

Inflência do meio nos micorganismos

Os microrganismos, tal como os animais, as plantas e os restantes seres vivos também dependem de um meio favorável para poderem sobreviver. Assim, num meio que seja adequado às suas necessidades, os microrganismos desenvolvem-se rapidamente e aumentam o seu número.

Os principais fatores do meio que influenciam o desenvolvimento da maioria dos microrganismos são:

  • a disponibilidade de alimento;
  • a temperatura;
  • a humidade e
  • a disponibilidade de oxigénio (nos microrganismos que realizam respiração celular)

Doenças causadas por microrganismos

A partir de resultados dos trabalhos desenvolvidos por Louis Pasteur e Robert Koch, na segunda metade do século XIX, formou-se a ideia de que os microrganismos podiam ser fonte de doença. Nem todas as doenças são provocadas por microrganismos, mas, de facto, alguns microrganismos podem causar doenças, como a gripe ou a tuberculose, que todos os anos afetam muitos milhões de pessoas em todo mundo.Doença infeciosa- Doença causada por microrganismos patogénicos, como vírus,

bactérias, protistas, ou fungos microscópicos. Para prevenir e tratar uma doença infeciosa, é necessário conhecer não apenas o agente patogénico , mas, também, a forma como é transmitido de pessoa para pessoa. A gripe, causada por um vírus, a doença dos legionários, provocada por uma bactéria, a malária, originada por um protista, e o pé de atleta, causado por um fungo, são exemplos de doenças infeciosas.

Defesas do corpo humano

  • As mucosas dos sistemas: digestivo, respiratório e urinário, que produzem secreções agressivas;
  • As lágrimas, a saliva e o suco gástrico, que destroem os microrganismos existentes no seu meio.
As principais defesas internas são:
  • A fagocitose, em que qualquer agente patogénico, sem distinção, é aprisionado e digirido pelos leucócitos. Estes podem abandonar os capilares sanguíneos, passando entre as células das suas paredes, um processo conhecido por diapedese
  • Os anticorpos, proteínas produzidas pelos leucócitos à medida de cada microrganismo patogénico, com o objetivo de a ele se ligarem, neutralizando-o.

Embora o ser humano esteja em contacto permanente com microrganismos patogénicos, raramente fica doente. Isso acontece porque o corpo humano apresenta:

  • Barreiras naturais que dificultam a entrada de agentes patogénicos;
  • Defesas internas que atuam caso os microrganismos patogénicos consigam transpor as barreiras naturais e penetrar no meio interno.

Algumas das principais barreiras naturais são:

  • A pele, cujas células justapostas em várias camadas impedem o acesso dos microrganismos no interior do corpo;

Higiene e prevenção de doenças infeciosas

Higiene

Informação

Lavar as mãos com frequência

Procurar informação e aconselhamento. [Saúde 24]

Isolamento

Desinfeção

Evitar contactos com pessoas doentes e se estiver doente ficar em casa

Desinfetar espaços comuns.

Prevenção da gripe

Medicação

Vacinação

Tomar a vacina por indicação médica

Não tomar medicamentos sem aconselhamento médico

Transmissão

Proteção

Evitar tocar nos olhos e na boca com os dedos

Cobrir a boca e o nariz com um lenço quando vão tossir ou espirrar

As Vacinas

As vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças infeciosas.

Após a toma ou injeção da vacina, o corpo humano reage e produz anticorpos específicos do agente patogénico introduzido através da vacinação. Estes anticorpos permanecem no sangue durante bastante tempo, garantindo a chamada imunidade ou proteção contra doenças. Os anticorpos atuam imediatamente caso o corpo seja infetado por aquele microrganismo. Esta ação rápida dos anticorpos impede o desenvolvimento dos microrganismos patogénicos no meio interno, logo, os sintomas da doença não chegam a aparecer.

+ info

Os Antibióticos

O uso incorreto de antibióticos ( doses inadequadas etc...) está a criar um grave problema de saúde pública, a resistência bacteriana.

Ao contrário das vacinas, que previnem o aparecimento de doenças infeciosas, os medicamentos servem para tratar doenças.Os medicamentos de venda livre não necessitam de receita médica, pois servem para tratar sintomas leves, como tosse, febre, dor de cabeça e congestão das vias respiratórias.

Já existem bactérias multirresistentes, isto é, que sobrevivem a vários tipos de antibióticos ou que resistem mesmo a todos os antibióticos conhecidos da Medicina.

O que podes fazer?

  • Toma antibióticos apenas quando receitados pelo médico
  • Não interrompas o tratamento, mesmo que já te sintas melhor.

Os antibióticos não são eficazes para curar infeções causadas por vírus, como as gripes e as constipações. Por serem tão específicos, os antibióticos são medicamentos de receita médica obrigatória.

Obrigado!

Prof.- Mariana Sousa Disciplina- CN Afonso Olho Azul Alice Lopes Teresa Oliveira