Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

MEMORIES PRESENTATION

Sayux

Created on May 15, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Biografia de Cesário Verde

Simão Ferreira Miguel Almeida

Cesario Verde

Cesário Verde nasceu a 25 de fevereiro de 1855, Filho do lavrador e abastado comerciante e ferrageiro José Anastácio Verde e de sua mulher Maria da Piedade David dos Santos

A tragetória

Aos 18 anos de idade Cesário matriculou-se no Curso Superior de Letras na Universidade de Lisboa, mas apenas o frequentou durante alguns meses. Era sobrinho-neto de João Baptista Verde e de D. Mariana Benedita Verde, que foi casada com o pintor Domingos Sequeira. Em 1877 começou a apresentar sintomas de tuberculose pulmonar, doença que já tinha levado a sua irmã Maria e posteriormente seu irmão Joaquim Tomás.

Em Petiz "1878"

Sentimento dum ocidental "1880"

Num bairro moderno "1877"

A morte de Cesário Verde

No dia 19 de julho de 1886, cesario verde não resistiu a Tuberculose, com os seus 31 anos foi sculpiso no cemiterio do prazer. No Ano a seguir Silva pinto outro escritor portugues organiza/escreve o livro de cesario verde: "O Livro de Cesário Verde".Uma compilação das suas poesias publicada em 1901.

Roteiro Literário

Estação de Santa Apolónia

A Estação de Santa Apolónia é uma das estações mais antigas de comboio em Portugal, tendo sido inaugurada em 1865 num edifício onde antes existia um convento. Hoje em dia a EstaçãoSanta Apolónia é bastante usada pelos turistas, não só pela sua arquitetura como é na Estação de Santa Apolónia que partem muitos dos comboios para as várias cidades de Portugal.

Cadeia/Museu de Aljube

A Cadeia de Aljube é uma antiga prisão em Lisboa, Portugal, que agora funciona como museu. Situada junto à Sé Catedral, na freguesia de Santa Maria Maior, a prisão albergou condenados pelo Fórum Eclesiástico até 1820, depois mulheres acusadas de crimes comuns até finais da década de 1920

Cais das Colunas

O seu nome deve-se aos dois pilares erigidos na zona ribeirinha da Praça do Comércio. Esta é uma obra do arquiteto Eugénio dos Santos, concretizada aquando da reconstrução da cidade, após o terramoto de 1755. Os pilares, que encabeçam os degraus de mármore que descem ao Tejo, são de inspiração maçónica e representam as duas colunas do templo de Salomão.

Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa foi construída em estilo românico em 1150, após os cristãos reconquistarem a cidade, que era ocupada pelos muçulmanos. As suas torres fazem nos lembrar de uma fortaleza medieval! No século XIV a sua fachada foi destruída por um terremoto. Na reconstrução, ela recebeu o claustro e outros elementos góticos. No século XVI, a Catedral de Lisboa foi ampliada e recebeu pinturas de época.

Igreja da Encarnação

Igreja Nossa Senhora do Loreto

Inaugurada em 1708, foi edificada por ordem da Condessa de Pontével, D. Elvira de Vilhena, demolindo-se então parte da Muralha Fernandina do século XIV e uma torre de vigia. O conjunto destas duas Igrejas estabelecia , então, uma das nobres portas da cidade.

A devoção a Nossa Senhora do Loreto foi trazida para Portugal pelos mercadores Venezianos e Genoveses que se instalaram na região, daí que a Igreja seja também conhecida por Igreja dos “Italianos”.

Terreiro do Paço

A Praça do Comércio, ainda comummente referido pela sua antiga designação de Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, no local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e que hoje está parcialmente ocupada por alguns departamentos governamentais.

Largo Luís de Camões

O Largo Luís de Camões está localizada no coração da cidade de Lisboa, em Portugal. A praça recebeu onome em homenagem ao famoso poeta português Luís de Camões, considerado uma das maiores figuras literárias do país.No Largo Luís de Camões, podemos encontrar a estátua em homenagem ao poeta, que foi erguida no final do século XIX.

Convento do Carmo

A Igreja que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa, ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruída.

Brasserie

Há 25 anos abriu em Lisboa o primeiro restaurante do concento La Brasserie de L’Entrecôte, inspirado no Café Paris e com a carta alicerçada num único prato de resistência, o Entrecôte