Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O recreio

RODRIGO MIGUEL OLIVEIRA CARVALHO

Created on May 13, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Dossier

Essential Business Proposal

Essential One Pager

Akihabara Dossier

Akihabara Marketing Proposal

Akihabara One Pager

Vertical Genial One Pager

Transcript

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro
Feito por
  • Rodrigo Carvalho N15
  • Pedro Macêdo N13

Bibliografia

De Mário de Sá-Carneiro

Autor: Mário de Sá-Carneiro Informações biográficas fundamentais : Data de nascimento: 19 de maio de 1890 Local de nascimento: Lisboa, Portugal Data de morte: 26 de abril de 1916 Principais obras: "Dispersão" (1914), "A Confissão de Lúcio" (1914), "Céu em Fogo" (1915), "Indícios de Oiro" (1916).

O tema do poema "O Recreio" é a infância e a efemeridade dos prazeres e alegrias infantis.

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro

(O Recreio) Nesta manhã de sol o recreio está cheio. Há nele encantos vãos, como nos brinquedos, Gozam as crianças felicidades breves Sem consciência ainda dos prazeres. Há nesse alvoroço a festa dos brinquedos, Aqui quebra uma espada, ali fere-se um dedo. E enquanto uns saltam a corda, os outros, mudos, Se agrupam temerosos de uns cães vadios. Sente-se um cheiro a tinta, e a solas de algibeira Entre risos e mágoas passam estampas, Indecisos, vagos, uns papeis pintados. E de um lado a outro, apressados e a esmo, Correm meninos, saltam, gritam, caem Nos seus passos infantis e barulhentos.

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro
Divisão temática do poema

O poema pode ser dividido em três partes temáticas: 1ª parte: A descrição do recreio cheio de crianças e brinquedos. 2ª parte: O alvoroço, os acidentes e os medos que permeiam o recreio. 3ª parte: A vivacidade e a agitação das crianças em suas brincadeiras.

Conteúdo de cada parte através de expressões-chave: 1ª parte: Encantos vãos, brinquedos, crianças, felicidades breves. 2ª parte: Quebra de espada, ferimento no dedo, temor dos cães vadios. 3ª parte: Saltos, gritos, quedas, passos infantis, barulho.

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro

expressividade desses recursos presente na transmissão das ideias do poema.

A divisão entre as partes pode ser identificada pela mudança de foco e de elementos descritivos presentes em cada uma delas.

A primeira parte estabelece a atmosfera de alegria e encanto do recreio. A segunda parte introduz elementos de perigo e medo, criando um contraste com a inocência das crianças. A terceira parte retoma a vivacidade e a agitação, destacando as brincadeiras e movimentação das crianças.

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro

expressividade desses recursos presente na transmissão das ideias do poema.

As emoções predominantes no poema são alegria, brevidade, medo e agitação. O sujeito poético transmite a efemeridade dos prazeres infantis, a inocência das crianças e o contraste entre a felicidade e a vulnerabilidade.

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro
número de estrofes ,esquema rimático e análise da métrica
  • Número de estrofes e sua classificação:O poema possui uma única estrofe.
  • Esquema rimático e tipos de rima:O esquema rimático do poema é ABAB. As rimas são interpoladas
  • .Análise da métricaA métrica do poema é variada, com versos de diferentes tamanhos e ritmos. Não há um padrão fixo de número de sílabas métricas por verso.

O recreio

De Mário de Sá-Carneiro

As metáforas e metonímias utilizadas pelo autor fornecem imagens vívidas e sensoriais, enriquecendo a descrição do ambiente do recreio e a experiência infantil. Os verbos de ação contribuem para transmitir a energia e a dinamicidade das brincadeiras. A rima e a métrica ajudam a criar um ritmo poético que amplifica a expressão das emoções e a enfatizar certas palavras e ideias.

  • Utilização de metáforas para descrever os brinquedos e acidentes no recreio: Encantos vãos, quebra de espada, fere-se um dedo.
  • Utilização de metonímia para representar as atividades artísticas das crianças: Cheiro a tinta, papeis pintados
  • Verbos de ação que expressam a vivacidade e a agitação das crianças: Saltam, gritam, caem.
  • A rima e a métrica contribuem para a expressividade do poema: Rimas e ritmo.