Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
ensaio filosófico
Inês Cabral
Created on May 16, 2023
igualdade e discriminação
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Ensaio Filosófico
Igualdade e Discriminação
FILOSOFIA
Trabalho realizado por: - Lara Carvalhais, nº17, 10ºA - Maria Cabral, nº21, 10ºA
Introdução: o Formulação do problema o Explicação da importância do problema o Esclarecimento de conceitos Desenvolvimento: o Principais teses – tese de John Rawls o Argumentação a favor da tese o Objeção contra a tese defendida o Defesa da objeção feita Conclusão Bibliografia
Será a igualdade possível em uma sociedade onde as diferenças são inevitáveis e a discriminação é um comportamento humano natural?
A igualdade é um princípio fundamental que diz que todas as pessoas devem ser tratadas de forma justa e equitativa, não dando importância ao gênero, etnia, religião, orientação sexual, ou qualquer outra característica que seja diferente, usada na discriminação da pessoa.
A discriminação viola os direitos humanos e é contrária aos princípios de uma sociedade justa e equitativa. Trata-se de abordar alguém de maneira desigual por ser diferente.
Aristóteles
Martha Nussbaum
John Rawls
"As desigualdades na distribuição da riqueza só se justificam, se acabarem por beneficiar todos, em especial os mais desfavorecidos."
(1) Para garantir a igualdade, as pessoas deveriam procurar criar uma sociedade justa na qual têm direitos e liberdades, e as oportunidades são distribuídas de forma igualitária e equitativa. (2) Se as coisas são distribuídas de forma igualitária e equitativa, então a desigualdade social só pode ser justificada se a forma de distribuição de recursos beneficiar os menos favorecidos. (3) Como a desigualdade tem de ser benéfica para os mais desfavorecidos, então a discriminação deve ser evitada, pois não nos podemos basear nas diferenças individuais. (4) Logo, a igualdade só pode ser alcançada por meio de uma sociedade justa e equitativa, na qual as oportunidades são distribuídas de forma igualitária e a discriminação é evitada.
Robert Nozick
"As pessoas são livres de fazerem o que bem entendem com a sua pessoa e os seus bens, desde que adquiridos legitimamente."
John Rawls
O Estado redistribuir esse dinheiro é uma forma de garantir que toda a gente tenha condições mínimas de vida, pois se alguém que tem bons rendimentos graças ao seu trabalho sofre uma desgraçada e é privado desses bens, o Estado deve apoiar essa pessoa.
Conclusão
A igualdade e a discriminação são conceitos fundamentais para entender a forma como as sociedades funcionam e se desenvolvem. No entanto, é difícil dizer se a igualdade é possível em uma sociedade, uma vez que as diferenças entre as pessoas são inevitáveis. Memso assim, é importante reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas e trabalhar para eliminar a discriminação em todas as suas formas.
FIM!
Bibliografia: Manual de Filosofia - “Como pensar tudo isto?” https://aia.madeira.gov.pt/images/files/telensino/FILOS10_Aulas_5_e_6_19_e_26_maio.pdf www.criticanarede.com www.ddesenvolvimento.com www.sites.google.com www.apav.pt www.todamateria.com.br www.infoescola.com www.conceitos.com www.slideplayer.com.br