Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Remédios para dormir

Rafael Correia

Created on May 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Remédios para dormir

Trabalho realizado por Frederico Machado, Gonçalo Cravo, Laura Silvestre, Miguel Lívio e Rafael Correia Matemática A | Professora Vanda Ramos

Insónias

Como evitar

Causas

• Estabelecer uma boa rotina de sono;• Reduzir o consumo de estimulantes (refrigerantes, café, bebidas alcoólicas); • Evitar o uso de aparelhos eletrónicos, principalmente pouco tempo antes de adormecer; • Praticar exercício físico diariamente.

• Ingestão excessiva de estimulantes;• Inconsistência de rotinas e hábitos de sono inadequados; • Prevalência das tecnologias no quotidiano, principalmente antes de adormecer; • Problemas emocionais e de stress.

vs

Insónias

21%

20%

21,4%

das crianças e adolescentes no Mundo.

das crianças e adolescentes em Portugal

dos adultos em Portugal

Revelam ter insónias iniciais, demorando mais de 30 minutos para adormecer.

Uma média com tendência a aumentar.

Sendo mais predominante o sexo feminino.

Estas, de modo simples, caracterizam-se por serem a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado e recomendado.

Média de horas de sono por continente

7.2h

7.2h

10%

33%

6.8h

6.6h

6.8h

Não dorme o mínimo recomendado pela OMS, sendo adulto

Afirma dormir extremamente bem

Horas de sono recomendadas

Os médicos dispõem de uma vasta gama de medicamentos que podem receitar nestes casos. Uma propriedade importante que se requer a estes medicamentos é que o seu efeito desapareça antes da manhã seguinte, para que quem o toma possa retomar a sua atividade normal sem estar sonolento. Considere-se os efeitos de 4 medicamentos diferentes, apontados na tabela.

Remédios para dormir

Uma solução para as insónias

Triazolam

A concentração de Triazolam diminui de uma forma gradual, até que a mesma se reduza a uma quantidade desprezável. Num contexto real, o Triazolam faz parte do grupo das benzodiazepinas, tendo propriedades hipnóticas, amnésicas, ansiolíticas, sedativas, anticonvulsivas e muscularmente relaxantes.

Triazolam

Após quanto tempo a concentração diminui para metade?

Valores de concentração de Triazolam, de hora em hora, até às 10 horas depois da toma.

Pentobombitone

A concentração de Pentobombitone no sangue diminui de uma forma repentina, muito pouco tempo depois do consumo. Como é passível de se inferir pelo gráfico , este medicamento tem um efeito muito pouco duradouro, pelo que tem uma ação útil mais instantânea.

Pentobombitone

É possível definir o efeito de tomar de hora a hora uma dose de 4mg. Para tal definimos uma sucessão.

Representação gráfica da sucessão que traduz a concentração de Pentobombitone, quando se é tomada uma dose de 4 mg de hora em hora

Nitrazepam

A concentração de Nitrazepam no sangue diminui de uma forma bastante lenta, de modo a que, após uma considerável quantidade de tempo, os valores desta permanecem elevados, tendo uma ação muito duradoura. É utilizado no tratamento a curto prazo de insónias, de dificuldades em adormecer, acordares frequentes e despertares precoces.

Methohexitone

A concentração de Methohexitone no sangue, ao contrário dos outros apresentados, aumenta com o tempo após a toma de uma única dose, tendendo a concentração para infinito.

Obrigado pela vossa atenção!