Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

As formas típicas de relevo do litoral português

Francisco Guerreiro

Created on May 12, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Transcript

As formas típicas de relevo do litoral português (continente e arquipélagos)

Mateus SilvaFrancisco Guerreiro Tomás Santos 10ºG

Nas áreas de interseção entre o mar e os rios, as formas de relevo designam-se por fluvio-marinhas, pois têm dupla influência da água do mar e do rio, das marés e dos sedimentos de ambas as proveniências.

Praia

Acumulação de sedimentos não consolidados (areia, areão, cascalho, e/ou seixos) na área de contato entre o oceano e a parte continental, formada, pela ação conjunta das ondas, das concorrentes maritímas e das marés.

Duna

É uma monte de areia criado através de processos eólicos ou marítimos.

Restinga (ou cabedelo)

Depósito arenoso, de pequenas dimensões, que se encontra ligado a uma das margens do rio.

Laguna

Extensão de água salobra separada do mar através de um cordão arenoso.

Baía (ou concha)

Reentrância do mar no continente, semelhante a um golfo, mas com menor dimensão

Estuário

Parte terminal de um rio, constituída por um braço, que geralmente se alarga junto à foz.

Arriba

Costa alta, talhada pelo mar, de vertentes quase verticais (escarpadas) e constituída por rochas resistentes à erosão..

Cabo

Saliência da linha de costa que penetra no mar

Delta

Depósito fluvial junto à foz de um rio, geralmente em forma de leque, que ocorre quando a velocidade de deposição dos sendimentos é superior à velocidade de erosão.

Tômbolo

Forma que resulta da ligação de uma ilha ao continente através de um cordão de sedimentos (istmo) transportados e depositados pelas correntes marítimas.

Farilhão

Rochedo íngreme e vertical, localizado na costa, formado pela ação da erosão marinha.

Arco

Abertura curva numa artiba resultante da erosão marinha.

Gruta

Caverna na rocha originada pela erosão marinha.

Península

Extensão de terra rodeada de água por todo o lado, menos por um. A ligação ao continenete faz-se por meio de um istmo.

Ilha-Barreira

Faixa arenosa, geralmente estreita, comprida e pararela à costa, que resulta da acumulação de sedimentos transportados pelos rios e correntes marítimas.

Reentrâncias: como baías e estuários resultantes de antigos avanços do mar da existência de formações geológicas mais brandas e do assombramento de antigos vales Saliência: como os cabos que estão associadas a costa de arriba resultantes de antigas regressões do mar e de formações geológicas com maior resistência à ação erosiva do mar

Principais acidentes naturais no litoral

  • Haff- delta de Aveiro
  • Concha de são Martinho do Porto
  • Tômbolo de Peniche
  • Estuários de Tejo Sado
  • Lido de Faro

Haff- delta de Aveiro

Formação lagunar pouco profunda, que resulta da regressão marinha, da acumulação de sedimentos transportados pelo rio Vouga e da deposição de areias pelas correntes marítimas, que a ocidente formaram um cordão arenoso de norte para sul.

Concha de são Martinho do Porto

Pequena baía com uma estreita abertura para o mar, limitada por vertentes abruptas. Resultou de uma vasta baía cujas dimensões foram sendo reduzidas, devido à acumulação de sedimentos marinhos

Tômbolo de Peniche

Originou-se devido à ligação (istmo) de uma ilha ao continente, através da acumulação de sedimentos arenosos transportados pelas correntes marítimas.

Estuários de Tejo Sado

Os estuários do Tejo e do Sado resultaram da acumulação de sedimentos na parte terminal dos rios que lhe dão nome. São os principais acidentes da costa portuguesa.

Lido de Faro

Área lagunar, constituída por numerosas e pequenas ilhotas arenosas, rodeadas por extensos cordões de areia, envolvidos por canais que permitem a ligação ao mar.

Os cabos e principais portos de pesca e comerciais

  • Localizado na região de Lisboa, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do continente europeu. Embora não seja um porto de pesca, é uma área onde a pesca costeira é praticada e tem grande importância histórica e turística.

Cabo da Roca

  • Porto de Peniche: Situado na região central de Portugal, o Porto de Peniche é um dos principais portos de pesca do país. Além disso, o porto abriga uma significativa atividade comercial e de exportação de pescado.
Porto de Peninche
  • Porto de Matosinhos: Localizado no norte de Portugal, próximo à cidade do Porto, o Porto de Matosinhos é um dos principais portos pesqueiros e comerciais do país. É uma área onde a pesca costeira e a pesca oceânica são realizadas, e também abriga várias empresas de processamento de pescado. Além disso, o porto possui uma importante infraestrutura de transporte marítimo, permitindo o comércio e
exportação de mercadorias para outras regiões.

Porto de Matosinhos

O litoral português possui uma grande variedade de formas típicas que apresentam potencialidades distintas para o desenvolvimento de atividades e o suporte de migrações de espécies. A conservação desses ambientes naturais é fundamental para garantir a manutenção da biodiversidade e a sustentabilidade do desenvolvimento humano.

Atividades: pesca, aquicultura, turismo de natureza e desportos náuticos, caminhadas escalada, observação de aves... Migrações de espécies: descanso, alimentação, reprodução, nidificação,

Formas de relevo do litoral de portugal

Bibliografia

Lobato, C.; Pinho, R.; Oliveira, S. (2021) Geo.pt, 10oAno. Porto: Areal Editores.

FIM