Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O beijo de judas
Xx:Marta_ Fontinha:xX
Created on May 18, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
O beijo de Judas
Giotto
Indice
Narração 2
enrico scrovegni
Informações
10
Giotto
Detalhes do quadro
Bibliografia
11
Detalhes 1
Agradeçimentos
Pintura
Narração 1
Detalhes2
Quem encomendou o qudro
Enrico scrovegni era um agiota paduano que viveu na época de Giotto e Dante. Ele era filho de Reginaldo degli Scrovegni e Capellina Malacapelli, e foi casado duas vezes, primeiro com um membro da família Carrara, depois com Jacopina d'Este, filha de Francesco d'Este, Marquês de Ferrara.
Quem foi Giotto?
Giotto di Bondone, mais conhecido por Giotto, foi um pintor e arquiteto italiano. Foi discípulo de Cinni di Pepo. Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho, Giotto é considerado por Giovanni Boccaccio o precursor da pintura renascentista.
Pintura
Narração Bíblica 1
O Beijo de Judas foi, de acordo como os evangelhos sinóticos, a forma que Judas Iscariotes identificou Jesus aos soldados que vieram prendê-lo. O evento, principalmente na arte cristã, passou a significar a traição a Jesus, que ocorreu no Getsêmani após a Última Ceia e que levará diretamente à prisão de Jesus pela força policial do Sinédrio. Na teologia cristã, os eventos iniciados na Última Ceia até a ressurreição de Jesus são conhecidos como Paixão. De forma mais ampla, um "beijo de Judas" pode se referir a "um ato que aparentemente é de amizade, mas que na realidade é prejudicial a que o recebe". O beijo está relatado em Mateus 26:47–50, Marcos 14:43–45 e Lucas 22:47–48. Em João 18:2–9 aparece o evento da traição, mas sem menção a um beijo de Judas.
Narrativa Bíblica 2
Tanto o Evangelho de Mateus quanto o de Marcos se utilizam do verbo grego kataphilein, que significa "beijar firmemente". É o mesmo verbo que Plutarco usa para descrever um beijo famoso que Alexandre, o Grande, deu em Bagoas. De acordo com o Evangelho de Mateus, Jesus respondeu dizendo "Amigo, a que vieste?". Esta frase provocou muita especulação sobre se Jesus e Judas estariam em acordo entre si e que não houve de fato uma traição, pois Judas estaria fazendo algo que lhe fora pedido. O Evangelho de Lucas apresenta uma história bem diferente: Jesus vê Judas vindo e o interpela perguntando: "Judas, com um beijo entregas o Filho do homem?" E, aparentemente, nenhum beijo foi dado. Geza Vermes, porém, em seu livro Jesus the Jew ("Jesus, o judeu"), apresenta outra hipótese: a palavra aramaica barnasha - literalmente "filho do homem", mas que significa "esta pessoa" - é utilizada na literatura rabínica como uma forma humilde de alguém se referir a si mesmo para um interlocutor. Ela corresponde exatamente, em português, ao tratamento "este que vos fala". Segundo Geza, que não deseja que se identifique Jesus com o "filho do homem" presente no livro de Daniel (devido ao que isso poderia implicar a necessidade de se aceitar que Jesus atribui a si um estatuto divino), Jesus estaria dizendo: "Judas, com um beijo me trais?".
DetalhesDo Quadro
Detalhes 1
A Traição
Giotto captura a pungência da traição por meio da troca de olhares entre as duas figuras principais, quando Judas percebe que Cristo sabe e, mais que isso, o perdoa.
Corpos Unidos
A importância do momento é enfatizada pelo fato de que os corpos das duas figuras centrais estão unidos por um abraço; só o beijo ainda não consumado separa os dois corpos.
Detalhes 2
Manto de Judas
O amarelo-claro do manto de Judas tem por função chamar a atenção do observador para as duas figuras principais e fixá-las no centro do campo de visão. O tom do manto tem continuidade no dourado do halo de Cristo, dando a impressão de que este está sendo envolvido.
Informações Práticas
Autor
Local
Ano
Tamanho
Técnica
183cm x 198cm
Capena Arena, Pádua, Itália
1304 - 1313
fresco
Giotto di Bondone
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Beijo_de_Judas
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Beijo_de_Judas_(Giotto)
https://www.universia.net/br/actualidad/vida-universitaria/conheca-o-beijo-judas-giotto-di-bondone-957432.html
Obrigada!
marta fontinhan:22 t:10ºa