Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Os mentirosos

Sabrina Pinheiro

Created on May 18, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Os Mentirosos

Índice

1 - Capa 2 - Índice 3 - Autora 4 - Ficha técnica 5 - Resumo do livro (1ª parte) 6 - Resumo do livro (1ª parte) continuação 7 - Resumo do livro (2ª parte) 8 - Resumo do livro (3ª parte) 9 - Resumo do livro (4ª parte) 10 - Resumo do livro (5ª parte) 11 - Resumo do livro (5ª parte) continuação 12 - Resumo do livro (6ª parte)

Ficha de leitura

Título: Mentirosos​ ​Autora: E. Lockhart​ ​Ilustrador: -- ​Editora: SEGUINTE​​ Local e ano de edição: 2014 Género: Ficção

Autora

Emily Jenkins (nascida em 13 de setembro de 1967), que às vezes usa o pseudônimo E. Lockhart, é uma escritora americana de livros infantis, romances para jovens adultos e ficção adulta. Jenkins cresceu em Cambridge, Massachusetts, e Seattle, Washington. No ensino secundário, ela frequentou escolas de teatro de verão na Northwestern University e na Children's Theatre Company em Minneapolis. Ela frequentou a Lakeside School, uma escola particular de ensino secundário em North Seattle. Ela foi para o Vassar College - onde estudou livros ilustrados e entrevistou Barry Moser para sua tese sênior - e pós-graduação na Universidade de Columbia, onde obteve um doutorado em literatura inglesa.

Resumo do livro (1ª parte)

Cadence Sinclair é perfeita. Bom isto não é inteiramente verdade, assim como muitas das coisas que acontecem na vida da menina. Quando o livro começa, nós descobrimos que a sua família aparentemente perfeita, está em ruínas: o pai de Cadence foi embora, deixando ela e a mãe e, como uma boa Sinclair, a mãe de Cadence age como se nada tivesse acontecido, não como se o homem não tivesse ido embora, mas sim como se ele nunca tivesse existido, afinal, o patriarca da família Sinclair não aceita que as filhas sejam “fracas” e menos ainda que não sejam absurdamente perfeitas.

Resumo do livro (1ª parte)

(continuação)

Então, no chamado “Verão dos 15”, Cadence com 15 anos vai passar as férias na ilha da família que é dividida em três residencias, uma para cada uma das filhas do avô de Cadence. Lá ela reencontra seus primos Mirren e Johnny, assim como Gal, o amigo deles e eles formam o grupo “mentirosos” como eles gostam de se chamar. Em um verão que, aparentemente está a ser maravilhoso, tudo acaba por se encerrar drasticamente com um acidente no qual Cadence se encontra sozinha na praia e do qual ela não lembra de absolutamente nada.

Resumo do livro (2ª parte)

Com o chegado “Verão dos 16” ela passa a se sentir abandonada pelos mentirosos, afinal, eles pararam de responder as mensagens dela e até mesmo Gal, com quem ela estava a se envolver no verão anterior, está a agir como se ela não existisse – e a mãe dela, por não querer que ela volte até a ilha, com medo que o trauma da rapariga reviva – porque afinal, ela não se lembra de absolutamente nada do que aconteceu, manda-a em uma viagem com o pai dela para a Europa, onde ela quase não aproveita porque o acidente além de ter levado a memória de Cady, deixou-a com uma enxaqueca sem fim como sequela. Assim, sem amigos, sem voltar pra ilha e a se sentir cada vez mais isolada, Cady deixa de ser a “rapariga perfeita e herdeira maravilhosa” e começa a se desfazer cada vez mais de suas coisas, fazendo com que ela sentisse que nada daquilo mais fazia sentido.

Resumo do livro (3ª parte)

Porém, no “Verão dos 17” ela consegue permissão da mãe para voltar até a ilha e começar a descobrir o que aconteceu que ela não lembra de forma alguma e que ela espera que os amigos a ajudem a enfim entender o que realmente aconteceu no verão dos 15. Ao longo do livro, Cadence, juntamente com os seus amigos de infância, tentam desvendar os segredos e mentiras que envolvem sua família, que incluem traições, inveja, disputas pelo poder e manipulações. Descobrimos que o avô de Cadence, o patriarca da família, exerce um forte controle sobre a família e que a sua mãe, tia e os seus primos disputam pelo poder e pela atenção dele. Além disso, Cadence descobre que ela também tem um papel importante na dinâmica familiar, era usada como uma peça em jogos de poder

Resumo do livro (4ª parte)

Certa noite os Mentirosos decidiram descer até o galpão de ferramentas, conversaram e chegaram a um certo assunto:''E se, dissemos, e se, em outro universo, numa realidade paralela, Deus apontasse o dedo e fulminasse Clairmont com um raio? E se Deus a incendiasse?'', assim iria punir perconceituosos, gananciosos, os cruéis... fazendo com que eles lamentassem os seus erros e depois disso aprendessem a amarem-se novamente. No dia seguinte em um almoço para decidir quem ficaria com a maior parte da herança, o que gerou uma discussão enorme e toda gente exceto os Mentirosos saíram da Ilha. Depois de todos terem saído tiveram a ideia de incendiar a casa principal.

Resumo do livro (5ª parte)

Conforme Jhonny contava a história as lembranças de Cady voltavam. Quando os adultos saíram beberam 4 garrafas de vinho, e como não estavam acostumados, acabou por os afetar. O plano era simples iria Jhonny e Mirren para o andar de cima, Gat para o porão e Cady ficaria no rés do chão. Eles iriam espera o fogo espalhar-se pela casa e então ligariam para os bombeiros de maneira que não parecesse um crime. Cady finalmente acaba por adormecer e na manhã seguinte encontra a mãe na varanda e a mãe pergunta-lhe se ela lembra-se do incêndio, Cadence admite. Cady questiona a mãe do porquê de nunca terem falado disso com ela e a mãe diz que tinha medo que toda a informação provocasse mais dores de cabeça nela.

Resumo do livro (5ª parte)

(continuação)

Há dois verões em uma noite quente de julho, Gatwick Mathew Patil, Mirren Sinclair Sheffield e Jonathan Sinclair Dennis, morreram em um incêndio, supostamente provocado por um galão de combustível de motor que virou num quarto dos fundos. Como todos sabemos Cady estava presente na ilha mas só contactou os bombeiros quando o fogo já tinha dominado grande parte da casa. Ela ficou com queimaduras nas pernas e nas mãos numa tentativa de regaste aos seus primos/amigos. Quando a ajuda finalmlente chegou encontraram Cadence, na praia em posição fetal com o corpo meio dentro de água e meio fora e pareceu ter sofrido um traumatismo cranioencefálico. Ela passou a apresentar amnésia seletiva.

Resumo do livro (6ª parte)

Eles, os mentirosos, planearam exatamente o que iriam fazer depois de incendiar a casa, mas não só, por falta de atenção de Cady mas também de todos os outros, Cady colocou gasolina num escritório cheio de livros nas paredes até o teto, quando acabou saiu de casa e começou a atirar fósforos para dentro da casa e jornais a arder o fogo alastrou-se muito rápido pelas paredes acima até ouvir um grito de Jhonny que estava no cômodo acima do escritório ela imidiatamente voltou para a porta dos fundos para entrar na casa e ajudar os amigos mas a porta travou e trancou ouviu o segundo grito, desta vez, de Mirren, quando finalmente entrou procurou pelos amigos e chamou por eles. Como eles não respondiam, ela correu até outra casa da ilha para ligar aos bombeiros. Quando se lembrou disto tudo culpou-se pela morte deles porque todos eles tinham sonhos e agora haviam falecido.

Desigualdade Social

Este livro fala sobre diversos assuntos como a desigualdade social, como por exemplo, o Avô de Cady era muito preconceituoso e não gostava nada de Gat por ele ser Indiano e ser de outra etnia. Eu acho este assunto extremamente importante porque mesmo na atualidade vemos isso, por exemplo em um país onde o padrão de beleza é ser branco e de uma determinada religião, pessoas com diferentes características tendem a ser menosprezadas, desvalorizadas e não têm muitas das vezes as mesma opurtunidades! Muita gente pode até achar que esse tipo de desigualdade já passou e acontecia apenas antigamente, mas não, até hoje podemos observar tudo isto.

Conflitos Familiares

Por vezes a falta de comunicação entre a família pode levar a várias discussões, e é por isso que todos sabemos que que o diálogo é extremamente importante para que tudo funcione. A comunicação é uma via de acesso para a felicidade familiar. Quando há comunicação entre todos os integrantes da família, o lar permanece em um convívio harmônico de constante paz e amor. E conseguimos reparar que neste livro a falta de comunicação na família é muito presente, o que leva a família a discutir diversas vezes.

Obrigada!