Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

BEYONCÉ

Horizontal infographics

ALEX MORGAN

Horizontal infographics

GOOGLE - SEARCH TIPS

Horizontal infographics

OSCAR WILDE

Horizontal infographics

NORMANDY 1944

Horizontal infographics

VIOLA DAVIS

Horizontal infographics

Transcript

Episódios da vida romântica:Jantar do conde Gouvarinho(Cap. XII)

Contextualização

Importância

Crítica

Recursos expressivos

Personagens

Relação com outros episódios

Anteriormente: Carlos e Maria Eduarda já se conhecem e diariamente vêm-se um ao outro nas visitas de Carlos à casa dela para cuidar da filha desta. João da Ega volta de Celorico após ter-se exilado aí depois de ter sido descoberto a sua relação com Raquel Cohen. Carlos tenta afastar-se da Condessa de Gouvarinho, mas é convidado a jantar na casa desta e, com a insistência de Ega Carlos é forçando a ir. Acontecimentos: A caminho da casa dos Gouvarinho, Carlos descobre que Dâmaso anda a espalhar rumores exagerados sobre a relação entre ele e Maria Eduarda. Durante o jantar, Carlos tenta convencer a Condessa de que Dâmaso esteve a partilhar acontecimentos destorcidos sobre ele e Maria Eduarda e consegue convencer esta a acreditar que Dâmaso é um mentiroso. Depois de jantar, Carlos vai ter com Maria Eduarda e oferece-se para lhe comprar uma casa, usando este momento para declarar o seu amor.

Conde de Gouvarinho (Incompetente, retrógado, representa a incapacidade política portuguesa) Condessa de Gouvarinho(Imoral, adúltera, sensual e odeia o seu marido) Carlos da Maia (Romântico, apaixonado e ocioso) João da Ega (Realista, naturalista e apaixonado) Sousa Neto(Ignorante, inculto, incompetente e representa a incapacidade política) Mulher de Sousa Neto D. Maria da Cunha Baronesa de Alvim

Objetificação das mulheres: os homens da mesa discutem como as mulheres devem ser prendadas, referindo que as mesmas não são intelectualmente dotadas para conseguir discutir com um homem sobre assuntos políticos e culturais. O próprio Ega diz que mulheres apenas deviam saber cozinhar e amar. Falta de cultura por parte das pessoas em posições de poder: Sousa Neto, um membro do estado, desconhece Proudhon, um sociólogo e socialista utópico. Importação de modas estrangeiras: Sousa Neto revela o seu fascínio por tudo o que é estrangeiro

Este episódio reveste-se de suma importância pois é após o Jantar que Carlos toma a decisão de procurar Maria Eduarda e declarar o seu amor. Tem início, assim, a relação incestuosa entre ambos.

Jantar no Hotel Central: Crítica à literatura, à situação financeira do país e a mentalidade retrógada do povo português Jantar na Casa dos Gouvarinhos: Degradação de valores sociais, o atraso intelectual de Portugal e a mediocridade de algumas figuras da alta burguesia e da aristocracia são problemas observados no jantar Ambos tratam-se de uma reunião, onde persiste o aparato exterior a contrastar com a ignorância das classes dirigentes do País.

Os recursos expressivos presentes neste capitulo são a ironia, a hipálage, a comparação e metáfora.