Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
NATURE PRESENTATION
10ºC-CT - Mariana Matos Cândido
Created on May 22, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Women's Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
View
Zen Presentation
Transcript
Trocas gasosas nos seres multicelulares
animais
INTRODUÇÃO
Através das trocas gasosas entre o organismo e o meio que o rodeia dá-se a respiração celular. Nestas trocas está envolvida a entrada de oxigénio e a saída de dióxido de carbono(CO2), este processo chama-se hematose, e ocorre por difusão, em estruturas designadas superfícies respiratórias, podendo ser em tecidos ou em orgãos especializados, dependendo do tipo de animal.
Características das superfícies respitatórias
- Pouca expessura
- Muito humidas
- Muito vascularizadas
- Grande superfície de contacto
Trocas gasosas através da superfície corporal
- Nos animais aquaticos, anfibios e alguns repteis , a superfície corporal é fina e humida
- anfíbios como as rãs possuem uma pele permeável que lhes permite absorver oxigênio diretamente da água ou do ar circundante.
- mamiferos e das aves, os sistemas respiratorios sao mais complexos.
Trocas gasosas atraves das brânquias
brÂnquias
- brânquias externas: expansões vascularizadas do epitelio projetadas para o exterior
- brânquias internas: alojadas nas cavidades
- orgãos respiratórios da maioria dos animais aquáticos
- envaginações da superfície do corpo
- muito vascularizadas e em contacto com o exterior
trocas gasosas atraves das branquias
hematose branquial
- cada branquia é formada por filamentos duplos que são suportados por um arco branquial.
- estes filamentos são constituidos por lamelas braqnuiais e corresponde um vaso afrente e um vaso eferente
- entre estes dois vasos existe uma rede de capilares
trocas gasosas atraves daas branquias
hematose branquial
nos peixes ósseos as branquias são banhadas por água que entra pela boca e sai pela fenda opercular, para uma boa ventilação das branquias
+info
trocas gasosas atraves das branquias
hematose branquial
- através deste mecanismo a água fica mais saturada de oxigenio que o sangue
- esta passagem de oxigenio do sangue para água ocorre devido ao coeficiente de difusão elevado
- isto permite aumentar a eficácia das trocas gasosas
nos peixes a hematose dá se pelo mecanismo contracorrente
Trocas Gasosas através de Tranqueias
Assim como os vertebrados, os animais invertebrados também precisam de respirar. O mecanismo desses animais é muito diferente, por exemplo dos mamíferos ou aves. O ar não entra pela boca, mas sim através de aberturas distribuídas por todo o corpo.
Trocas Gasosas através de Tranqueias
Este tipo de respiração, é chamada respiração tranqueal e ocorre especialmente em artrópodes, como as centopeias, aranhas e os insetos que são o grupo de animais com mais espécies do planeta Terrra.
*artrópodes: animais articulados, com exoesqueleto com articulação
Respiração Tranqueal
Quando os animais são pequenos ou animais que precisam de pouco O2, o oxigénio entra no animal por difusão através da pele, ou seja, a favor do gradiente de concentração, e o animal assim não precisa de fazer nenhum esforço.
Respiração Tranqueal
Em artrópodes maiores, ou com maior atividade, o animal precisa de grande quantidade de O2 e esse é obtido através de poros ou espiráculos que estão na pele situados nas tranqueas. As tranqueas ramificam-se em tubos cada vez mais finos-as tranquiólas, a parte terminal é revestida um epitélio que chega a quase todas as células onde ocorre a difusão direta dos gases respiratórios.
* tranqueas- tubos finos espirilados e com reforços quitinosos, enrolados em hélice, o que faz com que estejam abertos.
Respiração Traqueal
- A vantagem do epitélio é se encontrar a curta distância das células, ou seja, o sistema circulatório não tem necessidade de estar envolvido no transporte destes gases.
- Os insetos podem controlar a sua respiração abrindo e fechando os espiráculos, através das concentrações musculares. Esta condição ajuda na sobrevivência em ambientes secos, pois evita perda de água.
Respiração Traqueal
Os poros podem estar abertos, ou alguns espiráculos podem se abrir, de modo que o abdômen e o tórax estejam a bombear; quando são comprimidos, deixam o ar entrar e quando expandem deixam o ar sair pelos espiráculos.
Respiração Filotraqueal
Muitas aranhas, por exemplo, apresentam filotraqueias ou pulmões, formados por lâminas de tecido onde a hemolinfa circula. Nesse caso, dá-se o nome de respiração filotraqueal.
+info
Trocas Gasosas através de pulmões
Os pulmões são os principais órgãos responsáveis pelas trocas gasosas no corpo humano. Eles são estruturas esponjosas e flexíveis localizadas no tórax, protegidos pela caixa torácica.
O processo de troca gasosa nos pulmões ocorre por meio de pequenos sacos de ar chamados alvéolos, que são envolvidos por uma rede de vasos sanguíneos capilares. Essa estrutura alvéolo-capilar permite a transferência de oxigênio (O2) do ar inalado para o sangue e a remoção do dióxido de carbono (CO2) do sangue para o ar exalado.
Trocas gasosas através de pulmões nos animais
As trocas gasosas nos animais, incluindo os mamíferos, ocorrem principalmente nos pulmões. No entanto, é importante mencionar que existem algumas variações na estrutura e no mecanismo de respiração entre diferentes grupos de animais. Nos mamíferos, como os seres humanos, os pulmões são os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas. O ar é inalado através das vias respiratórias, que incluem as narinas, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Essas vias aéreas conduzem o ar para os pulmões, onde ocorre a hematose pulmonar.
view
view
vie
view
view
Trocas gasosas através de pulmões noutros tipos de animais
Noutros grupos de animais, como peixes e insetos, as trocas gasosas ocorrem através de estruturas diferentes dos pulmões. Por exemplo, os peixes têm brânquias, que são estruturas em forma de filamentos localizadas nas laterais da cabeça, que permitem a absorção de oxigênio dissolvido na água e a liberação de dióxido de carbono. Já os insetos possuem um sistema de tubos chamado traqueias, que se ramificam por todo o corpo e transportam o ar diretamente para as células. Essas traqueias permitem a troca de gases diretamente entre o ar e as células, eliminando a necessidade de um órgão centralizado como os pulmões.
+info
info
Trabalho realizado por:BEATRIZ LÚCIA MARIANA´ INÊS
BIOLOGIA E GEOLOGIA
10ºc