Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
trabalho sobre a umbanda
Edmara Mendonca
Created on May 14, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Correct Concepts
View
Microcourse: Artificial Intelligence in Education
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
View
Branching Scenario Mission: Innovating for the Future
Transcript
Umbanda
O que é a umbanda
A Umbanda é uma religião nascida no Brasil, com raízes em crenças africanas, indígenas e católicas. E essa mistura de crenças fez com que a Umbanda se tornasse uma religião sincrética, o que significa que combina elementos de diferentes tradições religiosas. Nesse artigo, nós vamos falar um pouco sobre os fundamentos da Umbanda e sua importância para o médium umbandista.
Os princípios essenciais da Umbanda são baseados na crença de que o Universo é composto por três reinos: o físico, o espiritual e o divino.
A umbanda baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar".
Local de culto na umbanda
O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia.
Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa. Também é responsável por ensinar a doutrina e os segredos da umbanda aos seus discípulos.
Orixás e intidades na umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.
Para exercer o trabalho espiritual, os responsáveis pela ligação entre o mundo espiritual e material, os médiuns, irão receber (incorporar) estas entidades e assim ajudar o consulente.
Caboclos: espíritos de índios que voltam ao mundo terreno para ajudar pessoas com problemas de saúde.
Pretos velhos: pessoas trazidas da África para serem escravizados no Brasil
Baianos: pessoas que viveram na Bahia e que escolheram serem guias e ajudar a quem precisa. Trabalham com emprego, saúde, força moral.
Erês: são os espíritos infantis. Risonhos, adoram brincar. Consolam os aflitos, os pais e mães e, às vezes, cometem algumas travessuras.
Malandros: são aquelas pessoas tiveram que usar de sua esperteza para sobreviver. Um dos mais conhecidos é Zé Pelintra. Ficou órfão de pai e mãe e, para sobreviver, começou a realizar pequenos roubos e trapaças. Cuida das mulheres viciadas, das maltratadas, das prostitutas, esquecidas.
Pomba-gira: são mulheres que em vida lutaram contra a situação opressora feminina e por isso, agora ajudam àquelas que passam por problemas. Uma delas foi Maria Padilha, amante do rei Dom Pedro I de Castela (1334-1369), retratada como mulher sensual, bem-vestida e sedutora.
Há também outras entidades como os Boiadeiros, Ciganos, Orientais, etc.
Crenças da umbanda
A umbanda é uma religião monoteísta, onde existe o conceito de um Deus supremo, denominado “Olorum” ou “Oxalá”. Creem na imortalidade da alma, na reencarnação e nas leis kármicas. Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, que podem se incorporar durante certas cerimônias e vir à Terra para ajudar as pessoas que necessitam. Os guias são denominados “entidades” e cada orixá possui uma linha de entidades que o auxilia.
Pontos de umbanda
Os pontos de umbanda são cantigas para louvar, chamar e se despedir do orixá e as linhas de entidades. Acompanhadas por instrumentos de percussão como o atabaque, é importante conhecer o ritmo de cada orixá/entidade. Este aprendizado começa na infância do iniciado(ogã). Igualmente, é preciso saber uma infinidade de canções. Os pontos de umbanda e do candomblé influenciaram diretamente a música popular brasileira através de sua musicalidade e o uso dos instrumentos.
Esse é o fim, espero que tenham gostado
Dona deu trabalho, avalia com carinho :)