Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Português

ANA CATARINA SARAIVA DA SILVA

Created on May 14, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

Coisa amar

Manuel alegre

Realizado por: Ana Silva Nº1, Rita Pereira Nº2 e Filipa Moreira Nº6

Breve resumo sobre o poema

Neste poema, o sujeito poético, através do apelo recorrente à Natureza ("mar", "ilhas") e às formas verbais no infinitivo que melhor retratam o seu estado de espírito ("amar", "navegar"), transmite ao leitor a ideia de como é amar algo ou alguém e das consequências que tal ato têm.Ao longo do poema, o "eu" lírico, mostra o seu desejo por "ensinar" ao remetente da sua canção tudo o que sabe sobre como é amar. Evidentemente, há uma metáfora entre o "mar" e o "amor ardente" no sentido de retratar a intensidade da paixão sentida, desta forma, também a alusão ao perigoso e ao misterioso ("perigosas coisas do mar", "ilhas misteriosas") traduzem as consequências negativas do amor, as suas coisas menos boas, opondo-se às "ilhas", vistas como símbolo de segurança e estabilidade.

+ info

Versos

Mais expressivo:"Contar-te o amor ardente/ e as ilhas que só há no verbo amar." (vv2-3) Isto é, mostrar-te o que é o amor, como é amar e o aconchego e segurança que nos traz o amor.

Difícil:"E mar. Amar: as coisas perigosas" (v8) Neste verso , o sujeito lírico, através do jogo fónico "mar" e "amar" e da intertextualidade com Camões em "Os Lusíadas", transmite ao leitor a ideia de que , tal como o mar tem perigos mas é amado e querido pelos portugueses, também nós, apesar dos seus perigos, devemos amar.

Recursos expressivos

Metáfora"Contar-te o amor ardente/ e as ilhas que só há no verbo amar." (vv 2-3) Neste verso, as ilhas são vistas como um ponto de estabilidade no meio do mar, isto é, face à agitação e turbulência do mar, símbolo do amor ardente e intenso, as ilhas são a calmaria e aconchego que este sentimento por vezes nos traz.

Anáfora"Contar-te" (vv 1, 4, 6, 9, 11 e 13) Retrata o intenso desejo do sujeito poético de transmitir ao remetente tudo o que sabe sobre o amor e a paixão.

Recursos expressivos

Antítese"...mar ardente…" (v13) O recurso à antítese é usado com o intuito de opor a frieza do mar com a ardência e intensidade do fogo, permitindo ao leitor perceber a dualidade do amor entre o calor e o frio, isto é, entre os bons e maus momentos.

Repetição"...longamente longamente." (v4) Através do uso da repetição, o sujeito poético, mostra a sua vontade de estar presente do seu remetente, ou seja, "contar te longamente longamente" traduz a vontade de falar durante bastante tempo sobre algo extenso e infinito, como o amor.

A B C B C A C A D E D A C A

Con|tar|-te lon|ga|men|te as| pe|ri|go|sas coisas do mar. Contar-te o amor ardente e as ilhas que só há no verbo amar. Contar-te longamente longamente. Amor ardente. Amor ardente. E mar. Contar-te longamente as misteriosas maravilhas do verbo navegar. E mar. Amar: as coisas perigosas. Contar-te longamente que já foi num tempo doce coisa amar. E mar. Contar-te longamente como dói desembarcar nas ilhas misteriosas. Contar-te o mar ardente e o verbo amar. E longamente as coisas perigosas.

Análise formal

Estrutura estrófica: 2 quadras e 2 tercetos - soneto Estrutura métrica: 10 sílabas métricas - decassílabo Estrutura rimática: Rima cruzada na 2ª estrofe Rima interpolada nas estrofes 1, 3 e 4

Tópicos de conteúdo de análise na poesia contemporânea

Representações do contemporâneo: luta pela liberdade e denúncia dos horrores da Guerra Colonial antes e depois do 25 de AbrilTradição literária: Camões (epopeia e poesia lírica) e cantigas de amigo Figurações do poeta: o poeta como um ser empenhado socialmente Arte poética: a poesia como arma ao serviço da denúncia e da liberdade - o poeta engagé Linguagem, estilo e estrutura: musicalidade (poeta próxima do canto)

+ info

Opinião

Face à visão atual da nossa geração em relação ao amor e como este é demonstrado, achamos por bem aprofundarmo-nos no tema através dos versos de Manuel Alegre.Através da leitura inicial do poema, podémos perceber a forma diferenciada que o autor tem de retratar este sentimento. Deste modo, devido à facilidade que tivemos em ver o nosso dia a dia espelhado em versos, rimas e trocadilhos, escolhemos o poema "coisa amar".

+ info

Bibliografia

Da estrutura rimática:https://prezi.com/-exqji7wuro_/quotcoisa-amarquot-de-manuel-alegre/https://prezi.com/p/ul9t0ouujahy/coisa-amar-de-manuel-alegre/