Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Revolução Liberal Portuguesa

Fazer História

Created on April 29, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Timeline

Timeline video mobile

Timeline Lines Mobile

Major Religions Timeline

Timeline Flipcard

Timeline video

History Timeline

Transcript

O TRIUNFO DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS

A REVOLUÇÃO LIBERAL PORTUGUESA

1826

1ª Constituição portuguesa

Morte de D. João VI

Setembro 1822

1820

Revolução Liberal

1807

Partida família real para o Brasil

Outubro 1822

Independência do Brasil

1821

Regresso de D. João VI a Portugal

1832-34

Guerra Civil

1817

Morte General Gomes Freire de Andrade

1807

Partida família real para o Brasil

Napoleão Bonaparte lança o bloqueio continental que dizia que nenhum país podia fazer comércio com a Inglaterra sob pena de ser invadido. Como Portugal tinha uma aliança muito antiga com Inglaterra, não vai obedecer e as tropas francesas invadem Portugal por 3 vezes. Em 1807 dá-se a primeira invasão francesa tendo os franceses feito um tratado com Espanha ( tratado fontainebleau) para a divisão do território português. Para não arriscar a independência de Portugal, a família real parte da Ericeira para o Brasil onde estabelece a corte. Um exército inglês vem ajudar Portugal comandado por Welington. Depois das invasões o exército inglês permanece em Portugal, que na prática passa a ser governado pelo general inglês Bersford.

Para favorecer os interesses ingleses, Bersford usa a sua influencia para abrir os portos brasileiros aos navios ingleses e reduz as taxas alfandegárias que os produtos ingleses pagavam para entrar no Brasil. Estasa medidas levam à revolta da burguesia portuguesa.

1817

Morte General Gomes Freire de Andrade

Nasce no porto uma revolta comandada por Gomes Freire de Andrade que é denunciada. Os revoltosos são presos e condenados à morte por Bersford. Isto aumenta a revolta popular e cria-se no Porto uma organização secreta, o sinédrio chefiada por Manuel Fernandes Tomás para lutar por uma revolução liberal.

1820

Revolução Liberal

A 24 de agosto de 1820, inicia-se no Porto a revolução que se extende por todo o país. Os revoltosos juntam-se na junta provisional do governo, afastam os ingleses e organizam as primeiras eleições para as cortes constituintes, que tinham como objetivo criar uma constituição.

1821

Regresso de D. João VI a Portugal

A primeira medida das cortes constituintes foi a exigência do regresso a Portugal do rei D. João VI. O rei regressa, mas deixa o seu filho mais velho em seu lugar no Brasil.

Setembro 1822

1ª Constituição portuguesa

A primeira constitução portuguesa tomopu várias medidas: Abolição dos privilégios da nobreza e do clero. Abolição da inquisição e da censura. Nacionalizaram todos os bens do rei. É criada a primeira constituição (constituição de 1822) em que existe separação de poderes (judicial, executivo e legislativo) e a soberania popular (voto direto e universal).

Outubro 1822

Independência do Brasil

Nas Cortes estavam principalmente representantes da burguesia portuguesa, que não concordavam com a abertura dos portos brasileiros principalmente aos ingleses. Assim, pedem que seja restabelecido o Exclusivo Colonial no Brasil e exigem o regresso de D. Pedro a Portugal. A burguesia brasileira não concorda e D. Pedro resolve lutar pelos direitos do povo brasileiro e continuar no Brasil. Declara a independência do Brasil.

1826

Morte de D. João VI

Com a morte de D. João VI, o herdeiro natural seria D. Pedro. Este abdica do trono português em favor da sua filha D. Maria, que era menor, e promete-a em casamento a D. Miguel (irmão de D. Pedro, tio de D. Maria). D. Miguel ficaria como regente de Portugal até D. Maria ser maior. Em Portugal havia uma grande agitação: a burguesia estava revoltada por causa da independência do Brasil e a nobreza e o clero por terem perdido privilégios. Para acalmar a situação, D. Pedro concede a Portugal a Carta Constitucional de 1826, que reforçava os poderes do Rei (executivo e direito de veto). Estabelece ainda o voto censitário. D. Miguel vai jurar a Carta Constitucional, mas a pouco e pouco torna ao regime absolutista e começa a perseguir todos os liberais.

1832-34

Guerra Civil

Este é um parágrafo pronto para conter criatividade, experiências e grandes histórias.