Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Arroz dourado

Tiago Nogueira

Created on May 9, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Tarot Presentation

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Transcript

Arroztransgénico Arroz dourado

Rodrigo Fernandes - nº 21 Tiago Nogueira - nº 23

2022/2023

Definição de transgénico

Um transgénico é um organismo, seja ele planta ou animal, no qual foram introduzidos um gene ou grupo de genes de outro organismo, através de engenharia genética, mudança essa que lhe vai conferir novas características. De acordo com o gene adicionado, o organismo pode tornar-se resistente a doenças, como pragas agrícolas, secas, e exposição a agrotóxicos, e aumentar o seu valor nutritivo.

Processos de introdução de DNA exógeno

Os processos mais utilizados para a introdução de DNA exógeno são a transferência mediada pela bactéria Agrobacterium tumefaciens e o bombardeamento de partículas ou biolística.

Transferência mediada pela bactéria Agrobacterium tumefaciens

Quanto ao primeiro, a bactéria Agrobacterium tumefaciens , está presente nos solos e infeta muitas plantas penetrando-se nelas através de feridas que causam tumores, tumores estes que surgem da transferência, integração e expressão de um segmento de DNA bacteriano nas células da planta. Este DNA, denominado T-DNA (DNA transferido), integra o plasmídeo indutor de tumores (Ti), responsável pela capacidade infeciosa da bactéria. Esta facilidade da Agrobacterium tumefaciens conseguir modificar as células vegetais serviu de base para a introdução artificial de novos genes em plantas, onde apenas é necessária a modificação do T-DNA, substituindo os oncogenes pelo gene(s) que se pretendem introduzir.

O bombardeamento de partículas ou biolística

O segundo método surgiu com o propósito de transformar organismos, como o trigo, que não é infetado pela Agrobacterium.Para esta técnica é usado um aparelho chamado canhão de partículas, que sobre células ou tecidos vegetais dispara minúsculas esferas de metal revestidas com DNA. Estas esferas são de ouro ou de tungsténio e têm diâmetro compreendidos entre 0,4 μm e 1,2 μm. Para fazer chegar o DNA até ao núcleo das células, os canhões de partículas usam pólvora, hélio ou ar comprimido, de modo a impulsionar as partículas sobre o material exposto a velocidades compreendidas entre os 300 m/s e os 600 m/s. Com isto, as tais micropartículas atravessam a parede celular e a membrana celular, introduzindo assim o DNA nas células.

Este método pode ser utilizado para transformar células em suspensão, tecido caloso ou até mesmo explantes.

Processo de elaboração de um transgénico

Na elaboração de um transgénico, é utilizada a tecnologia do DNA recombinante. Este processo pode ser descrito do seguinte modo: isolar um fragmento de DNA que contém o gene de interesse, cortando através de enzimas de restrição a parte desejada, o plasmídeo isola-se da bactéria, e as mesmas enzimas de restrição cortam o plasmídeo em partes complementares Às das extremidades do DNA desejado. De seguida, através de DNA ligase, une-se a porção de DNA com a característica desejada com o plasmídeo geneticamente modificado, originando o DNA recombinante.Após a obtenção do DNA recombinante, introduzimo-lo em bactérias vivas ou em meios de cultura com as mesmas, o que vai fazer com que as bactérias produzam uma nova proteína, de acordo com os genes da porção inicialmente isolada. No caso do transgénico que nós escolhemos, o arroz dourado, após a obtenção de uma célula do mesmo pretende-se realizar micropropagação vegetativa a fim de obter mais células transgénicas, cultivá-las e produzir plantas transgénicas adultas.

Interesse do arroz dourado

A deficiência da Vitamina A, bem como a malnutrição, de uma forma mais geral, são problemas cada vez mais comuns, nomeadamente em áreas com elevada densidade populacional. Uma das formas de combater esta situação, passa pela introdução nos hábitos de consumo de arroz dourado. Substituir o arroz branco por arroz dourado pode fornecer “89% a 113% e 57% a 99% das necessidades de Vitamina A recomendada para crianças em idade pré-escolar, no Bangladesh e nas Filipinas, respetivamente”. Para além do impacto na nutrição, a produção do arroz dourado é economicamente viável.

Bibliografia/Webgrafia Manual "Biologia 12" Parte 2 - 12ºano https://www.todamateria.com.br/dna-recombinante/