Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

slide sobre Luiz Gama

Lavínia Noemi

Created on May 21, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

Luiz Gama:o maior abolicionista do Brasil

começar

atividade de história

Professor: Borges Disciplina: História Estudantes: Enzo Francisco, Lavínia Noemi, Lucas Leal, Maria Clara, Flaviane Pereira e Zeca Brandão. Serie: 2 ano

Sumário

1. Frase de Luiz Gama

2. Biografia

7. Poemas

3. Importância de Luiz Gama

8. Legado

9. Dica de filme

4. Contribuições como advogado

10. Questão do ENEM

5. Luiz Gama e o jornalismo

11. Referências

12. Agradecimento

6. Obras literárias

Incomoda-me o escravo que se quiexa do seu destino, mas não se incomoda de si mesmo.

-Em 1850, Luiz Gama casou-se com Claudina Gama, com quem teve um filho. -Ainda em 1850, Luiz Gama tentou ingressar no curso de Direito do Largo de São Francisco, mas a faculdade recusou sua inscrição porque era negro, ex-escravo e pobre. -Mesmo sendo hostilizado pelos professores e alunos ele assistia as aulas como ouvinte.-Em 1854, após uma insubordinação na Força Pública, ele ficou 39 dias preso, sendo em seguida expulso da corporação. -Mesmo sem ter se formado em Direito, adquiriu conhecimentos que lhe permitiu atuar na defesa jurídica dos escravos .Em 1856 tornou-se escriturário da Secretaria de Polícia da Província de São Paulo.

Biografia:

-Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador, Bahia, no dia 21 de junho de 1830. -Era filho de um fidalgo de origem portuguesa e da escrava livre Luiza Mahin que, segundo ele, participou da revolta do Malês em 1835 e da Sabinada em 1837 e, como consequência teve que fugir para o Rio de Janeiro, deixando o filho aos cuidados do pai.-Em 1840, com 10 anos, Luiz Gama foi levado, por seu pai, para o Rio de Janeiro e vendido ao negociante e alferes Antônio Pereira Cardoso, para pagar uma dívida de jogo. Pelo fato de ser baiano, que tinha fama de insubordinado, o comerciante não conseguiu vendê-lo e o levou para sua fazenda no município de Limeira. -Com 17 anos, Luiz Gama conheceu o estudante Antônio Rodrigues do Prado, hóspede da fazenda de seu pai, que lhe ensinou a ler e escrever. -Em 1848, com 18 anos, sabendo que sua situação era ilegal, Luiz fugiu para a cidade de São Paulo e conquistou a alforria na justiça. Nesse mesmo ano, alistou-se na Força Pública da Província.

Importância de Luiz Gama

Era filho de mãe escravizada e um militar português, o que o levou a conhecer a realidade da escravidão desde cedo.

Um dos grandes defensores do abolicionismo no Brasil, ele usou espaços que tinha acesso para lutar contra a escravidão e defender a liberdade dos negros brasileiros.

Libertou mais de 500 escravizados utilizando suas habilidades como advogado, libertava os escravizados por meio de ações judiciais.

Luiz gama dedicou sua vida à luta pela abolição da escravidão no Brasil.

Contribuições como advogado

-Luiz Gama esteve sempre envolvido nos movimentos contra a escravidão, tornando-se um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. -Em 1873 participou da Convenção de Itu, que criou o Partido Republicano Paulista. Ciente de que naquele espaço dominado por fazendeiros e senhores de escravos suas ideias abolicionistas não receberiam apoio, passou a denunciá-los e condená-los de todas as formas. -Em 1880, foi o líder da Mocidade Abolicionista e Republicana. -Luiz Gama trabalhou na defesa dos negros escravizados exercendo a profissão de “rábula” - nome dado aos advogados sem título acadêmico, por meio de uma licença especial, o provisionamento. - Defendeu legalmente a liberdade de inúmeros escravos, utilizando argumentos jurídicos inovadores. - Seu trabalho ajudou a enfraquecer a instituição da escravidão. - Libertou mais de 500 escravizados.

Luiz Gama e o jornalismo

-Em 1864, junto com o ilustrador Ângelo Agostini, Luiz Gama inaugurou a imprensa humorística paulista ao fundar o jornal Diabo Coxo.-O jornal se destacou por utilizar caricaturas que ilustravam as reportagens dos fatos cotidianos da conjuntura social, política e econômica, o que permitia os iletrados compreenderem os fatos.-Em 1869, junto com Rui Barbosa, fundou o Jornal Paulistano. Colaborou com diversos jornais progressistas, entre eles, Ipiranga e A República..

Escreveu contos, poesias e artigos em diversos jornais e revistas.

obras literárias

Suas obras abordavam temas como a luta pela liberdade, a discriminação racial e a importância da educação para população negra.

Em 1859, Luiz Gama publicou Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, sua principal obra.

Em muitos dos seus poemas, ele se ocultava sob o pseudônimo de Afro, Getulino e Barrabãs.

POemas

Luiz Gama projetou-se na literatura em função de seus poemas, nos quais satirizava a aristocracia e os poderosos de seu tempo. Um exemplo é o poema "Quem sou eu?" que faz parte do livro Primeira Trovas Burlescas de Getulino.Outros poemas de Luiz:

  • Meus Amores.
  • Minha Mãe.
  • O Rei Cidadão.
  • Lá Vai Verso.
  • A Cativa.
  • A Borboleta
  • Retrato.

Quem Sou Eu? Se negro sou, ou sou bode Pouco importa. O que isto pode? Bode há de toda casta Pois que a espécie é muito vasta... Há cinzentos, há rajados, Baios, pampas e malhados, Bodes negros, bodes brancos, E, sejamos todos francos, Uns plebeus e outros nobres. Bodes ricos, bodes pobres, Bodes sábios importantes, E também alguns tratantes...

Legado de Luiz Gama

- Em 2015, a OAB o reconheceu como advogado. -O coroamento de sua dedicação aconteceu em 2021, com o lançamento do filme Doutor Gama.

-Luiz Gama foi vítima do apagamento histórico, aos poucos, o papel dele vem sido resgatado.- Teve contribuições significativas para a abolição da escravatura no Brasil.- Exemplo de coragem e perseverança na luta por justiça. - Ajudou a pavimentar o caminho para o fim da escravidão. - É conhecido como um dos grandes heróis negros do Brasil e um símbolo da luta contra a injustiça racial. -No dia da sua morte, centenas de pessoas saíram às ruas para prestar a última homenagem ao revolucionário. -Foi a primeira pessoa negra a ter uma estátua em São Paulo.

Doutor Gama(2021) é uma cinebiografia do poeta, jornalista e advogado Luiz Gama que, ao longo de sua carreira jurídica, libertou mais de 500 escravizados. O filme, dirigido por Jeferson De, é um marco no cinema brasileiro por retratar a vida de um intelectual negro do século XIX, percusor da literatura afro-brasileira e da construção dos direitos humanos. Com uma trajetória de vida impressionante, Luiz Gama ainda é desconhecido por muitos. O resgate de sua memória traz importantes reflexões sobre a luta por direitos em tempos incertos.

Dica de filme: doutor gama

a) impossibilidade de ascensão social do negro forro em uma sociedade escravocrata, mesmo sendo alfabetizado. b) extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade. c) rigidez de uma sociedade, assentada na escravidão, que inviabilizava os mecanismos de ascensão social. d) possibilidade de ascensão social, viabilizada pelo apoio das elites dominantes, a um mestiço filho de pai português. e) troca de favores entre um representante negro e a elite agrária escravista que outorgara o direito advocatício ao mesmo. Letra B

questão do enem sobre luiz gama:

Questão 23 da prova azul, ENEM 2010 Negro, filho de escrava e fidalgo português, o baiano Luiz Gama fez da lei e das letras suas armas na luta pela liberdade. Foi vendido ilegalmente como escravo pelo seu pai para cobrir dívidas de jogo. Sabendo ler e escrever, aos 18 anos de idade conseguiu provas de que havia nascido livre. Autodidata, advogado sem diploma, fez do direito o seu ofício e transdormou-se, em pouco tempo, em proeminente advogado da causa abolicionista.

A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do século XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a:

Referências:

  • https://www.ebiografia.com/luiz_gama/ (Acesso- 24/05/23)
  • http://www.direitoshumanos.unicamp.br/agenda/luiz-gama-luta-por-igualdade-e-cidadania-e-o-legado-para-as-geracoes-futuras/ (Acesso- 23/05/2023)
  • https://mundoeducacao.uol.com.br/amp/historiadobrasil/luis-gama.htm (Acesso- 22/05/23)
  • http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/655-luiz-gama#:~:text=Em%201859%2C%20Gama%20publicou%20Primeiras,de%20cor%20na%20sociedade%20brasileira (Acesso- 23/05/23)
  • https://www.politize.com.br/luiz-gama-abolicionista/ ( Acesso- 24/05/23)

obrigado pela atenção!