Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
INFOGRAFIA RIO MONDEGO - GGF
Ester Rodrigues Souza Silva _a20220524
Created on May 12, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Education Timeline
View
Images Timeline Mobile
View
Sport Vibrant Timeline
View
Decades Infographic
View
Comparative Timeline
View
Square Timeline Diagram
View
Timeline Diagram
Transcript
rio mondego
Ester Rodrigues Souza Silva N9 - 10LH4
01
02
O que é?
como é dividido?
O Rio Mondego é o quinto maior rio de Portugal tendo 258,3km sendo o primeiro rio que tem sua extensão completa no território português.
Nasce na Serra da Estrela em uma Altitude de 1525m.Sua foz é o oceano Atlântico juntamente com a cidade Figueira da Foz
03
BARRAGEM
A bacia hidrográfica do Mondego encontra-se bastante regularizada, intervenções que aconteceram sobretudo a partir da década de 80 durante a qual foram construídas no troço principal duas grandes barragens para produção hidroelétrica, Aguieira (a 86 km da foz) e Raiva (a 80 km da foz), seis barragens com usos múltiplos (1.6-89 hm3), e vários açudes de pequenas dimensões.
04
Seus afluentes e suas fronteiras
Seus afluentes principais tem na margem direita o rio Dão e na esquerda os rios Alva, Ceira, Ega, Arunca e Pranto.Serve de Fronteira de Viseu ao Norte, Guarda e Coimbra ao Sul
05
REGIME FLUVIAL
Caracterizado como pluvial-nival, ou seja, sua vazão é influenciada principalmente pelas chuvas e pelo degelo das montanhas na primavera e no verão. Durante o inverno e o outono, as chuvas são mais intensas e constantes, o que aumenta a vazão do rio. Já na primavera e no verão, ocorre um derretimento gradual das neves nas montanhas, o que mantém um fluxo constante de água no rio.
06
PERFIL LONGITUDENAL
O rio Mondego apresenta várias curvas ao longo do seu curso, formando meandros, principalmente na região entre Penacova e Coimbra.