Copy - Assim, mas sem ser assim. Considerações de um misantropo.
André Canholas
Created on May 24, 2023
More creations to inspire you
PRACTICE SPEAKING ENGLISH CHOICE BOARD
Personalized
BLOODY BRIDE
Personalized
ENGLISH SPEAKING WORLD
Personalized
DAILY SPECIALS MENU HORIZONTAL INFOGRAPHIC
Personalized
REVIEW: THE FAULT IN OUR STARS
Personalized
GROUP 1
Personalized
INSPIRATIONAL EXAMPLE - JOB OFFER
Personalized
Transcript
Título: Assim, mas sem ser assimAutor: Afonso CruzEditora: CaminhoNº de páginas: 28Ilustrador: Afonso Cruz
Personagens
Apreciação global da obra
Autor
Resumo
Motivo da escolha do livro
Espaço
Tempo
Assim, mas sem ser assim
Considerações de um misantropo
Considerações de um misantropo
Motivo da escolha do livro Assim mas sem ser assim - Considerações de um misantropo: Eu decidi apresentar este livro, pois foi me indicado pela professora.
Afonso Cruz é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador, designer e músico (membro da banda The Soaked Lamb). Nasceu em julho de 1971 na Figueira da Foz, mas atualmente reside perto de Casa Branca, Sousel. Afonso Cruz
Espaço o espaço desta obra ocorre dentro de um prédio, pois ao longo da obra é referido os vários números de portas. A personagem principal reside nesse mesmo prédio juntamente com outros indivíduos cada um com a sua própria personalidade e estilo de vida. "(...) 7A" ; "(...) 6C..."
Tempo não é indicado quanto tempo a ação demora. Mas dá para entender a sua localização temporal, no séc. XXI, pois existe prédios, apartamentos, telefones, televisões e computadores. "(...) telefone, nem televisão, nem computador."
Personagens:
Principal
Namorado da pessoa do 3C é também modelo, muito magro e extremamente elegante. Adora viajar e já esteve, segundo ele, em cerca de 200 países. Já provou também vários tipos de comidas (ex: baratas, gafanhotos e ratos) e acha que é capaz de comer qualquer coisa. "(...) modelo muito magra e tão extremamente elegante, gosta muito de viajar e já esteve em cerca de duzentos países (...)." ; "(...) comeu coisas a que chama de exóticas." ; " É capaz de comer qualquer coisa (...)"
3C é uma pessoa muito magra e leve, sendo capaz até de levantar voo, modelo e, consequentemente, muito elegante. "(...) que mora no 3C, que é muito magra, tão magra como as minhas pestanas." "Ela chama elegância a isso (...)" ; "(...) comunicou-me que era modelo e por isso extremamente elegante."
7A é poeta, vive sozinho, não abre a porta a ninguém e não gosta de tecnologia, exceto ao carteiro. Ele considera que a sua inspiração não gosta de ter pessoas à volta. "(...) passa a vida sozinho e não abre a porta a ninguém, exceto à pessoa que entrega as cartas." ; "(...) é poeta (...)" ; " A minha inspiração não gosta de ter pessoas à volta (...)" ; "(...) não gosta de tecnologia. (...)" ; " Não tem telefone, nem televisão, nem computador. (...)"
6C é um pouco gorda mas quer emagrecer, logo quase não come. Não têm campainha mas abre a porta muito rápido que não é preciso bater à porta durante muito tempo. "(...) não tem campainha." ; "(...) não é preciso bater tanto quanto preciso tocar na campainha do 7A. A pessoa do 6C abriu-me a porta (...)" ; "A pessoa do 6C, que é um pouco gorda (...)" ; "(...) que quase não come, pois quer emagrecer."
3A bailarino e andava muitas vezes descalço, pois gostava de andar, e não se preocupava com as doenças que poderia vir a ter. Costuma andar com roupas brancas ou de outra cor qualquer e com tem cabelos compridos. Anda descalço pois gosta da natureza, e por vezes, dormir ao relento. "A pessoa do 3A, bailarino, estava descalço, já o vi assim muitas vezes." ; "Sim, mas e as doenças?-Quais doenças?-E as Unhas?-O que é que tem?" ; "Costuma andar com roupas brancas ou de outra cor qualquer e com cabelos compridos" ; "(...) gosta muito da natureza (...) e de dormir ao relento (...)"
Filho da pessoa do 2C está sempre a pedir coisas ao seu pai/ou mãe ("("(...) pessoa do 2C (...)") mas é sempre mandado abaixo, mas no entanto, o filho não ouve e continua. A pessoa do 2C indica que se tem de ser firme para educar um filho, para o mesmo não ser mimado. "(...) passa o tempo a pedir coisas (...)" ; "(...) pessoa do 2C zanga-se com ele e comunica-lhe que não, mas o filho não ouve essa palavra." ; "(...) deve ser firme a educar um filho, para ele não ficar mimado."
6B veste roupas rotas e anda com o cabelo em pé. Cada vez que alguém lhe cumprimenta, ele responde com "Rock´n´roll!". "(...) anda com roupas rotas." ; "(...) com cabelos em pé." ; "(...) ele responde rock´n´roll.".
8A "vive do lixo", quer dizer, reutiliza/dá uma nova vida ao lixo. A partir conseguiu fazer candeeiros feitos de garrafas velhas, vasos feitos de tachos de alumínio, armários feitos com janelas antigas, etc. "(...) do 8A, que vive do lixo (...)" ; " tem candeeiros feitos de garrafas velhas, vasos feitos de tachos de alumínio, armários feitos com janelas antigas (...)"
Pessoa do rés-do-chão está sempre sujo "(...) está sempre sujo como a pessoa do rés-do-chão"
Pai é uma pessoa que quer o melhor do seu filho, pois pede-lhe que saia de casa e comunique/socialize com outras pessoas. Tem barba, e segundo o seu filho costuma dar bons conselhos. "O meu pai diz que passo muito tempo em casa, diz que devo comunicar com as pessoas (...) costuma dar bons conselhos e usa barba."
5C é um homem sério que nunca brinca, segundo o pai da personagem principal, e que ele não deve ser incomodado. "(...) homem sério, diz o meu pai, por isso não o devo incomodar." ; "Nunca brinca?-Nunca brinca, respondeu ele. Até usa gravata."
Mendigo tem a mesma idade que a personagem principal. Ninguém fala com ele, como a pessoa do 7A que passa a vida sozinho. Tem roupas rotas como a pessoa do 6B. É magro como a pessoa do 3C. Não come como a pessoa do 6C, e por vezes tem momentos de fraqueza. Vive do lixo como a pessoa do 8A. Anda descalço como a pessoa do 3A. Não utiliza tecnologia como a pessoa do 7A. Está sempre a pedir como o filho da pessoa do 2C. E dorme ao relento como a pessoa do 3A.
Personagem principal não é referida nenhuma característica física da personagem, mas sabemos que passa muito tempo em casa. É obediente, pois obedece sempre ao que o seu pai diz. A personagem principal também é misantropa, ou seja, que não gosta de convivência social. "(...) passo muito tempo em casa." ; "(...) claro, obedeço..." ; "(...) misantropo?" https://dicionario.priberam.org/misantropo