Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Monumentos Naturais

Áreas Protegidas

Trabalho Realizado por: Maria Carvalho Nº10, Matilde Pina Nº15, Miguel Pina Nº16

No âmbio da disciplina de Ciências Naturais, fomos desafiados a explorar o tema Áreas Protegidas, mais concretamente, Monumentos Naturais. Nada melhor que começar por perceber o que são estes conceitos.

Introdução

O que são Áreas Protegidas?

As Áreas Protegidas, são espaços geográficos bem definidos e reconhecidos, com estatuto legal de proteção, que se destinam à manutenção e preservação da biodiversidade e da geodiversidade, dos principais ecossistemas e regiões naturais bem como, à valorização da paisagem.De acordo com o que se pretende salvaguardar as Áreas Protegidas podem ser de âmbito regional, local ou nacional e, classificam-se nas seguintes categorias: Parque Nacional, Reserva Natural, Parque Natural, Paisagem Protegida e Monumento Natural.

January

Rainiest

37ºC

120%

RH

October

Best month

Medium temperature

(Fonte: Instituto da Conservação da Natureza e Florestas)

Importância da Classificação

A classificação de um Monumento Natural visa a proteção dos valores naturais, nomeadamente ocorrências notáveis do património geológico, na integridade das suas características e nas zonas imediatamente circundantes, e a adoção de medidas compatíveis com os objetivos da sua classificação.

O que são Monumentos Naturais?

Um monumento natural é um tipo de área protegida que tem como objetivo a proteção e preservação de uma ocorrência ou elemento natural. Trata-se de sítios naturais raros e singulares com representatividade em termos ecológicos, científicos, culturais, estéticos e de grande beleza paisagística e que por esse motivo devem ser preservados de forma a que se mantenha a sua integridade.

  • Criação: Decreto Regulamentar n.º 7/2009, de 20 de maio.
  • Área: 965,38 ha.

Monumento Portas de Ródão

A nossa viagem leva-nos até, Portas de Ródão. Esta ocorrência geológica e geomorfológica, localiza-se nas duas margens do Rio Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa.

Referências: www.icnf.pt, www.wikipedia.pt e https://www.cm-vvrodao.pt

Obrigada pela vossa atenção

Características

Esta formação geológica resulta da interseção do rio Tejo com o relevo quartzítico da Serra das Talhadas. Neste local sobressai um estreitamento do vale que faz lembrar duas "portas", uma a norte e outra a sul. Nesta área destaca-se o geossítio que tem particularidades geológicas, geomorfológicas e paleontológicas.Esta forma de relevo e estes dados geológicos sugerem que antigamente o rio correria numa superfície acima do nível atual.

January

Rainiest

37ºC

120%

RH

October

Best month

Medium temperature

Fauna

Nas Portas de Ródão já foram observadas 116 espécies de aves, algumas raras ou em extinção. Destas destacam-se a cegonha preta (Ciconia nigra) e o milhafre real (Milvus milvus). Esta zona serve também de habitat à maior colónia de grifos em Portugal. É possível encontrar também alguns mamíferos como o javali (Sus scrofa), a raposa (Vulpes vulpes) e o veado (Cervidae).No rio encontramos ainda entre muitas espécies de peixes, o barbo (Barbus barbus), a perca (Perca) e a enguia (Anguilliformes).

Neste local de grande beleza natural é comum encontrarmos arbustos como o Rosmaninho (Anguilliformes), a Giesta (Genisteae) e o Zimbro (Juniperus communis) e, árvores como a Azinheira (Quercus ilex) , o Sobreiro (Quercus suber) e o Pinheiro Bravo (Pinus pinaster).

Flora