Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Costumes e tradições africanas

Sofia Santos

Created on May 11, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Costumes e tradições africanas

Sofia Santos e Matilde Nunes8ºD Agrupamento de escolas Afonso de Albuquerque

Índice

01

08

Introdução

Vídeo

02

09

A moda africana

Webgrafia

03

10

Página de agradecimento

Rituais e tradições

04

África Muçulmana/África Negra

05

Religião

06

Religião: Sufismo

07

Religião: Salafismo

Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.

Albert Camus

Introdução

As culturas africanas foram sempre representadas pelas manifestações artísticas e religiosas que surgiram no percurso das suas histórias. Cada povo é descrito pela sua própria língua, tradição, crença e hábitos, que os simbolizam como uma nação. Têm uma vasta ação cultural constante, que determinou-os com uma cultura rica e milenar.

INFO

A moda africana

A moda africana tem sido cada vez mais valorizada e reconhecida internacionalmente, com a presença de designers africanos em grandes eventos de moda. As suas roupas são reconhecidas pelas vibrantes cores, estampas e tecidos artesanais. Quando usamos roupas com o estilo africano precisamos de ter em atenção as cores e as estampas usadas. As cores e estampas africanas são muito mais do que simplesmente uma escolha estética. Cada cor e padrão tem um significado cultural profundo. Por exemplo, o amarelo representa a riqueza e o poder, enquanto o vermelho simboliza a vida e a paixão. Já o padrão xadrez é usado em muitas culturas africanas para representar a união e a comunidade.

INFO

Rituais ou tradições

O penteado das mulheres himba

O véu dos tuareg

Cerimónia Khweta

Os homens que habitam a região do Sahel e do deserto do Saara, vestem véu e turbante. Esses longos panos azuis servem para proteger do sol e da areia e são vistos como símbolo de masculinidade.

Esta cerimónia é praticada por vários tribos. É a maneira das crianças demonstrarem a sua viriilidade

As mulheres himba, etnia seminômade do noroeste da Namíbia, cultivam um penteado baseado em um creme (otjize)

INFO

INFO

INFO

Ritual de beleza das mulheres mursi

Ritual wodaabe

Crianças criadas pelos tios

Espécie de concurso de beleza masculina praticado pelos wodaabe, grupo étnico nômade que vive na região centro-oeste do continente. Os homens enfeitam-se e são julgados por mulheres de outra linhagem

Quando crianças do sexo masculino atingem 5 ou 6 anos na tribo do norte de Angola, Songo, são enviadas para viver com os tios maternos.

Etnia que vive no vale do rio O’mo, na Etiópia, aplica um disco no lábio inferior, podendo medir vários centímetros.

INFO

INFO

Os costumes e tradições da cultura africana são muito variados por causa das grandes e ricas culturas que esta nação mantém. Eles podem ser diferenciados, principalmente, em dois grandes grupos:

África Muçulmana

África Negra

O islamismo é a religião que possui o maior número de adeptos na África, seguido do Cristianismo.O Islã foi introduzido no continente africano pouco depois de seu surgimento, e diversos reinos islâmicos se estabeleceram no continente durante os períodos seguintes

A África Negra, também chamada de África Subsaariana, é a região da África que se encontra ao sul do deserto do Saara. Esta região é composta por 47 países (África do Sul, Angola, Cabo Verde...). Apesar de ser chamada de “berço da humanidade” e de “África verdadeira”, a África subsaariana é conhecida por ser a zona mais pobre do mundo.

Info

Religião

Apesar da colonização, a cultura tradicional africana persistiu. O avanço do Cristianismo não conseguiu eliminar os sistemas de crenças tradicionais. Cerca de 20% da população africana considera-se adepta de alguma religião tradicional. Muitos costumes ou tradições, mesmo entre indivíduos que se declaram cristãos ou muçulmanos, vêm dessas crenças tradicionais como:

  • Respeito pela ancestralidade e crença de que eles podem intervir no mundo.
  • Manipulação de forças do bem e do mal através do acesso a divindades (como os orixás).
  • Práticas rituais, como sacrifícios e orações, e uso de amuletos e talismãs.
  • Utilização de práticas tradicionais de cura, em caso de problemas de saúde.
  • Procura por curandeiros e feiticeiros.

Religião na África muçulmana

Sufismo

O Sufismo incide sobre os elementos místicos do Islã. Os crentes (sufis) desta religião esforçam-se para encontrar Deus através da meditação e da emoção. Os sufis podem ser denominados por sunitas ou xiitas. As cerimónias podem envolver cânticos, danças, meditação...Muitos sufis na África são sincréticos, praticando crenças folclóricas tradicionais. Os salafistas criticam os folcloristas sufis, pois dizem ter incorporado crenças "não-islâmicas" nas suas práticas (celebração dos vários eventos, visitando os santuários de "santos islâmicos", dançando durante a oração). A África Ocidental e o Sudão têm várias ordens sufis. A maioria dos ordens sufis na África Ocidental têm o papel de guia espiritual (marabu) ou de posse de poderes sobrenaturais, considerada como uma africanização do Islã. No Senegal e Gâmbia, o ramo do mouridismo diz possuir vários milhões de adeptos e tem atraído críticas pela sua veneração ao fundador - Amadou Bamba. O Tijani é a ordem Sufi mais popular na África Ocidental.

Religião na África muçulmana

Salafismo

Há relativamente pouco tempo, o salafismo começou a espalhar-se na África, resultando da presença de muitas Organizações Não-Governamentais (ONGs) muçulmanas (muçulmana Liga Mundial, a Assembleia Mundial da Juventude Islâmica, a Federação de Mab, escolas islâmicas...). Estas organizações salafistas, muitas vezes baseadas na Arábia Saudita, promovem o conservadorismo, e consideram o Islã sufi um "heterodoxo" e contrário ao Islã tradicional. Estas ONGs construíram mesquitas e centros islâmicos na África, e muitos são formadas por muçulmanos africanos puritanos, muitas vezes treinados no Oriente Médio. Também são oferecidas bolsas de estudo para ampliar o salafismo.

Video

História da cultura africana

Webgrafia

  • https://salaovirtual.org/a-historia-da-moda-na-africa/
  • voupassar.club/cultura-africana/
  • https://www.todoestudo.com.br/historia/cultura-africana
  • https://www.significados.com.br/cultura-africana/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%81frica

Obrigada!