Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Tornado Luminoso

Camila Puati

Created on April 26, 2023

Feira de ciências

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

wow

Go!

Eliane, Antónia, Lukénia Laurinda, Celino e Zulmira

Índice

Introdução Tornado químico como um experimento Como acontece? A sua importância Conclusão

Introdução

A mistura de produtos em grande cilindro de medição com agitação rápida é uma excelente maneira de atrair a atenção e interesse. As substâncias concentram-se no vórtice , são puxadas para o fundo do tubo produzindo um efeito um efeito espetacular de tornado. Mas como fazê-lo?

Tornado luminoso como um experimento

  • O nome "Sangue do Diabo" parece assustador, mas se trata de uma inocente solução de cor avermelhada . Ela se classifica como base fraca e solúvel em água, seu ingrediente báisco é hidróxido de amónio (NH4OH), conhecido também como amoníaco.

O efeito tornado pode ser usado para demonstrar vários conceitos químicos para pessoas no ensino médio. O tornado químico pode ser utilizado também para ensinar alunos mais jovens sobre mistura de cores primárias usando corantes alimentares.

Para criar o tornado para cada demonstração , adiciona-se a barra de agitação a um litro de água da torneira no cilindro de medição (béquer) e coloca-se em uma unidade de agitação elétrica.

Depois de utilizarmoa a água com corante descarta-se e faz-se o sangue do diabo. Por fim utilizamos o vinagre onde o amoníaco evapora-se facilmente e a fenolftaleína volta a ficar incolor fazendo com que o composto desapareça.

Como acontece?

Quanto à experiência do tornado luminoso, para ser realiazada é necessário ser feita em ambiente escuro para ter maior visibilidade devido aos elementos usados, porém na nessa experiência utilizamos compostos que nos proveram bons resultados sem recorrermos a pouca visibilidade. Essa experiência acontece, devido ao uso de corantes e a utilização de "sangue do diabo". O HD faz com que o arame gire e forme o redemoinho de água e ao colocar o líquido ativa a reação e forma o tornado luminoso. Esse processo que gera luz a partir de uma reação química que se chama quimioluminescência e por isso consegue-se ter luz sem precisar de eletricidade.

A sua importância

  • Para a demonstração ácido-base, desde que o reagente adicionado ao vórtice seja limitante, a cor inicial no vórtice inicial desaparecerá. A demonstração pode, portanto, ser usada para ilustrar o princípio de limitação de reagentes.
  • Esta demonstração também pode ser usada para introduzir cinética (uma rápida reação ácido-base com uma constante de alta taxa) e equilíbrio (princípio de Le Chatelier, entre outros). Quando um indicador tem uma cor intermediária perto de seu ponto final, isso pode ser visto e a natureza reversível do sistema é demonstrada.
  • Além de ilustrar fluorescência e quimioluminescência .

Conclusões

Esses tornados químicos oferecem uma alternativa para simplesmente misturar duas soluções em um balão ou um copo. Eles são fáceis de configurar, geralmente requerem pequenas quantidades de materiais e simulam convenientemente o movimento de um turbilhão em miniatura. A adição de reagentes ao vórtice produz uma concentração local relativamente alta , que se dissipa lentamente. Isso torna a reação visível no vórtice, enquanto o restante da solução não é afectado inicialmente.

Referências bibliográficas