Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A Pressão Atmosférica e os Tipos de Tempo em Portugal VIDEO

Luana Arruda

Created on May 13, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Santa’s Sleigh Christmas video

Happy Holidays Video

Elves Christmas video

HALLOWEEN VIDEO MOBILE

Halloween Illustrated Video

Halloween video

Birthday Party Invitation

Transcript

A Pressão Atmosférica e os Tipos de Tempo em Portugal

Introdução:

Este trabaho aborda a pressão atmosférica e os varios tipos de tempo em Portugal. Ao longo do trabalho vou apresentar varios subtemas do que este mesmo aborda, e tenho como objetivo explicar estes dois temas importantes.

Ciclo Hidrológico

Ciclo da Água

O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

O ciclo da água é importante porque garante que essa substância circule pelo ambiente, suprindo as necessidades dos seres vivos e sendo fundamental para atividades humanas como geração de energia, produção agrícola e até mesmo lavagem de roupa e louça. Entretanto, é importante destacar que, apesar de o ciclo da água garantir que essa substância circule no meio constantemente, isso não garante que não possa faltar água. Isso ocorre pelo fato de que o ciclo da água é complexo e pode ser afetado por diversos fatores, como o vento, que podem fazer com que a água que evaporou em uma área seja precipitada em outras.

Pressão atmosferica

Pressão atmosferica

Pressão atmosférica ou pressão barométrica é a força exercida, por unidade de área, pela coluna de ar atmosférico acima de nós. A pressão atmosférica pode ser dada em diversas unidades, sendo as mais comuns o atm (atmosfera) e o pascal (1 atm = 1,01.105 Pa). Além disso, a pressão atmosférica é uma grandeza escalar resultante da colisão entre inúmeras moléculas presentes no gás atmosférico e os corpos inseridos nesse gás.

Pressão atmosférica e altitude

A pressão atmosférica varia com a altitude, sendo maior ao nível do mar e menor em regiões mais altas. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 1 atm ou 101.325 Pa. A unidade utilizada para pressões é o pascal (Pa), equivalente a newton por metro quadrado (N/m²).

Pressão atmosférica e temperatura

A Lei de Gay-Lussac explica que pressão e temperatura são diretamente proporcionais em gases. Aumento de pressão leva a aumento de temperatura. Isso explica porque em elevações mais altas a temperatura tende a ser menor.

Pressão atmosférica e Humidade do ar

As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos. Com o ar humido possui mais moleculas de vapor de água, que sãpo mais leves, o ar torna se menos denso, pelo que a pressão diminui

O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica de um dado local é o barômetro, que realiza a medição em mb (milibares). A pressão média da Terra é de 1013mb.

Evidências da pressão atmosférica

A pressão atmosférica pode ser constatada de várias formas, como através do uso de um canudo para sugar líquidos e de embalagens que são deformadas quando o ar é retirado.

Experimento de Guericke

O físico Otto van Guericke constatou a existência e intensidade da pressão atmosférica por meio do experimento com os hemisférios de Magdeburgo. Ele descobriu que nem 50 homens ou 24 cavalos conseguiram separar os hemisférios devido à grande pressão atmosférica.

Tipos de Tempo em Portugal

Temperatura média anual
Precipitação acumulada anual

A análise espacial baseada nas normais de 1961/90 mostra a temperatura média anual a variar entre cerca de 7°C nas terras altas do interior norte e centro e cerca de 18°C no litoral sul. Com base nos mesmos dados mostra-se que a precipitação média anual tem os valores mais altos no Minho e Douro Litoral e os valores mais baixos no interior do Baixo Alentejo. O clima de Portugal Continental, segundo a classificação de Koppen (indica os tipos de clima) , divide-se em duas regiões: uma de clima temperado com Inverno chuvoso e Verão seco e quente (Csa) e outra de clima temperado com Inverno chuvoso e Verão seco e pouco quente (Csb).

Clima de Portugal Continental, segundo a classificação de Koppen.

A figura apresentada corresponde as previsões de modelos numéricos em Portugal. Salienta-se que existe incerteza acrescida na previsão de eventos extremos de precipitação e vento, em especial no caso de modelos de grande detalhe espacial (p. ex. AROME - modelo de previsão numérica de área limitada de grande resolução, desenvolvido e mantido por Portugal em parceria com os serviços meteorológicos da Europa e do Norte de África.

fevereiro

janeiro

abril

março

Temperaturas até 2020 de portugal

Precipitação até 2019 de Portugal

Conclusão:

Podemos concluir que a pressão atmosférica exerce em todos nós em todos os sentidos e em quaisqueres direções e que Portugal tem um tipo de clima temperado.

Bibliografia:

https://www.ipma.pt/pt/index.html Manual Caderno diario https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm

Fim