Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Realizado por: Vitor Silva nº20 12ºJ

start

TRABALHO

GREGO

6. Escrita em caracteres maiúsculos

5. Escrita de uma frase em língua grega

4. Palavras de origem grega/expressões existentes na língua portuguesa

3. A obra Édipo Rei

2. Vida e obra de Sófocles

1. Localização e características de um teatro grego

Indice

Localização e características de um teatro grego

Localizado a cerca de 130 km de Atenas, em Argólida, o Teatro Epidauro foi construído no século IV a.C. e ficou famoso por conta da sua acústica perfeita, graças à sua arquitetura. Teatro, do grego theatron que significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”, e tem sua origem nas festividades realizadas Dionísio, divindade grega das festas, fertilidade, vegetação e vinho, onde tais celebrações que duravam dias, eram regadas a cantos e danças que utilizavam máscaras, fantasias e representações. A partir destas festas (Dionisíacas), com maior elaboração e complexidade, surge a tradição do teatro.

Sófocles (Σοφοκλῆς) nasceu em 496 a.c. em Colono, perto de Atenas. Era de família abastada, mas não aristocrática, e o pai chamava-se Sófilo. Viveu sempre em Atenas e lá morreu. Bem-apessoado, afável, consta que foi amigo de Péricles e de Heródoto. Em agradecimento pelo serviço prestado à divindade, foi honrado como um herói após a sua morte. Estreou em 468 a.c. nas Dionísias Urbanas com a tragédia Triptólemo. Os testemunhos antigos atribuem-lhe cerca de 120 tragédias e dramas satíricos. Os enredos de todas as tragédias sofoclianas provêm da mitologia grega; o drama satírico Rastreadores foi, no entanto, inspirado por um antigo hino homérico a Hermes, tradicionalmente atribuído a Homero.

Vida e obra de Sófocles

Quando chega a Tebas, a sua cidade natal, Édipo depara-se com uma esfinge que propunha um desafio até então nunca solucionado. Por ter resolvido a questão colocada pela esfinge, Édipo é considerado um herói e é declarado o novo rei de Tebas, casando-se com a própria mãe e concretizando a segunda parte da profecia. Diante de grave epidemia, o rei consulta o Oráculo de Delfos e descobre que a causa da peste é a presença na cidade do desconhecido assassino de Laio. Ao investigar a morte do antigo rei, ocorrida anos antes, Édipo acaba descobrindo que Laio era seu pai e estava casado com a própria mãe. Jocasta, desesperada, se mata; Édipo cega a si mesmo e parte para o exílio.

Edipo Rei é talvez a mais célebre e a mais representada das tragédias gregas. Tanto o filósofo Aristóteles, na Antiguidade, quanto os dramaturgos franceses do século XVII a consideravam a tragédia mais bem construída e mais bem estruturada de todas. O protagonista Édipo é condenado à morte quando ainda era um bebê. O seu pai, o rei Laio, havia ouvido de um oráculo de Delfos que o filho algum dia o mataria e desposaria a própria mãe, a rainha Jocasta. Perturbado com a revelação, o rei julgou que a melhor solução seria matar o menino antes que a profecia se realizasse. Diante da decisão, um pastor é convocado pelo rei para matar Édipo. Com pena, o pastor desobedece às ordens e leva o bebê para casa. Por ser muito pobre, a família do camponês não consegue reunir condições de criar Édipo e acaba doando-o. O bebê vai finalmente parar nas mãos de Políbio, o rei de Corinto, que passa a tratá-lo como próprio filho. O rapaz cresce e recebe a revelação perturbadora de que havia sido adotado. Transtornado com a notícia, Édipo sai desvairado. Na ocasião encontra numa encruzilhada com o pai biológico (que desconhecia) e com mais alguns acompanhantes. Furioso, tem um surto de raiva e acaba matando aquelas pessoas. É desse modo que a primeira parte da profecia se realiza

A obra Édipo Rei

το τθεατρον εστιν καλος

Escrita de uma frase em língua grega

  1. PLATEIA (πλατεα) – ao que tudo indica, deriva do Grego platea, “largo e plano”. Inicialmente designava o lugar onde ficavam os músicos e se estendeu depois, em prédios diferentes dos teatros gregos, à parte onde tomam assento os espectadores.
  2. COMÉDIA (κομοιδια) – do Grego komoidia, “espetáculo divertido, comédia”, de komodios, “cantor em festas”, de komos, “festa, farra”, mais oidos, “poeta, cantor”.

Palavras de origem grega/expressões existentes na língua portuguesa

"E por que motivo resolveste entregá-lo a este velho"

ΠΩΣ ΔΗΤ ΑΦΗΚΑΣ ΤΩ ΓΕΡΟΝΤΙ ΤΩΔΕ ΣΥ

Escrita em caracteres maiúsculos de uma fala/parágafo da obra

FIM