Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

A Teoria Psicanalítica

extremtuga12

Created on May 14, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

O Que É A Psicanálise ?

A teoria psicanalítica é uma teoria da psicologia criada por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX.

A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, cujo objetivo é identificar a relação entre o inconsciente e os sentimentos, pensamentos e ações do indivíduo.

Os Níveis da COnsciência

De acordo com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, existem três níveis da consciência: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.

O que é o consciente? O que é o pré-consciente? O que é o inconsciente?

Os níveis da consciência

Consciente: é formada pelos pensamentos e sentimentos sobre os quais uma pessoa está ativamente lúcida e capaz de raciocinar. Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos para elas.

Inconsciente: é onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos e também podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito, melhor conhecido como neuroses.

Depois da nossa explicação acham que certos comportamentos conscientes podem ser causados pelo inconsciente?

Pois bem... O Certo é que :

Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos. Estes podem ser desagradáveis ou inaceitáveis socialmente, pois podem causar sofrimento e chatices.

Alguém sabe exemplos de comportamentos conscientes influenciados pelo inconsciente?

ID, EGO e o SuPer-Ego

Here you can put an important title

ID
SUPER-EGO
EGo

A Psicanálise e os Transtornos Mentais

Segundo Freud os diversos tipos de transtornos mentais decorrem de questões relacionadas ao inconsciente, possuindo algum tipo de manifestação.Em uma mente equilibrada o ego recalca os impulsos do id ao mesmo tempo que impõe limites ao poder do superego. O desequilíbrio dessa função é a origem dos principais transtornos mentais. Dentre eles, a neurose e a psicose.

Neurose

A neurose é uma forma que o inconsciente encontra para lidar com traumas e conflitos. A partir da impossibilidade de lidar com esses eventos a mente produz efeitos observáveis que influenciam em maior ou menor grau a vida dos indivíduos.

Psicose

A psicose, por sua vez, distingue-se da neurose pela incapacidade do indivíduo perceber o que é e o que não é real.Desse modo, a psicanálise busca acionar, por meio da fala, as causas desses traumas e conflitos inconscientes através da interpretação. Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais

QUAL O OBJETIVO DA PSICANÁLISE ?
O principal objetivo da psicanálise é ajudar o paciente...

Quizz

Vamos lá ver quem realmente esteve atento !

Desenvolvimento Psico-sexual

Para a psicanálise freudiana o ser humano passa por cinco fases durante a infância para completar o seu processo psico-sexual. Caso haja algum problema no desenvolvimento de uma dessas fases, o resultado pode aparecer na forma de distúrbios ou neuroses futuras, durante a vida adulta.

FAse ORal

durante o primeiro ano de vida, o bebê sente prazer ao estimular a sua boca levando objetos em direção aos lábios. Caso esta fase não seja corretamente ultrapassada, segundo a teoria de Freud, a pessoa pode desenvolver obsessões, como a gula, falar em demasia, etc.

FAse Anal

entre o segundo e terceiro ano de vida a criança se satisfaz com a expulsão ou retenção de suas fezes. A fixação exagerada por organização e limpezas pode ser uma das consequências para o mau desenvolvimento desta fase.

FAse Fálica

entre o quarto e quinto ano de vida, quando a criança descobre o seu sexo e sente prazer quando estimula o seu órgão sexual. Freud também explica que é nesta fase que tem início o chamado “Complexo de Édipo” e o “Complexo de Electra”.

Electra

Édipo

FAse de latência

do quinto ao décimo segundo ano de vida, quando ocorre a construção do pensamento lógico e supressão dos impulsos sexuais, fazendo com que o indivíduo passe a ter mais controle da sua vida psíquica.

FAse Genital

a partir do décimo segundo ano de vida em diante, quando o indivíduo já entrou na adolescência, trocando o interesse de si próprio para o de outras pessoas ou coisas ao seu redor. Nesta fase começam as ligações e desejos por outras pessoas, por atividades sociais e humanas, por exemplo.

Bye Bye !