Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Reações Químicas FQ-M3

Alexia Samuel

Created on May 10, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vintage Advent Calendar

Professional Advent Calendar

Interactive Event Microsite

January School Calendar

Genial Calendar 2026

Annual calendar 2026

School Calendar 2026

Transcript

Reações químicas

Por Alessandra Samuel 17/19

Introdução

Aspectos qualitativos

Aspectos quantitativos

Introdução

A química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações. Uma das principais transformações que a matéria pode sofrer é a reação química, que ocorre quando uma ou mais substâncias se transformam em novas substâncias. Neste trabalho, irei abordar os aspectos qualitativos e quantitativos de uma reação química. No que diz respeito aos aspectos qualitativos, irei explorar o que é uma reação química, exemplos de reações químicas, a escrita e leitura de equações químicas, fatores que intervêm na velocidade das reações e alguns tipos de reações. Já no que se refere aos aspectos quantitativos, irei abordar o acerto de uma equação química, isto é, processo que permite determinar as proporções exatas das substâncias envolvidas em uma reação química.

Ao longo deste trabalho, será possível compreender melhor como as reações químicas ocorrem e como podem ser representadas, tanto qualitativa quanto quantitativamente.

Aspectos qualitativos

O que é uma reação química?

Uma reação química é um processo em que uma ou mais substâncias são transformadas em outras substâncias diferentes, com propriedades distintas das substâncias iniciais. Em outras palavras, é uma mudança química que envolve a quebra de ligações entre átomos e a formação de novas ligações entre eles, resultando em uma mudança na composição química das substâncias.

Exemplo: Quando hidrogênio (H2) e oxigênio (O2) reagem para formar água (H2O): 2H2 + O2 → 2H2O

Nessa equação química, os reagentes são hidrogênio e oxigênio, enquanto o produto é a água. A seta indica a direção da reação, que vai dos reagentes aos produtos. A numeração antes dos elementos químicos indica o número de átomos desses elementos em cada molécula.

https://notapositiva.com/wp-content/uploads/2019/06/h2o.png

Aspectos qualitativos

Escrita de uma equação química.

Equação química é representação qualitativa e quantitativa de uma reação química.

Elementos

As substâncias iniciais (reagentes) são escritas do lado esquerdo da seta e as fórmulas das substâncias finais (produtos) são escritas do lado direito da seta: Reagentes → Produtos 1º membro 2º membro

Símbolos

Existem símbolos que podem ser acrescentados na equação que indicam outros aspectos qualitativos. Ex: estados-> gasoso (g), sólido(s), líquido(l), etc.

Quantidade

A quantidade de cada substância é representada pelos coeficientes estequiométricos, que são números colocados na frente das fórmulas químicas. Os mesmos mostram-nos a proporção molar entre os reagentes e os produtos e são usados para garantir que a equação esteja balanceada, respeitando a conservação da massa.

Aspectos qualitativos

Conservação da massa
Leitura de uma equação química

Existem certos aspectos a levar em conta na leitura de uma equação química:

Lei de Lavoisier afirma que a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos. Ao ler uma equação química, verifique se a quantidade de átomos de cada elemento é a mesma nos reagentes e nos produtos. Isso mostra que a massa é conservada durante a reação.

Interpretação

Analisar os coeficientes para compreender a proporção entre as substâncias. Por exemplo, se você vê o coeficiente 2 antes de H₂O, isso significa que dois H₂O (moléculas de água) são formados na reação.

Coeficientes

Coeficientes estequiométricos e indicam a quantidade relativa de cada substância na equação. Eles podem representar o número de moléculas, átomos ou iões envolvidos.

Substâncias

Ao ler uma equação química, é importante identificar as substâncias envolvidas.

Aspectos qualitativos

Factores que intervêm na velocidade das reacções

Existem vários fatores que podem afetar a velocidade de uma reação química, incluindo:

  • Concentração dos reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de que eles colidam, o que pode aumentar a velocidade da reação.
  • Temperatura: o aumento da temperatura pode aumentar a energia cinética das moléculas, fazendo com que colidam com mais frequência e com mais energia, aumentando a velocidade da reação.
  • Superfície de contato: quanto maior a área de superfície dos reagentes, maior será a probabilidade de que eles colidam, o que pode aumentar a velocidade da reação.
  • Catalisadores: os catalisadores são substâncias que podem aumentar a velocidade de uma reação química, diminuindo a energia de ativação necessária para que a reação ocorra.
  • Luz: em algumas reações, a luz pode ser um fator importante, pois pode fornecer a energia necessária para que a reação ocorra.
  • Pressão: em reações gasosas, o aumento da pressão pode aumentar a concentração dos reagentes e, portanto, aumentar a velocidade da reação.

Aspectos qualitativos

Alguns Tipos de reações

Existem vários tipos de reações químicas nomeadamente:

  • Reação de síntese ou adição- A+B→ AB
  • eação de decomposição- AB→ A+B
  • Reação de substituição simples ou simples troca- A + BC → AC + B
  • Reação de dupla troca ou metátese- AB + CD → AD + CB
  • Entre outros vários tipos...

Aspectos quantitativos

Acerto de equações químicas
Porque temos de acertar as equações químicas?
Podemos acertar uma equação da seguinte forma:
  • Escrevemos o esquema de palavras que traduz a reação química.
  • Escrevemos a(s) fórmula(s) química(s) do(s) reagente(s) e produto(s) da reação.
  • Separamos o(s) reagente(s) do(s) produto(s) de reação por meio de uma seta que indica o sentido da reação. À esquerda da seta, escrevemos as fórmulas químicas dos reagentes. À direita, escrevemos as fórmulas químicas dos produtos de reação. Os reagentes e os produtos de reação separam-se com um sinal de +.
  • Contamos o número de átomos de cada elemento no(s) reagente(s) e produto(s) de reação.
  • Multiplicamos, se necessário, cada um dos reagentes e produtos de reação, por um número inteiro, de forma a que, o número total de átomos de cada espécie seja igual em cada um dos lados da equação.

Durante as reações químicas, ocorrem alterações nos corpúsculos. É devido a uma reorganização dos corpúsculos reagentes, que se formam os produtos da reação.

Estes produtos de reação são outros corpúsculos, nos quais existem os mesmos átomos dos reagentes, mas agrupados de forma diferente. As equações quimicas devem obedecer a lei da conservação da massa,lei de Lavoisier. Isto é, nuca podemos escrever uma equação química, onde o número de átomos de cada elemento não se mantém igual!