Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
EQAVET - 30 MAIO 2023
Jacqueline Sousa
Created on May 16, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
EPADRC
Verificação de Conformidade EQAVET
30 maio 2023
EPADRC
O compromisso com a qualidade promove uma cultura de melhoria contínua da organização.Alinhada com o quadro de referência EQAVET e com a missão, visão e valores próprios da escola, enquadrados no seu projeto educativo, a EPADRC está comprometida com um sistema educativo de sucesso, qualidade, exigência e responsabilidade através das ações inscritas no seu plano que, numa perspetiva de melhoria contínua, são ciclicamente planeadas, implementadas, avaliadas e revistas, garantindo a credibilidade do seu desempenho e indo assim ao encontro das expetativas, das reais necessidades e da preferência de todos os stakeholders intervenientes neste processo.
Estrutura
Evidências
Enquadramento
Indicadores
Conclusão
Enquadramento
Missão
Objetivos
Fatores de mudança
Visão
Ações de melhoria
Plano de ação
Plano de Ação
2 planos de ação que apresentam objetivos, metas e ações comuns, mas formulados e calculados de forma diferente, o que obriga a uma análise e revisão distinta. Não é adequado a um processo de avaliação que deve integrar os requisitos, não só do alinhamento com o quadro EQAVET, mas também os da IGEC (Inspeção-Geral da Educação e Ciência)
Plano de ação decorrente do Projeto Educativo, alinhado com os requisitos IGEC
Plano de ação alinhado com o quadro EQAVET (2020)
Numa lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, a eficácia e a qualidade do processo de autoavaliação, procedeu-se à fusão dos dois planos e à instituição do plano de ação EPADRC
Plano de ação EPADRC
Eixos de ação
Projetos, Parcerias e Relação com a Comunidade
Qualidade do Processo Educativo
Gestão e Liderança da Organização
Autoavaliação e Melhoria
Sucesso Educativo
Eixo de ação 4
Eixo de ação 3
Eixo de ação 1
Eixo de ação 2
Eixo de ação 5
CONCLUSÃO
Eixo de ação 1 - Sucesso educativo
Áreas de intervenção
+info
Prevenção do abandono e do absentismo
Resultados académicos
+info
Apoio à aprendizagem
+info
+info
Resultados sociais
Eixo de ação 2 - Qualidade do processo educativo
Áreas de intervenção
Inovação pedagógica
+info
+info
Gestão pedagógica
+info
Adequação da formação profissional
Eixo de ação 3 - Gestão e liderança da organização
Áreas de intervenção
+info
Gestão dos recursos humanos, espaços e equipamentos
Capacitação dos recursos humanos
+info
+info
Clima organizacional
Eixo de ação 4 - Projetos, parcerias e relação com a comunidade
Áreas de intervenção
Projetos e parcerias
+info
+info
Mecanismos de comunicação e participação
+info
Participação e envolvimento dos encarregados de educação, pais e familias
Eixo de ação 5 - Autoavaliação e melhoria
Áreas de intervenção
+info
Consistência e impacto das práticas de autoavaliação
Fatores de mudança
A partir do ano letivo 2021/2022, ao abrigo do ponto 5 do Despacho nº 6726-A/2021 de 8 de julho, a escola passou a funcionar em regime de semestralidade, decisão concertada em sede de reunião concelhia da autarquia e dos diretores de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Alcobaça. Para o apuramento dos dados e a análise comparativa dos resultados da avaliação interna, a equipa de autoavaliação/EQAVET considera o 1º semestre, que enquadra as atividades letivas até 31 de janeiro, equivalente ao anterior 1º período e o 2º semestre, cujas atividades letivas decorrem até ao final do ano letivo, equivalente aos anteriores 2º e 3º períodos.
Semestralidade
pandemia
As restrições e contingências impostas pela situação pandémica vivenciada desde março de 2020, condicionaram e influenciaram negativamente a ação da escola.
Por orientação da ANQEP, a partir de 2021, os alunos transferidos (dentro da escola, para outro curso, ou para outros estabelecimentos de ensino) não são considerados no cálculo das taxas.
transferências
Fatores de mudança
A equipa nomeada no ano letivo 2021/2022 era constituída por 3 novos elementos, entre os quais a coordenadora, fator que potenciou as dificuldades sentidas na recolha dos dados que constituem o histórico de cada monitorização.
Nova equipa
A metodologia usada para o apuramento e a análise dos dados dos diferentes relatórios apresenta alterações significativas a partir de 2021/2022 e resultam da procura de uma melhoria contínua dos processos de autoavaliação. A comparação dos resultados obtidos com o histórico apurado, particularmente nos indicadores que não decorrem do EQAVET, foi, por isso, mais complexa e nem sempre exequível.
metodologia
O plano de ação da equipa de autoavaliação /EQAVET decorre da necessidade premente da criação de um documento que apresente, clara e objetivamente, os indicadores de medida e as fórmulas de cálculo usados para cada monitorização, assim como a definição e calendarização das diferentes ações necessárias à operacionalização eficiente do processo avaliativo.
Plano de ação
Ações de melhoria
. As atividades referidas nos relatórios de autoavaliação anteriores a 2021/2022 e listadas abaixo, foram integradas no cronograma do plano de ação da equipa, considerando que decorrem da metodologia de trabalho e dos deveres e responsabilidades da equipa: 2.2.1. Diplomados e exercer profissões relacionadas e não relacionadas com o curso/área de formação: Contactar os ex-alunos, através do envio de um comunicado formal, com o objetivo de os motivar a responder ao inquérito; Realizar anualmente os inquéritos aos ex-alunos; Contactar os empregadores, através do envio de um comunicado formal, com o objetivo de motivar a darem o seu testemunho; Realizar anualmente os inquéritos de satisfação aos empregadores dos ex-alunos; Registar a taxa de diplomados empregados na área de formação; Recolher informações sobre o grau de satisfação das Entidades Acolhimento FCT. 2.2.2. Satisfação dos empregadores: Realizar anualmente o inquérito de satisfação aos empregadores dos ex-alunos; Registar a taxa de formandos empregados na área de formação.
operacionalização
Em cada ano letivo apresentavam-seaproximadamente 17 relatórios de autoavaliação que, após terem sido alvo de uma análise cuidada, exaustiva, objetiva e refletida, a equipa decidiu concentrar em 3 relatórios anuais: Os relatórios de avaliação interna de 1º semestre e de 2º semestre e o relatório de progresso anual.
simplificação
Ações de melhoria
eixos
Por uma questão de uniformização, no eixo de ação 1, a área de intervenção 1.1 – Apoio à aprendizagem passou a ser a área 1.3 e a área de intervenção 1.3. – Resultados académicos passou a ser a área 1.1.
Considerando que tanto a meta 1.1.3. Aumentar em 0,5% os diplomados que prosseguem estudos como a meta 1.1.4. Aumentar em 0,5% os diplomados colocados no mercado de trabalho concorrem para a meta 1.1.2. Aumentar o número de diplomados colocados após a conclusão dos cursos e que alcançar a meta 1.1.3. prejudica o alcance da meta 1.1.4. e vice-versa, estas foram eliminadas e a manteve-se, unicamente, a meta 1.1.2.
metas
Numa lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, a eficácia e a qualidade do processo de autoavaliação, a proposta de fusão, pela sua redundância, dos objetivos 2.1.1. Promover a interdisciplinaridade e o enriquecimento curricular pela articulação de projetos e atividades, 2.1.2. Promover a aquisição e o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno e 4.1.1. Dinamizar projetos na escola, foi aprovada em Conselho Pedagógico de 29 de novembro 2022. Assim, os objetivos 2.1.2. e 4.1.1. são suprimidos e o objetivo 2.1.1. passa a ter a seguinte redação: Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades.
objetivos
Indicadores EQAVET
Stakeholders
Turmas
Indicador 6 a)
Indicador 4 a)
Indicador 6 b)3
Indicador 5 a)
Turmas
Alunos
Stakeholders
A implementação de um processo de melhoria contínua fundamental à garantia da qualidade do ensino em qualquer instituição, não se pode dissociar do envolvimento permanente dos seus stakeholders, internos e externos, em torno do alcance dos objetivos da instituição.
Stakeholders
Stakeholders
Indicador 4 a)
Taxa de conclusão dos cursos
Resultados
+INFO
1.2.1 – Reduzir o abandono escolar
1.2.2 – Reduzir o absentismo
+INFO
+INFO
1.3.1 - Diminuir o número de módulos em atraso
2.1.1 - Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades
4.2.1 – Envolver pais, encarregados de educação e famílias na vida escolar dos seus educandos
+INFO
Taxa de conclusão
Taxa de desistência
Meta: Reduzir em 1% a taxa de desistência
Taxa de absentismo
Meta: Reduzir em 1% a taxa de absentismo
Taxa de recuperação módulos em atraso
Meta: Aumentar em 5% a taxa de recuperação de módulos em atraso
Taxa de participação de pais , encarregados de educação e famílias
Meta: Contactos com EE≥ média de 5 contactos por aluno
Indicador 5 a)
Taxa de colocação após a conclusão dos cursos
Resultados
1.1.3 –Promover o prosseguimento de estudos
1.1.4 – Apoiar a entrada no mercado de trabalho
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação (Indicador 6 a)
Taxa de colocação
Taxa de colocação
Indicador 6 a)
Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram
Resultados
2.2.1 – Intensificar a relação da escola com as entidades empregadoras das diferentes áreas de formação
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação (Indicador 5 a)
Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram
Protocolos e Parcerias
Meta: Aumentar em 1,0% o número de stakeholders
Indicador 6 b)3
Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que concluíram um curso de educação e formação profissional
Resultados
2.2.2 - Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que concluíram um curso de educação e formação profissional
EVIDÊNCIAS
As ações da escola não podem ser interpretadas de forma isolada. Uma ação contribui, não só para o objetivo ao qual está agregado, mas, de forma mais direta ou indireta, para todos os outros. Toda a ação da escola deve ser considerada numa perspetiva integradora que concorre para uma melhoria efetiva da prestação do serviço educativo.
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 1
Promover a internacionalização, através do aumento e reforço de protocolos de cooperação para que haja mais partilha de boas práticas a vários níveis transnacionais
EVIDÊNCIAS
EUROPEA
Sète, França maio 2022
A EPADRC é a representante oficial da APEPA - Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas na EUROPEA - Associação de escolas agrícolas da Europa
Benesov, República Checa Outubro 2022
Erasmus+
Voluntariado Jovem
Erasmus+
Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
Rede de Escolas Associadas da UNESCO
Clube Europeu
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 2
Proporcionar maior estabilidade no corpo não docente e a melhoria do vínculo contratual dos técnicos especializados
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 3
Fortalecer o relacionamento com os encarregados de educação, nomeadamente através da sua presença nas reuniões para as quais são convocados
INDICADOR 4 a)
Envolver pais, encarregados de educação e famílias na vida escolar dos seus educandos
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 4
Potenciar um envolvimento ainda maior dos stakeholders externos com menor participação
INDICADOR 4 a) e 6 a)
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação
EVIDÊNCIAS
ESDICA
Cerâmica Perpétua, Pereira e Almeida
APEPA
CM ALCOBAÇA
GRANJA DE CISTER
Quinta da ATELA
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 5
Melhorar continuamente a taxa de conclusão dos cursos, a taxa de absentismo e taxa de desistências
INDICADOR 4 a)
1.2.1 – Reduzir o abandono escolar
1.2.2 – Reduzir o absentismo
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. Ausência de um gabinete de orientação e psicologia. Baixa autoestima dos alunos . Falta de atenção/concentração. Falta de assiduidade e de interesse . Falta de reconhecimento da importância da escola . Desrespeito pelas instalações escolares . Não cumprimento dos deveres estipulados no regulamento interno
EVIDÊNCIAS
SPO EPADRC
PDPSC EPADRC
CAA EPADRC
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. Falta de segurança nas instalações escolares . Deficiente controlo de entradas e saídas de alunos e de pessoas externas . Falta de policiamento nas zonas envolventes da escola
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. As deficientes instalações para a prática de educação física . Falta de áreas cobertas para o convívio entre alunos
EVIDÊNCIAS
Adaptação das instalações
Circuito de manutenção
Protocolo de cedência
Balneários
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
INDICADOR 4 a)
2.1.1 - Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
Indicador 5a)
1.1.3 –Promover o prosseguimento de estudos
1.1.4 – Apoiar a entrada no mercado de trabalho
Promover o prosseguimento de estudos
Apoiar a entrada no mercado de trabalho
EVIDÊNCIAS
Indicador 6a)
2.2.1 - Intensificar a relação da escola com as entidades empregadoras das diferentes áreas de formação
Dinamização da bolsa de emprego EPADRC
EVIDÊNCIAS
Indicador 6b) 3
2.2.2 - Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Critérios de conformidade
Planeamento
Revisão
Diálogo Institucional
Implementação
Ciclo de garantia e melhoria
Avaliação