Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentaçao oral

Alexandra Marino

Created on May 24, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Apresentação Oral

Os Maias

Trabalho realizado por: Alexandra Marino nº1 João Cristóvão nº15

Biografia

José Maria de Eça de Queirós nasceu na Póvoa do Varzim em 25 de novembro de 1845 e faleceu em 16 de agosto de 1900 em Paris. Ele escreveu mais livros mas os mais importantes são: Os Maias e o Crime do padre Amaro

+info

Momentos mais marcantes deste episódio

Resumo

capítulo XI

Gouvarinho

O PRIMEIRO ENCONTRO DE CARLOS E MARIA EDUARDA PARTIDA DA CONDESSA GOUVARINHO E DE DÂMASO O REGRESSO DE DÂMASO

Maria Eduarda

Dâmaso

Cohen

Miss Sara

Carlos da Maia

  • Na manhã seguinte, Carlos visita a casa de Maria Eduarda na Rua de S. Francisco, sob o pretexto da doença de Miss Sara, onde é recebido por Domingos, ex-criado dos Maias, notando imediatamente a coincidência dos seus nomes – Maria Eduarda, Carlos Eduardo – que o leva, ironicamente, a pensar: “Quem sabe se não pressagiava a concordância dos seus destinos!”. (p. 345)

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl.

Estrageirismos

Adjetivação

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl.

  • Enquanto Carlos observa com curiosidade o espaço que o cerca, surge Maria Eduarda. Carlos analisa os encantos da mulher escutando-lhe os agradecimentos por ter tratado Rosa. É a cadelinha Niniche o primeiro tema de conversa, quando Melanie aparece para conduzir Carlos junto de Miss Sara. Regressando à sala, encontra Maria Eduarda pondo flores em jarras. (p. 347)

+info

+info

+info

  • Maria Eduarda prepara-lhe os objetos para a receita, à medida que vão conversando sobre as flores, viagens, conhecimentos comuns. Rosa chega com a sua boneca Cricri e é motivo de diversão momentânea. A dieta e a receita para Miss Sara alternam com informações sobre esta e o seu horror a Portugal, ficando Carlos a saber da nacionalidade portuguesa de Maria Eduarda (mais uma pista...).
  • A viagem de Maria Eduarda, Dâmaso e as suas ridículas megalomanias, o desejo de Maria Eduarda de uma casa com quintal e jardim para a filha, o mútuo conhecimento de um médico parisiense são motivos de diálogo e de reconhecimento de semelhanças entre os dois que, por fim, se despedem com um “até amanhã”. (p. 352)

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

  • Carlos regressa ao Ramalhete, a pé, pelo Aterro, revivendo os momentos passados naquele primeiro encontro. Em casa, recebe um bilhete da Gouvarinho, lembrando a aventura anteriormente proposta de um encontro furtivo, o que o deixa furioso e o leva a chamar “besta” ao conde, quando, durante o almoço com Afonso e Craft, se fala do mesmo e dos seus artigos do “Jornal do Comércio”. (p. 358)
  • Carlos desloca-se à estação de Santa Apolónia, depois de ter tentado escrever à condessa escusando-se a ir com ela. (p. 360)
  • Em Santa Apolónia, encontra Dâmaso de partida para o funeral do tio. Depara-se também com os Gouvarinhos (e a presença salvadora do conde que impossibilita o plano da condessa). Carlos justifica a sua presença na estação com a oportuna desculpa do luto de Dâmaso. (p. 361)
  • Visitas de Carlos à Rua de S. Francisco que se prolongam por algumas semanas, a pretexto da doença de Miss Sara, e que servem para aprofundar o mútuo conhecimento e a mútua paixão. Tudo, em Maria Eduarda, encanta Carlos. (p. 365)

Text

  • Entretanto, no Ramalhete, agora também frequentado pelo secretário de Steinbroken é Cruges o amigo preferido de Carlos, que lhe fala na vizinha, nos seus hábitos, na sua interpretação musical dos compositores clássicos. Quando Cruges não aparece, é Carlos que o procura na sua casa, para a seguir irem ambos ao Grémio, sempre falando dela, e onde Carlos encontra o conde Gouvarinho mais remoçado, longe da condessa, que no Porto ficara tratando o pai doente. (p. 371)
  • Uma tarde, em que Carlos conversa com Maria Eduarda enquanto afaga Niniche instalada no seu colo, o criado Romão traz a informação da visita de Dâmaso. Este não disfarça o seu espanto ao ver Carlos e, ao longo da conversa, mostra-se o desagrado de M. Eduarda, de Niniche e de Rosa pela figura e a ironia de que é alvo da parte de Carlos, bem como as enormidades de Dâmaso sobre as Corridas e as suas preferências sexuais. Início do conflito entre este e Carlos. (p. 373)
  • No Ramalhete, à noite, Dâmaso sente-se logrado nos seus brios de macho e pede explicações a Carlos que o goza e o convida para uma partida de bilhar, de reconciliação. Afonso surge na sala de jogo, fala-se de Ega, cuja chegada está prevista para sábado. Dâmaso prevê o escândalo ao verificar a coincidência da vinda de Ega e do casal Cohen que já tinha regressado. (p. 377)

Lorem ipsum dolor sit amet

1. A intriga propriamente dita inicia-se neste momento. 1.1. Indica as personagens que funcionarão como heróis, oponente(s) e adjuvante(s).

65%

LOREM IPSUM DOLOR

+info

Resposta: - Heróis: Carlos e Maria Eduarda; - Oponentes: Dâmaso e Afonso da Maia; - Adjuvante: Ega.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer adipiscing elit

2. O primeiro encontro de Carlos com Maria Eduarda está repleto de indícios. 2.1. Explicita-os.

Resposta: nomes semelhantes - destino semelhante (hipótese de consanguinidade); - três lírios (murchavam) - três gerações dos Maias prestes a acabar; - a cor vermelha - o fogo da paixão; - a pele do tigre - amor incestuoso; - a cadelinha - incesto; - a coincidência da imagem vista à distância e da imagem real - demasiada sorte; - a coincidência do nome da cadelinha com o nome do galguinho de Carlos - demasiada coincidência; - a coincidência de gostos - demasiada coincidência; - o acesso gradual ao interior do quarto - intimidade; - a semelhança entre Ela e o Avô - consanguinidade; - a sensação de uma felicidade ideal - desgraça;

65%

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer adipiscing elit

+info

Conclusão sobre o capítulo XI
O presente capítulo representa um ponto alto na ação, uma vez que Carlos conhece finalmente a mulher por quem se sentiu atraído desde o primeiro momento em que a viu. Essa oportunidade surgiu quando menos se esperava, porque Mª Eduarda enviou um bilhete a Carlos, solicitando os seus serviços de médico para a governanta miss Sara, que se encontrava doente. A emoção fica ao rubro, quando Carlos se vê na presença de Maria Eduarda. Nesta altura perguntamo-nos como é que Carlos conseguirá disfarçar o seu embaraço e manter a pose de médico, escondendo o encantamento com que absorve as palavras e os gestos da amada, ao mesmo tempo em que aprecia a sua beleza. Neste momento da ação justifica-se que o leitor intensifique a avidez com que se embrenha na leitura, pois surge aqui um ingrediente que a vai colorir e que consiste na clássica disputa entre dois pretendentes à mesma mulher. Será que Dâmaso desiste da sua presunçosa pretensão de que pode ter uma aventura com Mª Eduarda? Aceitará facilmente a preferência de Mª Eduarda por Carlos? Até onde o irão conduzir os ciúmes? As respostas encontram-se nos próximos episódios.

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

25%

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

+info

35%

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

+info

40%

+info

FIM!

Eu gosto de Ler!