Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Formas de minimizar a chuva ácida
Aluno Diogo Ribeiro Fernandes
Created on May 13, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Formas de minimizar a chuva ácida: Redução da emissão de poluentes atmosféricos
Feito por: Bruno Leonardo, nº4 Diogo Fernandes, nº5 João Ferraz, nº12 Tomás Fernandes, nº26
Índice:
- O que são chuvas ácidas e como se formam.
- Principais gases poluentes responsáveis pela chuva ácida.
- Os efeitos das chuvas ácidas.
- Formas de diminuir/controlar a chuva ácida:
- Medidas aplicadas a nível mundial para o controlo da poluição atmosférica.
- Medidas aplicadas a nível nacional para o controlo da poluição atmosférica.
- Conclusão.
- Vídeo.
- Webgrafia.
O que são as chuvas ácidas e como se formam
- As chuvas ácidas são um problema ambiental que atinge diversas partes do mundo. São causadas, maioritariamente, pela libertação de gases poluentes para a atmosfera, que assim que reagem com a água e outros compostos químicos que existem no ar da nossa atmosfera, formam ácidos (como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico).
Principais gases poluentes responsáveis pela chuva ácida
- Entre os gases poluentes que são libertados para a atmosfera, os principais que causam chuvas ácidas são o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogénio (NOx), sendo emitidos por fontes naturais (ex: vulcões), e por atividades realizadas pelo ser humano (ex: queima de combustíveis fósseis em veículos e indústrias).
- Estes gases poluentes podem movimentar-se por longas distâncias, tendo impacto em regiões distantes do local de origem de emissão.
Os efeitos das chuvas ácidas
- As chuvas ácidas podem causar diversos impactos negativos no meio ambiente, tais como a acidificação dos solos, corpos d' água (acumulação significativa de água), danos a ecossistemas aquáticos e terrestres, degradação de construções e monumentos, bem como dificuldades respiratórias em seres humanos e animais.
- Podem também dificultar o crescimento das plantas, modificar o pH do solo, e ainda corroer metais e materiais de construção (aumentando os custos para fazer a manutenção e reduzindo o tempo que esses materiais duram).
Formas de diminuir/controlar a chuva ácida
- Para reduzir a formação de chuvas ácidas, é necessário adotar medidas que controlem as emissões dos gases poluentes responsáveis pela sua formação. Podem ser tomadas medidas tanto a nível empresarial e governamental como a nível individual.
- Entre essas medidas, estão:
Uso de fontes de energia mais limpas e renováveis
- Como o uso de combustíveis fósseis é um dos principais motivos da formação das chuvas ácidas, precisamos de reduzir a sua utilização e usar fontes de energia mais limpas e renováveis.
- A energia solar é uma opção bastante praticável, podendo instalar painéis solares nas nossas casas, em empresas e em instalações públicas. Em desertos e em zonas com alta exposição solar, podem ser construídas centrais solares, gerando uma elevada quantidade de energia para abastecer as redes elétricas.
Uso de fontes de energia mais limpas e renováveis (continuação)
- Outra fonte de energia que ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes é a energia eólica. Podemos instalar turbinas eólicas em zonas onde o vento é forte, e a energia é produzida através do movimento das pás da turbina. Esta energia é também cada vez mais praticável para obtenção de energia em elevadas quantidades.
- Os automóveis são das maiores fontes de emissão de gases poluentes, pois utilizam combustíveis fósseis. Para resolver esse problema, a alternativa é utilizar carros elétricos, que não emitem gases poluentes na condução, usando a eletricidade gerada pela energia solar e eólica para abastecer esses carros. Os veículos híbridos são outra alternativa, pois têm um motor a combustão com um motor elétrico, reduzindo as emissões de gases poluentes
Políticas públicas e regulamentações
- Para reduzir as emissões de gases poluentes para a atmosfera, as políticas públicas e as regulamentações podem ser fundamentais, pois os governos podem adotar medidas para instruir à adoção de fontes de energia renováveis e a consequente redução de emissão de gases poluentes, como designação de objetivos de redução de emissões e inserção de programas de incentivo fiscal.
- Também é necessário que as empresas e os veículos sejam regulamentados quanto às emissões de poluentes, definindo limites máximos e incentivando à utilização de tecnologias de controle de emissões, como por exemplo os catalisadores e os filtros de partícula.
Educação ambiental
- A educação ambiental é importante para levar à sensibilização sobre as chuvas ácidas e incentivar à adoção de soluções mais sustentáveis. As pessoas precisam de estar informadas acerca dos problemas das chuvas ácidas e de estar incentivadas para atuar de uma maneira mais sustentável no dia-a-dia.
- A diminuição do consumo de energia, a utilização de transportes públicos, bicicletas ou veículos elétricos e híbridos, a adoção de práticas de reciclar os resíduos e a redução do consumo de produtos que utilizam combustíveis fósseis para serem fabricados são algumas das medidas que podem ser adotadas a nível individual.
Medidas aplicadas a nível mundial para o controlo da poluição atmosférica
A nível global, diversos acordos e protocolos foram estabelecidos para combater a poluição atmosférica e as suas consequências, incluindo as chuvas ácidas, como: - Protocolo de Montreal (1987), que pretende a redução da emissão de substâncias que destroem a camada de ozônio, o que indiretamente auxilia no controle das chuvas ácidas. - Protocolo de Quioto (1997), que quer alcançar a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, incluindo os poluentes responsáveis pelas chuvas ácidas, por meio de metas de redução estabelecidas para países industrializados.
Medidas aplicadas em Portugal para o controlo da poluição atmosférica
- Em Portugal, têm sido tomado medidas como:
- Promover as energias renováveis: Investimentos em parques eólicos e solares para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. - Legislação ambiental mais rigorosa: Implementação de normas e regulamentos para controle de emissões industriais e veiculares, estabelecendo limites máximos de emissão de poluentes. - Incentivo à mobilidade sustentável: Estímulo ao uso de transportes públicos, compartilhados e não poluentes, além da criação de infraestruturas favoráveis à mobilidade ativa, como ciclovias e calçadas.
Conclusão:
- Com este trabalho, podemos concluir que as chuvas ácidas são um grande problema que ameaça os ecossistemas da Terra e a vida humana, causadas por diversos gases poluentes.
- Para diminuir o impacto desse problema, é necessário tomar medidas, como o uso de energias mais limpas e renováveis, políticas públicas e regulamentações, e ainda a educação ambiental.
- A nível global e a nível nacional, já têm sido estabelecidos acordos e protocolos para combater o problema da poluição atmosférica, mas temos que continuar a arranjar soluções para o bem-estar do planeta.
Vídeo:
Webgrafia:
- Agência Portuguesa do Ambiente. Disponível em: https://apambiente.pt/ar-e-ruido/protocolo-de-montreal-ods. Consultado em: 13 de maio de 2023.
- Agência Portuguesa do Ambiente. Disponível em: https://apambiente.pt/clima/protocolo-de-quioto. Consultado em 13 de maio de 2023.
- Organização Mundial da Saúde (OMS). Disponível em: https://www.who.int/health-topics/air-pollution#tab=tab_1. Consultado em 13 de maio de 2023.
- Iberdrola. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/chuva-acida. Consultado em 13 de maio de 2023.
- Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Disponível em: https://www.epa.gov/acidrain/what-acid-rain. Consultado em 13 de maio de 2023
- Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Disponível em: https://www.epa.gov/acidrain/effects-acid-rain. Consultado em 13 de maio de 2023.
- Diário da República Eletrónico. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/78-2004-218329. Consultado em 13 de maio de 2023.
- Linkedin. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/inova%C3%A7%C3%A3o-e-transi%C3%A7%C3%A3o-mais-eficiente-sustent%C3%A1vel-para-samuel. Consultado em 13 de maio de 2023.