Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Apresentação Oral

Trabalho realizado por: Alexandra Marino nº1 João Cristóvão nº15

Os Maias

José Maria de Eça de Queirós nasceu na Póvoa do Varzim em 25 de novembro de 1845 e faleceu em 16 de agosto de 1900 em Paris. Ele escreveu mais livros mas os mais importantes são: Os Maias e o Crime do padre Amaro

Biografia

+info

Momentos mais marcantes deste episódio

Resumo

O PRIMEIRO ENCONTRO DE CARLOS E MARIA EDUARDAPARTIDA DA CONDESSA GOUVARINHO E DE DÂMASO O REGRESSO DE DÂMASO

Miss Sara

Gouvarinho

Cohen

Dâmaso

Maria Eduarda

Carlos da Maia

capítulo XI

  • Enquanto Carlos observa com curiosidade o espaço que o cerca, surge Maria Eduarda. Carlos analisa os encantos da mulher escutando-lhe os agradecimentos por ter tratado Rosa. É a cadelinha Niniche o primeiro tema de conversa, quando Melanie aparece para conduzir Carlos junto de Miss Sara. Regressando à sala, encontra Maria Eduarda pondo flores em jarras. (p. 347)

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer

+info

  • Na manhã seguinte, Carlos visita a casa de Maria Eduarda na Rua de S. Francisco, sob o pretexto da doença de Miss Sara, onde é recebido por Domingos, ex-criado dos Maias, notando imediatamente a coincidência dos seus nomes – Maria Eduarda, Carlos Eduardo – que o leva, ironicamente, a pensar: “Quem sabe se não pressagiava a concordância dos seus destinos!”. (p. 345)

Adjetivação

+info

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl.

Estrageirismos

+info

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl.

  • Carlos regressa ao Ramalhete, a pé, pelo Aterro, revivendo os momentos passados naquele primeiro encontro. Em casa, recebe um bilhete da Gouvarinho, lembrando a aventura anteriormente proposta de um encontro furtivo, o que o deixa furioso e o leva a chamar “besta” ao conde, quando, durante o almoço com Afonso e Craft, se fala do mesmo e dos seus artigos do “Jornal do Comércio”. (p. 358)
  • Maria Eduarda prepara-lhe os objetos para a receita, à medida que vão conversando sobre as flores, viagens, conhecimentos comuns. Rosa chega com a sua boneca Cricri e é motivo de diversão momentânea. A dieta e a receita para Miss Sara alternam com informações sobre esta e o seu horror a Portugal, ficando Carlos a saber da nacionalidade portuguesa de Maria Eduarda (mais uma pista...).
  • A viagem de Maria Eduarda, Dâmaso e as suas ridículas megalomanias, o desejo de Maria Eduarda de uma casa com quintal e jardim para a filha, o mútuo conhecimento de um médico parisiense são motivos de diálogo e de reconhecimento de semelhanças entre os dois que, por fim, se despedem com um “até amanhã”. (p. 352)

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

Text

  • Carlos desloca-se à estação de Santa Apolónia, depois de ter tentado escrever à condessa escusando-se a ir com ela. (p. 360)
  • Em Santa Apolónia, encontra Dâmaso de partida para o funeral do tio. Depara-se também com os Gouvarinhos (e a presença salvadora do conde que impossibilita o plano da condessa). Carlos justifica a sua presença na estação com a oportuna desculpa do luto de Dâmaso. (p. 361)
  • Visitas de Carlos à Rua de S. Francisco que se prolongam por algumas semanas, a pretexto da doença de Miss Sara, e que servem para aprofundar o mútuo conhecimento e a mútua paixão. Tudo, em Maria Eduarda, encanta Carlos. (p. 365)

Lorem ipsum dolor sit amet

  • Entretanto, no Ramalhete, agora também frequentado pelo secretário de Steinbroken é Cruges o amigo preferido de Carlos, que lhe fala na vizinha, nos seus hábitos, na sua interpretação musical dos compositores clássicos. Quando Cruges não aparece, é Carlos que o procura na sua casa, para a seguir irem ambos ao Grémio, sempre falando dela, e onde Carlos encontra o conde Gouvarinho mais remoçado, longe da condessa, que no Porto ficara tratando o pai doente. (p. 371)
  • Uma tarde, em que Carlos conversa com Maria Eduarda enquanto afaga Niniche instalada no seu colo, o criado Romão traz a informação da visita de Dâmaso. Este não disfarça o seu espanto ao ver Carlos e, ao longo da conversa, mostra-se o desagrado de M. Eduarda, de Niniche e de Rosa pela figura e a ironia de que é alvo da parte de Carlos, bem como as enormidades de Dâmaso sobre as Corridas e as suas preferências sexuais. Início do conflito entre este e Carlos. (p. 373)
  • No Ramalhete, à noite, Dâmaso sente-se logrado nos seus brios de macho e pede explicações a Carlos que o goza e o convida para uma partida de bilhar, de reconciliação. Afonso surge na sala de jogo, fala-se de Ega, cuja chegada está prevista para sábado. Dâmaso prevê o escândalo ao verificar a coincidência da vinda de Ega e do casal Cohen que já tinha regressado. (p. 377)
Resposta:- Heróis: Carlos e Maria Eduarda; - Oponentes: Dâmaso e Afonso da Maia; - Adjuvante: Ega.

+info

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer adipiscing elit

1. A intriga propriamente dita inicia-se neste momento. 1.1. Indica as personagens que funcionarão como heróis, oponente(s) e adjuvante(s).

LOREM IPSUM DOLOR

65%

+info

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer adipiscing elit

Resposta: nomes semelhantes - destino semelhante (hipótese de consanguinidade); - três lírios (murchavam) - três gerações dos Maias prestes a acabar; - a cor vermelha - o fogo da paixão; - a pele do tigre - amor incestuoso; - a cadelinha - incesto; - a coincidência da imagem vista à distância e da imagem real - demasiada sorte; - a coincidência do nome da cadelinha com o nome do galguinho de Carlos - demasiada coincidência; - a coincidência de gostos - demasiada coincidência; - o acesso gradual ao interior do quarto - intimidade; - a semelhança entre Ela e o Avô - consanguinidade; - a sensação de uma felicidade ideal - desgraça;

2. O primeiro encontro de Carlos com Maria Eduarda está repleto de indícios. 2.1. Explicita-os.

65%

O presente capítulo representa um ponto alto na ação, uma vez que Carlos conhece finalmente a mulher por quem se sentiu atraído desde o primeiro momento em que a viu. Essa oportunidade surgiu quando menos se esperava, porque Mª Eduarda enviou um bilhete a Carlos, solicitando os seus serviços de médico para a governanta miss Sara, que se encontrava doente. A emoção fica ao rubro, quando Carlos se vê na presença de Maria Eduarda. Nesta altura perguntamo-nos como é que Carlos conseguirá disfarçar o seu embaraço e manter a pose de médico, escondendo o encantamento com que absorve as palavras e os gestos da amada, ao mesmo tempo em que aprecia a sua beleza.Neste momento da ação justifica-se que o leitor intensifique a avidez com que se embrenha na leitura, pois surge aqui um ingrediente que a vai colorir e que consiste na clássica disputa entre dois pretendentes à mesma mulher. Será que Dâmaso desiste da sua presunçosa pretensão de que pode ter uma aventura com Mª Eduarda? Aceitará facilmente a preferência de Mª Eduarda por Carlos? Até onde o irão conduzir os ciúmes? As respostas encontram-se nos próximos episódios.
Conclusão sobre o capítulo XI

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

+info

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

+info

40%

35%

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

+info

25%

FIM!

Eu gosto de Ler!