Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
HISTORY PRESENTATION III
Leonardo Couto
Created on April 28, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
d.nUNO
ÁLVARES PEREIRA
começar
índice
1. Introdução
6. A Sua Morte
2. Quem foi D. Nuno?
7. Conclusão
3. O que fez ele de importante?
8. Webgrafia
------Fim-------
4. A Técnica do Quadrado
5. Como foi a vida dele pós-guerra?
1. Introdução
Neste trabalho vamos apresentar D. Nuno Álvares Pereira, uma grande personalidade de Portugal destacada pela suas técnicas militares!
2. Quem foi D. Nuno?
D. Nuno Álvares Pereira é considerado pelos historiadores portugueses um dos maiores estrategas portuguêses. Nasceu em 1360 e veio falecer em 1431. D. Nuno foi um grande estratéga pois ele sempre conseguiu vençer batalhas em que o exercito dele tinha menos soldados do que o inimigo.
D. Nuno Álvares Pereira
3. O que fez ele de importante?
Na crise de 1383-85, no reinado de D. João I, D. Nuno Álvares Pereira foi recrutado para ser marechal do exercito português, D. Nuno estriou a sua tática (a tática do quadrado) na Batalha de Aljubarrota, assim fazendo com que Portugal vencesse e continuasse independente. Com essa vitória enriqueceu e recebeu vários titulos pela sua coragem e estratégia. Além disso, D. Nuno foi um dos principais protagonistas na batalha de Atoleiros e contribuiu para a conquista de Ceuta.
4. A tática do Quadrado
D. Nuno tinha táticas muito boas e bastante avançadas para a época, tendo começado como estratega aos 17 anos. Uma das suas táticas mais conhecidas é a do quadrado, colocada em prática durante a batalha de Aljubarrota (1385), consistia em que a infantaria fosse disposta em formação de quadrado, formando a linha da frente e as alas um só corpo. A linha da frente era comandada pelo Condestável (D. Nuno) e nela estavam cerca de 600 lanças; na retaguarda, comandada por D. João I, estavam cerca de 700 lanças, besteiros e 2000 peões. Os restantes efetivos estavam nas alas, assim dando a ilusão de vantagem aos castelhanos. Batalha de Aljubarrota.
5. Como foi a vida dele pós-guerra?
Após a morte da sua mulher, D. Nuno tornou-se carmelita. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permaneceu até à sua morte, ocorrida em 1 de Novembro de 1431, com 71 anos, rodeado pelo rei e os seus infantes. Percorria as ruas de Lisboa e distribuía esmolas a quem precisava. No convento tinha um grande caldeirão usado pelos seus homens nas campanhas militares, onde se faziam refeições para os pobres. Estas ações levaram o povo a chamá-lo de Santo Condestável.
Com o estabilizar da paz com Castela, Nuno Álvares Pereira, que entretanto fora cumulado com sucessivas doações de terras e bens, vai dedicar-se a obras de bem-fazer. Em 1393 distribui muitas das suas terras pelos seus companheiros de armas. Estando ele viúvo desde 1388, em 1414 morre-lhe a filha, D. Beatriz. Vai dar então novo rumo à sua vida, dedicando-se mais aos trabalhos agrícolas nos seus domínios de Vila Viçosa. Entretanto, ainda participou, em 1415, na conquista de Ceuta.
d.N.A.P.
É o Padroeiro do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. São Nuno de Santa Maria foi canonizado pelo Papa Bento XVI, a 26 de abril de 2009, e a sua festa é a 6 de novembro.
6. a sua Morte
D. Nuno foi inicialmente sepultado no Convento do Carmo, em Lisboa. Com a destruição parcial do Convento, devido ao Terramoto de 1755, foi transladado. Atualmente, os seus restos mortais repousam na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, desde o dia 14 de agosto de 1951, data da inauguração e comemoração dos 566 da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota.
EM "Con clusão"
Nós achamos que o trabalho correu muito bem, além de aprendermos um pouco da vida de D. Nuno Álvares Pereira, também aprendemos como usar o Genially!
8. Webgrafia
Lisboa.pt, História-D. Nuno Álvares Pereira https://informacoeseservicos.lisboa.pt/Consultado a 23/04/2023
Porto Editora, Infopédia, D. Nuno Álvares Pereira, https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$d.-nuno-alvares-pereira Consultado a 25/05/2023 Eleutério Gouveia Sousa, As cidades e a táctica do quadrado, https://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/4134.html Consultado a 28/04/2023 e-cultura, Morte de D. Nuno Álvares Pereira, https://www.e-cultura.pt/efemeride/532 Consultado a 12/05/2023
Porto Editora, Infopédia, D.Nuno Álvares Pereira, https://www.infopedia.pt/ Consultado a 23/04/2023
Obrigado pela atenção!
Return