Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O que é HTML Luís Abílio
Luís Ramos
Created on May 18, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
Transcript
O que é HTML
Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) é uma linguagem de computador que compõe a maior parte das páginas da internet e dos aplicativos online. Um hipertexto é um texto usado para fazer referência a outros textos, enquanto uma linguagem de marcação é composta por uma série de marcações que dizem para os servidores da web qual é o estilo e a estrutura de um documento. O HTML não é considerado uma linguagem de programação, já que ele não pode criar funcionalidades dinâmicas. Ao invés disso, com o HTML, os usuários podem criar e estruturar seções, parágrafos e links usando elementos, tags e atributos.
Como funciona o HTML
O HTML é uma linguagem de marcação. Estas linguagens são constituídas de códigos que delimitam conteúdos específicos, segundo uma sintaxe própria. O HTML tem códigos para criar paginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual o tamanho, cor, espaçamento, e vários outros aspectos do site.
Um site médio inclui diversas páginas HTML diferentes. Por exemplo, ele pode trazer uma página inicial, uma página “sobre” e uma página de contato. Cada uma delas possui um arquivo HTML separado. Documentos HTML são arquivos que terminam com uma extensão .html ou .htm. Um navegador lê o arquivo HTML e renderiza o seu conteúdo para que os usuários da internet possam vê-lo. Todas as páginas HTML possuem uma série de elementos, que consistem num conjunto de tags e atributos. Os elementos HTML são os tijolos de construção de uma página da internet. Uma tag diz para o navegador onde um elemento começa e termina, enquanto um atributo descreve as características de um elemento.
A História do HTML
O HTML foi inventado por Tim Berners-Lee, um físico do centro de pesquisas CERN, na Suíça. Ele surgiu com a ideia de um sistema de hipertexto na internet. Hipertexto significa um texto que possui referências (links) para outros textos que podem ser acessados imediatamente. Ele publicou a primeira versão do HTML em 1991, consistindo em 18 tags. Desde então, cada versão do HTML vem com novas tags e atributos (modificadores de tags). Devido a rápida ascensão e popularidade, o HTML é agora considerado um padrão oficial da web. O maior upgrade da linguagem foi o lançamento do HTML5 em 2014. Diversas novas tags semânticas foram adicionadas que revelam o significado do seu próprio conteúdo, como <article>, <header>, e <footer>.
A evolução do HTML
A Evolução do HTML. Qual a diferença entre HTML e HTML5? Desde seu lançamento o HTML tem passado por muitas evoluções. O W3C constantemente publica novas versões e atualizações, enquanto que marcas históricas também recebem nomes dedicados. O HTML4 (comumente referido apenas como “HTML”) foi publicado em 1999, enquanto que a maior e mais recente atualização foi lançada em 2014. Chamada de HTML5, a atualização introduziu diversos novos recursos à linguagem. Um dos mais aguardados era a incorporação nativa de vídeos e arquivos de áudios. Ao invés de precisar utilizar o Flash Player, agora é possível incorporar vídeos e áudios com as novas tags <audio></audio> e <video></video>. Ele também possui compatibilidade com SVG (vetor gráfico escalável) e MathML para fórmulas científicas e matemáticas. HTML5 também introduziu algumas melhorias de semântica. As novas tags semânticas informam ao navegador sobre o significado do conteúdo, o que auxilia tanto os leitores quanto os mecanismos de busca. As tags semânticas mais populares são <article></article>, <section></section>, <aside></aside>, <header></header>, e <footer></footer>.
Link
Link