Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Poster EMAC
Joana Dias
Created on May 8, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Connectors Infographic
View
Essential Infographic
View
Practical Infographic
View
Akihabara Infographic
View
Interactive QR Code Generator
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
Transcript
Triadite felina
Joana DiasMaria Jõao Simões
Ana BarbosaCarolina Augusto
Síndrome que associa três distúrbios: colagiohepatite, enterite e pancreatite. São processos inflamatórios de desenvolvimento rápido, de origem infecciosa, autoimune ou físicos como a obstrução dos ductos. Surge devido à anatomia do ducto biliar e pancreatico, que sofrem anastomose ao se aproximarem do duodeno, no caso dos gatos. Esta disposição facilita o transporte das bactérias habitantes do intestino até ao ducto biliar e pancreático e à corrrente sanguínea, afetanto o pâncreas e o fígado, pela sua proximidade (PLURAL??).
pancreatite
É uma doença inflamatória do tecido exócrino pancreátco. Pode ser dividida em aguda e crônica, ambas se baseiam na análise histiopatológica, o que permitirá diferenciá-las. A etiologia ainda não é completamente compreendida, porém acredita-se que seja imunomediada, pois ocorre a ativação das enzimas pancreáticas que em vez de serem secretadas para o intestino delgado, para a (digestão), permanecem no pâncreas, começando, por isso, a ser digerido pelas enzimas. Embora uma infeção bacteriana ascendente também possa ser a causa em alguns casos. A pancreatite pode ser aguda onde não há alterações permanentes no tecido pâncreático ou crónica onde a inflamação do pâncreas é contínua e as alterações dos tecidos são irreversíveis (fibrose, atrofia), sendo esta é a forma reconhecida no complexo da tríade felina. Em casos mais graves, a lesão pode ocasionar hemorragia e necrose, elevando à morte. A diabetes mellitus pode aparecer secundariamente à pancreatite.
Complexo colangite-colangiohepatite
Colangite consiste na inflamação dos ductos biliares e colangiohepatite quando há envolvimento secundário de hepatócitos adjacentes.
Colangite-colangiohepatite crónica - Acomete felinos com idade média de nova anos e desenvolve-se a partir de infeções persistentes por trematódes e bactérias. Ocorre infiltrado inflamatório de neutrófilos e macrófagos ao redor dos ductos biliares e na tríade portal há infiltração de neutrófilos, linfócitos e plasmócitos. Ao contrário de CCH aguda, os gatos com CCH crónica poderão não parecer doentes.
Colangite-Colangiohepatite aguda - é o tipo mais comum, onde ocorre infiltração de neutrófilos no lúmen e no epitélio dos ductos. Acredita-se que surja através da colonização por bactérias ascendentes do ID. O microrganismo isolado mais comum é a Escherichia coli. Os sinais de CCH aguda são os mais evidentes de doença clínica, e podem ser: anorexia, pirexia, letargia, prostração, êmese e diarreia. Icterícia e hepatomegalia podem ser observadas, mas são menos frequentes.
Doença inflamatória intestinal (DII)
É uma doença crónica do trato gastrointestinal. A etiologia ainda não é muito conhecida, mas aponta-se para que seja multifatorial, uma vez que o principal mecanismo (na doença inflamatória) seja uma resposta imune inadequada a antogénios alimentares ou bacterianos apresentados à mucosa gastrintestinal.A infiltração celular resultante (inflamação) gera alterações da mucosa, culminando em má-digestão e má-absorção.
Sintomas
Tratamento
Diagnóstico
- Diarreia
- Anorexia
- Letargia
- Vómito
- Perda de peso
- Pirexia
- Desidratação
- Icterícia
- Aumento da sensibilidade abdominal à palpação
- Hepatomegália
- Ascite
- Analgesia
- Antieméticos
- Antibióticos (sem metabolização no fígado e de excressão biliar (???) - Metronidazol (efeito imunomoduladorr e evita a proliferação bacteriana e regula a flora intestinal
- Fluidoterapia
- Dieta hipoalergênica
- Suporte de nutrição enteral
- Probióticos
- Histórico clínico
- Análises ao sangue (hemograma e biquímicas)
- Urianálise
- Ultrassonografia dos três órgãos (pâncreas, fígado e intestino).
- Histiopatologia
Pancreatite - pode conduzir a vários problemas, dentre eles o déficit na produção de insulina, conduzindo o animal a um quadro de diabetes (pancreatite cronica). Quando a produção das enzimas fica desregulada, o pâncreas pode começar um processo de autodestruição, podendo também afetar o fígado e a corrente sanguínea, provocando dores intensas e até a morte do paciente. É uma doença inflamatória do tecido exócrino pancreátco. Pode ser dividida em aguda e crônica, ambas se baseiam na análise histiopatológica, o que permitirá diferenciá-las. Patogenia ainda não é completamente compreendida, porém sabe-se que ocorre a ativação das enzimas pancreáticas que em vez de serem secretdas para o intestino delgado para a digestão, permanecem no do próprio órgão, começando, por isso, a ser digerido pelas enzimas, causando inflamação e danos teciduais. ----(TIREI)Pensa-se que a inflamação tenha várias etiologias, como: dieta inadequada, obesidade, trauma abdminal, infeções virais, uso de certos fármacos (corticoesteroides) e predisposição genética.A pancreatite pode ser aguda ou crónica: Aguda: inflamação abrupta sem alterações permanentes nos tecidos do pâncreas; Crónica: inflamação contínua do pâncreas com alterações irreversíveis dos tecidos (fibrose, atrofia) pode ocorrer déficit na produção de insulina, conduzindo o animal a um quadro de diabetes.