Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

teoria etológica- teorias do desenvolimento

tiagosantos15536

Created on May 11, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

teoria etológica

teorias do desenvolvimento humano

o que é a etologia?

  • Em Zoologia, Etologia é a especialidade da biologia que estuda o comportamento animal

Jonh Bowlby

Nasceu em londres, no Reino Unido, em 1907. Psicólogo e Psiquiatra, centrou a sua investigação no comportamento infantil. Os seus estudos salientam a importância das relações de vinculação e a privação dos cuidados maternos no desenvolvimento do individuo. Morreu aos 83 anos, na ilha de Skye, no Reino Unido em 1990.

o que é a Vinculação

Esta noção de vinculação afasta-se da ideia de que a relação mãe-bebé possui uma natureza estritamente (ou maioritariamente) fisiológica. Ou seja, a relação entre a progenitora e o bebé está para além da satisfação das necessidades alimentares e de conforto físico. É, de igual modo, uma relação de natureza afetiva, com consequências significativas no desenvolvimento físico, psicológico e intelectual do bebé

Tipos de Vinculação

Vinculação segura - aquela que se estabelece através de uma relação bem conseguida entre o adulto e o bebé, ou seja, em que o adulto fornece e constitui uma base de segurança para o bebé, conferindo-lhe espaço para ganhar a sua autonomia, mas, sem que se sinta só. Neste caso, as observações de Bowlby mostram que o bebé adquire competências de exploração do ambiente que o rodeia, sente-se confiante com a presença da figura de vinculação e triste quando afastada, retornando ao conforto e confiança aquando do seu regresso. Estes factos mostram que a relação de vinculação segura constitui a mais favorável ao crescimento saudável (sobretudo emocional e cognitivo) do bebé, que se desenvolve confiante, autónomo e equilibrado.

Tipos de Vinculação

Vinculação insegura-evitante - resulta de uma relação irregular entre a figura de vinculação e o bebé, isto é, o bebé cresce com indiferença afetiva face ao cuidador, reagindo de modo semelhante perante este ou outras figuras desconhecidas. O bebê explora o ambiente circundante, mas sem confiança ou autoestima consolidada, manifestando indiferença diante do sucesso ou insucesso na realização de qualquer tarefa. A excessiva independência face à figura de vinculação pode traduzir-se num desenvolvimento pouco estável das competências afetivas e intelectuais.

Tipos de Vinculação

Vinculação insegura-resistente/ambivalente - resulta de uma relação em que o bebé cresce sem a sensação de confiança e segurança porque as reações da figura de vinculação são inconsistentes (excesso de apego ou indiferença), o que é gerador de sentimentos de desconfiança em relações futuras. A capacidade exploratória é mínima, a dependência face ao cuidador é elevada, conduzindo a dificuldades de autonomia. O bebé lida mal com a separação (e com um eventual regresso, daí a ambivalência) e desenvolve sentimentos de insegurança e frágil autoestima.

Qual a conceÇão de ser humana da teoria Etológica ?

  • A Conceção de ser humano assenta na relação da criança com a figura de vinculação e de que forma os seus cuidadores influenciam o seu desenvolvimento

Principios Fundamentais: Vinculação e conforto

Os laços de vinculação são como um pilar fundamental no desenvolvimento do indivíduo, destacando-se o carácter afetivo sobre a dimensão biológica. A natureza da relação mãe-bebé reveste-se de capital importância no desenvolvimento pessoal. Diferentes tipos de vinculação influenciam claramente o desenvolvimento do indivíduo.

Harry Harlow

Biografia- Harry Harlow nasceu em lowa, nos Estados Unidos da América, em 1905. As investigações deste psicólogo norte-americano em torno da importância do afeto mostram as consequências do isolamento social no desenvolvimento humano. Morreu aos 76 anos, em Arizona, nos Estados Unidos da América, em 1981.

experiência de Harlow

https://youtu.be/qjiioOmWnqg

Porquê é que acham que o macaco prefere a mãe felpuda á mãe de arame?

Trabalho realizado por: Tiago carvalho nº22 Rafaela Gonçalves nº20 Maria Carolina Silva nº16 Mariana Gonçalves nº 18 Inês mendez nº 11

Disciplina: Psicologia Professora: Elza Coelho

Obrigado pela vossa atenção!