Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Rio Sado - geografia

Andreia

Created on May 23, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Transcript

Rio Sado

Nascente e Foz

01

02

Percurso

Indíce:

03

Rede Hidrográfica

Bacia Hidrográfica

04

Riscos

05

06

Turismo

Albufeiras e barreiras

07

1. Nascente

A nascente está localizada em Ourique. O curso superior possui 230m. O caudal médio anual do rio é de 40m³/s. Possui uma forte variabilidade sazonal — indo de valores diários inferiores a 1m³/s no Verão até superiores a 150m³/s no Inverno.

Foz:

Estuário do Sado, vista da Arrábida.

O estuário do Sado está localizado em Portugal, na região da Península de Setúbal.O estuáario do Sado, para além de ser uma das regiões mais úmidadas de Portugal, é um ótimo lugar para observação de passaros.

Águia pesqueira
Alfaiate

2. Percurso

O percurso do rio tem 180 km, nasse na Serra da Vigia e desagua em Setúbal no Atlêntico. A área da bacia tem 7692 km². A nascente tem 230 m de altitude. O rio corre de sul para norte.

3. Rede Hidrográfica:

A rede hidrográfica possui uma área de cerca 7000 km2. Além do próprio rio, possui vários afluentes como o rio Xarrama, rio de Odivelas, rio Figueira, rio Roxo e o rio de São Martinho. Fornece água para o abastecimento de água pública e para agricultura e indústria, abrigando também uma grande biodiversidade de espécies de aves, peixes e vida aquática. A rede hidrográfica do rio Sado desempenha um papel importante no fornecimento e no ecossistema da região.

4. Bacia Hidrográfica:

A bacia hidrográfica do rio Sado é a área de drenagem composta pelo rio Sado e todos os seus afluentes. Estende-se por uma vasta região do sul de Portugal, inclui vários afluentes de diferentes tamanhos. Tendo um papel importante na disponibilidade de recursos hídricos para a região.Além disso, abriga ecossistemas ricos e diversos. As áreas ribeirinhas e os pântanos associados aos cursos de água sustentam uma grande variedade de espécies de aves, peixes, répteis e outros animais selvagens como o estuário do rio Sado.

No estuário do Sado, encontra-se uma população de golfinhos-roazes (também conhecidos como golfinhos-corvineiros), que é uma das atrações turísticas da região. O estuário também é utilizado para atividades de pesca, navegação e turismo, contribuindo para a economia local.

5. Riscos:

Inundações:

As cheias na Rede hidrográfica apesar de não serem muito frequentes resultam de precipitações de intensidade elevada, como o fenómeno ocorrido no ano hidrológico de 1997/98, e que atingiu uma área extensa da bacia hidrográfica do Sado

6. Turismo:

O Rio Sado é um destino popular para turistas e locais. Os visitantes podem desfrutar de uma variedade de atividades, como caiaque, pesca e observação de pássaros e golfinhos.

Barragem do Vale do Gaio

A barragem de Vale do Gaio ou barragem Trigo de Morais localiza-se no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, Portugal. Situa-se no rio Xarrama. A barragem foi projectada em 1936 e entrou em funcionamento em 1949

Barragem do Pego do Altar

Construída em 1949, tinha o objetivo de aproveitar águas para a agricultura no vale do Sado (arrozais de Alcácer do Sal) e para a produção hidroelétrica. Ponto turístico e de pesca esportiva.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Sado https://www.cm-grandola.pt/o-que-visitar/patrimonio/patrimonio-natural/poi/rio-sado-e-estuario-do-sado https://natural.pt/pathways?locale=pt https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$rio-sado https://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_do_Pego_do_Altar https://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Vale_do_Gaio

Agradecemos a vossa atenção!

Andrea Reyes nº3 Mariana Rosa nº21 Sofia Rapchan nº24