Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

eLeadership

Aristides Ferreira

Created on May 16, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Interactive Bingo

Interactive Hangman

Secret Code

Branching Scenario: Academic Ethics and AI Use

The Fortune Ball

Repeat the Sequence Game

Pixel Challenge

Transcript

O que é a E-Liderança

E-Liderança, é o uso eficaz e combinação de métodos de comunicação eletrónicos e tradicionais que implica uma consciência das tecnologias de informação e comunicação (TIC) atuais, uma adoção seletiva de novas TICs para o líder e para a organização, e a competência técnica no uso das TICs selecionadas (Van Wart et al,. 2016).

Desafios da E-liderança

Geografia e Isolamento

Sincronização cultural e técnica

Relações de confiança

Fiabilidade, previsibilidade e interação social saudável

Equilíbrio trabalho-vida

Como lidar com os desafios?

E-Líderes e os seus seguidores devem adquirir novas competências como melhorar as suas habilidades de comunicação virtual de forma que esta seja clara, assertiva e dirigida aos objetivos (Van Wart et al., 2017). O E-líder tem um papel fulcral no acompanhamento adequado e constante da sua equipa através de reuniões regulares, feedback contínuo, monitorização de progressos e partilha de conhecimento entre os membros da equipa. A relação de confiança que o E-líder deve estabelecer com cada membro deve ser baseada na honestidade, consistência, justiça e na integridade geral na equipa.

Como lidar com os desafios?

Competências E-comunicação

Competências E-sociais

Competências E-team building

Competências E-gestão de mudança.

Competências E-tecnológicas

Competências E-confinça

a Liderança tende a ser mais produtiva e positiva quando o processo está centrado nas interações entre líderes e seguidores (Northouse, 2018), fazendo esta relação uma relação didática Teoria Liderança de troca Líder-Membro (LMX)

Liderar uma Equipa

Liderar uma Equipa

Liderar uma equipa é um processo, exige que o líder compreenda a natureza do funcionamento da equipa para que possa assumir a responsabilidade de satisfazer as necessidades da mesma (Morgeson et al, 2009). Diferentes tipos de Líder (Morgeson et al, 2009; Zaccaro et al., 2009):

Supervisionar uma equipa

Supervise a Team

Supervisão da equipa é parte do papel do líder

Performance

Limites

Ambiente

Desafios

Resolução de Problemas

Recursos

Inspirar

Motivar

Desenvolver equipas virtuais vs. equipas clássicas

O líder, ao desenvolver equipas remotas, tem um papel fundamental na monitorização adequada e constante da equipa através de reuniões regulares, feedback, monitorização contínua do progresso e partilha de conhecimento entre os membros da equipa. A relação de confiança que o líder deve estabelecer com cada membro deve basear-se na honestidade, consistência, equidade e integridade geral da equipa.

Estimular e encorajar os trabalhadores a inovar e ser autónomos

Os membros da equipa só aprenderão e terão um melhor desempenho se fizerem perguntas para compreender melhor o que está a ser feito. O líder deve encorajar a autogestão na equipa, esta é uma forma mais encorajadora e indireta de liderança de equipa (Morgeson et al., 2009).

A comunicação tem de ser eficiente a fim de divulgar e recuperar informação eficientemente, é necessário coordenar tarefas e completar projetos, para a tomada de decisões, e para minimizar ou resolver conflitos (Ayub et al., 2014). má comunicação leva ao aumento do stress, prioridades pouco claras e fraco desempenho. Comunicação eficaz depende de:

Comunicação Eficaz

Transparência

Feedback

Ouvir

UNIDADE 2: Competências de Liderança

10

Gerir uma equipa virtualmente

Pode ser mais difícil comunicar com uma equipa virtualmente:

  • Falta de motivação
  • Isolamento
Os líderes devem adquirir novas competências, tais como melhorar a comunicação virtual para que esta seja clara, assertiva e orientada para os objetivos (Van Wart et al., 2017). DasGupta (2011) também acrescenta a importância de os líderes terem a capacidade de transmitir entusiasmo digital, para inspirar e promover motivação.

11

  • Anoye, A.B., & Kouamé, J.S. (2018). Leadership Challenges In Virtual Team Environment. International Journal of Scientific & Technology Research, 7, 160-167.
  • Avolio, B., & Kahai, S. (2003). Adding the “E” to E-Leadership:: How it May Impact Your Leadership. Organizational Dynamics, 31, 325-338.
  • Contreras, F.; Baykal, E. & Abid G. (2020). E-leadership and Teleworking in Times of COVID-19 and Beyond: What We Know and Where Do We Go. Frontiers in psychology, 11, 590271.
  • DasGupta, P. (2011). Literature Review: e-Leadership. Emerging Leadership Journeys,4(1), 1-36
  • Kulshreshtha, K., & Sharma, G. (2021). Understanding e-leadership: Please mind the gap. Technological Forecasting And Social Change, 168, 120750. doi: 10.1016/j.techfore.2021.120750
  • Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and Practice (8th ed.). Thousand Oaks: SAGE Publications.

Bibliografia

JOURNALS AND BOOKs

12