JavaScript
start >
Lara Rocha
O que é o Javascript ?
Javascript, ou simplesmente JS, é uma linguagem de programação de uso geral, aplicada principalmente para desenvolvimento web e desenvolvimento de software.
Especificamente, o Javascript atua na programação front-end, — a parte “visual” de uma aplicação (geralmente um site ou um app). Neste caso, o Javascript é usado junto com outras duas linguagens iniciais, o HTML e CSS. Javascript também pode ser usado no back-end de aplicações, como o processamento de informações de um banco de dados, por exemplo. Obs: Javascript não é Java! Javascript e Java são linguagens muito diferentes.
PARA QUE SERVE O JAVASCRIPT ?
O núcleo da linguagem JavaScript consiste em alguns benefícios comuns da programação que permite fazer coisas como:
- Adicionar comportamento interativo nas páginas da web;
- Criar páginas na web e apps;
- Construir web serves e desenvolver aplicações;
- Desenvolvimento de jogos.
ÁREAS DA PROGRAMAÇÃO EM QUE O JAVASCRIPT É USADO
- Desenvolvimento web
- Desenvolvimento Backend
- Desenvolvimento mobile
- Desenvolvimento de games
Origem do javascript
O Javascript foi criado em 1995 pelo programador Brendan Eich. Naquela época, o nome de batismo foi Mocha e, logo depois, passou a ser conhecido por LiveScript.
No entanto, uma jogada de marketing marcou a criação da linguagem. No final de 1995, com a ascensão da linguagem Java no mundo da progração, o fundador da linguagen resolveu mudar o nome para algo que fosse sonoramente parecido. Nasceu assim, o Javascript.
Com o Javascript, a internet pode ficar mais dinâmica, com mais interações em uma página, diversos tipos de interações, animações, entre várias outras coisas. O primeiro navegador que começou a ter suporte para JS foi o Netscape.
Evolução do JAVASCRIPT:
Quais são as vantagens e desvantagens do JAVASCRIPT ?
Como principais vantagens podemos listar:
- Linguagem Leve: Navegadores possuem um interpretador nativo da linguagem e interpretam o código Javascript muito rápido. O código é executado na sua forma natural, sem a necessidade de um compilador ou interpretador externo, permitindo que alterações no código ou identificação de erros sejam feitas em tempo de execução.
- Alto nível: O JS é uma linguagem de alto nível, apresenta comandos em um idioma comum, que, no caso é o inglês, facilitando o desenvolvimento se comparada a linguagens de baixo nível, em que os comandos são complexos e com muitos termos desconhecidos e/ou abreviados
- Flexibilidade e versatilidade: Por ser uma linguagem interpretada e um padrão no desenvolvimento web, pode ser executada em diferentes navegadores, simplificando o processo de desenvolvimento. Além disso, é possível também executar Javascript no lado do servidor e criar diversas outras aplicações, tais como criar jogos, aplicativos desktop e aplicativos mobile.
- Comunidade consolidada: O Javascript é a linguagem mais conhecida do mundo. Por isso, a comunidade é também outro ponto forte. Isso significa que há ajuda mútua em canais de comunicação, códigos prontos, muitas bibliotecas e/ou frameworks, tudo isso contribuindo para a evolução da linguagem.
Frameworks obsoletos: Enquanto por um lado é bom contar com várias ferramentas para solucionar problemas, por outro, a realidade mostra que surgem novos frameworks com uma frequência muito alta. Isso torna os outros obsoletos frequentemente.
Diferentes interpretadores: A capacidade do JS ser interpretado por diversos navegadores é considerado uma vantagem, porém requer que a pessoa desenvolvedora tenha muita atenção ao implementar novas funcionalidades, pois cada navegador possui seu próprio “motor” para interpretar Javascript e em alguns casos, podem apresentar interpretações diferentes do mesmo código.
Segurança limitada: Uma das características das linguagens interpretadas é o fato de que o seu código fica totalmente aberto e disponível para inspeção no sistema que o interpreta. Com JS é possível entender a lógica por trás de qualquer aplicação e, inclusive, copiar algumas partes. Por conta disso, a segurança ainda é um problema para a linguagem, principalmente na construção de aplicações que têm acesso a fatores sensíveis, como a câmera de quem acessa. Isso pode ser facilmente clonado e utilizado por pessoas mal-intencionadas
Como principais desvantagens podemos listar:
- Frameworks obsoletos: Enquanto por um lado é bom contar com várias ferramentas para solucionar problemas, por outro, a realidade mostra que surgem novos frameworks com uma frequência muito alta. Isso torna os outros obsoletos frequentemente.
- Diferentes interpretadores: A capacidade do JS ser interpretado por diversos navegadores é considerado uma vantagem, porém requer que a pessoa desenvolvedora tenha muita atenção ao implementar novas funcionalidades, pois cada navegador possui seu próprio “motor” para interpretar Javascript e em alguns casos, podem apresentar interpretações diferentes do mesmo código.
- Segurança limitada: Uma das características das linguagens interpretadas é o fato de que o seu código fica totalmente aberto e disponível para inspeção no sistema que o interpreta. Com JS é possível entender a lógica por trás de qualquer aplicação e, inclusive, copiar algumas partes. Por conta disso, a segurança ainda é um problema para a linguagem, principalmente na construção de aplicações que têm acesso a fatores sensíveis, como a câmera de quem acessa. Isso pode ser facilmente clonado e utilizado por pessoas mal-intencionadas
Bibliográfia:
https://blog.betrybe.com/javascript/ https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/conflicting/Web/JavaScript
JavaScript - Lara Rocha
Lara Rocha
Created on May 19, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Harmony Higher Education Thesis
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
Explore all templates
Transcript
JavaScript
start >
Lara Rocha
O que é o Javascript ?
Javascript, ou simplesmente JS, é uma linguagem de programação de uso geral, aplicada principalmente para desenvolvimento web e desenvolvimento de software. Especificamente, o Javascript atua na programação front-end, — a parte “visual” de uma aplicação (geralmente um site ou um app). Neste caso, o Javascript é usado junto com outras duas linguagens iniciais, o HTML e CSS. Javascript também pode ser usado no back-end de aplicações, como o processamento de informações de um banco de dados, por exemplo. Obs: Javascript não é Java! Javascript e Java são linguagens muito diferentes.
PARA QUE SERVE O JAVASCRIPT ?
O núcleo da linguagem JavaScript consiste em alguns benefícios comuns da programação que permite fazer coisas como:
ÁREAS DA PROGRAMAÇÃO EM QUE O JAVASCRIPT É USADO
Origem do javascript
O Javascript foi criado em 1995 pelo programador Brendan Eich. Naquela época, o nome de batismo foi Mocha e, logo depois, passou a ser conhecido por LiveScript. No entanto, uma jogada de marketing marcou a criação da linguagem. No final de 1995, com a ascensão da linguagem Java no mundo da progração, o fundador da linguagen resolveu mudar o nome para algo que fosse sonoramente parecido. Nasceu assim, o Javascript. Com o Javascript, a internet pode ficar mais dinâmica, com mais interações em uma página, diversos tipos de interações, animações, entre várias outras coisas. O primeiro navegador que começou a ter suporte para JS foi o Netscape.
Evolução do JAVASCRIPT:
Quais são as vantagens e desvantagens do JAVASCRIPT ?
Como principais vantagens podemos listar:
Frameworks obsoletos: Enquanto por um lado é bom contar com várias ferramentas para solucionar problemas, por outro, a realidade mostra que surgem novos frameworks com uma frequência muito alta. Isso torna os outros obsoletos frequentemente. Diferentes interpretadores: A capacidade do JS ser interpretado por diversos navegadores é considerado uma vantagem, porém requer que a pessoa desenvolvedora tenha muita atenção ao implementar novas funcionalidades, pois cada navegador possui seu próprio “motor” para interpretar Javascript e em alguns casos, podem apresentar interpretações diferentes do mesmo código. Segurança limitada: Uma das características das linguagens interpretadas é o fato de que o seu código fica totalmente aberto e disponível para inspeção no sistema que o interpreta. Com JS é possível entender a lógica por trás de qualquer aplicação e, inclusive, copiar algumas partes. Por conta disso, a segurança ainda é um problema para a linguagem, principalmente na construção de aplicações que têm acesso a fatores sensíveis, como a câmera de quem acessa. Isso pode ser facilmente clonado e utilizado por pessoas mal-intencionadas
Como principais desvantagens podemos listar:
Bibliográfia:
https://blog.betrybe.com/javascript/ https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/conflicting/Web/JavaScript