Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Antes e Depois do Terramoto 1755

Martim Pereira

Created on April 25, 2023

Lisboa Antes e Depois do Terramoto 1755

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Lisboa antes e depois do terramoto de 1755

Lisboa antes e depois do terramoto de 1755

Martim.P/Daniel 8E

Visita de estudo a Lisboa(8/5/2023)

Visita de estudo a Lisboa(8/5/2023)

Visita de estudo a Lisboa(8/5/2023)

(A) Portugal na segunda metade do século XVIII

(A) Portugal na segunda metade do século XVIII

  • Situação económica: Portugal enfrentava sinais de crise económica devido a vários fatores,como a diminuição do afluxo de ouro e pedras preciosas do Brasil,a dependência da economia nacional face à Inglaterra,a dificuldade de colocação de produtos coloniais no estrangeiro, a produção manufatureira ultrapassada pela concorrência inglesa e uma agricultura atrasada e pouco produtiva
  • Política económica: Para ultrapassar a crise económica do país, o Marquês de Pombal desenvolveu reformas económicas de regresso ao mercantilismo com o obetivo de equilibrar a balança comercial, salientando as medidas adotadas como: apostando no fomento comercial, criando a Junta de comércio e companhias monopolistas apoiadas pelo estado, apostou também no fomento manufatureiro criando manufaturas e reorganizando as que existiam, contratou técnicos estrangeiros e leis pragmáticas estas medidas beneficiaram essencialmente a burguesia que viu a sua posição económica e social reforçada com a participação nas companhias comerciais e com a aquisição de títulos nobiliárquicos
  • Medidas politicas: No sentido de reforçar o Estado e modernizar o país, o Marquês de Pombal criou vários organismos: a Intendência-Geral da Polícia, para garantir a segurança pública, o Erário Régio para controlar as receitas do Estado, vigiando as Finanças e cobrando impostos, a Junta do Comércio para controlar e auxiliar o desenvolvimento do comércio e Indústria e a Real Mesa Censória retirando à inquisição o controlo de censura que passou a estar dependente do Estado
  • As Medidas sociais na ação de Pombal centrou-se na valorização da burguesia pois considerava que era o grupo mais importante para o desenvolvimento económica e na limitação dos privilégios e da ação de todos os que pusessem em causa o reforço do poder do Estado, em 1758 o rei sofreu um atentado que serviu de pretexto para Pombal perseguir elementos de alta nobreza nomeadamente a família dos távoras que, acusados de traição foram condenados a morte o suposto envolvimento do jesuítas na tentativa do assassinato do rei levou à sua expulsão do país. Na verdade, os privilégios de Companhia de Jesus e o controlo que exercia sobre o ensino não agradavam ao Marquês de Pombal
  • Os iluministas na governação pombalina: Como ministro de D.José I, a governação de Pombal foi marcada pelo despotismo esclarecido, conciliando, assim, o poder absoluto do rei com os princípios iluministas da Razão e do progresso com este objetivo procurou renovar a economia ,criou organismos públicos, submeteu as ordens sociais ao poder do monarca, expulsou os Jesuítas e acabou com a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos.
  • Reforma do ensino: As principais medidas que Marquês de Pombal fez foi ao expulsar os jesuítas que controlavam a educação em Portugal promoveu uma série de reformas do ensino com o objetivo de modernizar e de o tornar laico, isto é, controlado, progressivamente pelo Estado distanciando-o da influência da Igreja: criou os estudos menores para ensinar as crianças a ler a escrever e a cortar, criou escolar régias nas quais ensinavam o latim, o grego, a retórica e a filosofia, fundou a aula do comércio para formar futuros comerciantes, criou o Real colégio dos Nobres em (1761) destinado aos filhos da nobreza e reformou a Universidade de Coimbra promovendo a adoção de novos estatutos e a introdução de um método de ensino mais experimental criando mais recursos como o de matemática

(B) O Terramoto

(B) O Terramoto

  • Em 1755 no dia 1 de novembro dia de Todos os Santos ocorreu um violento terramoto em Lisboa resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo foi seguido de um maremoto - que atingiu a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios e estimam que o sismo tenha atingido magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.
  • Logo após o terremoto, incêndios começaram a se espalhar pela cidade. Os edifícios desmoronados e as ruas bloqueadas dificultavam o acesso dos bombeiros aos locais de incêndio. Além disso, muitos dos prédios eram feitos de madeira, o que tornava o fogo ainda mais difícil de controlar.
  • Os incêndios continuaram por dias, consumindo grande parte da cidade. Estima-se que cerca de 85% dos edifícios de Lisboa foram destruídos pelos incêndios ou pelo terremoto em si.
  • O terremoto teve consequências significativas para Portugal e para o mundo. Em Lisboa, a cidade teve que ser reconstruída quase inteiramente, levando a mudanças significativas na arquitetura e urbanismo da cidade. Além disso, o terremoto teve um impacto na cultura e nas artes portuguesas.
  • A cidade de Lisboa sofreu danos materiais significativos, incluindo a destruição de edifícios históricos, igrejas e palácios. Os incêndios que se seguiram ao terremoto também causaram grandes danos, destruindo grande parte do centro da cidade.
  • (1)/(2) Em 1755 no dia 1 de novembro dia de Todos os Santos ocorreu um violento terramoto em Lisboa resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo foi seguido de um maremoto - que atingiu a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios e estimam que o sismo tenha atingido magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.
  • (3) Logo após o terremoto, incêndios começaram a se espalhar pela cidade. Os edifícios desmoronados e as ruas bloqueadas dificultavam o acesso dos bombeiros aos locais de incêndio. Além disso, muitos dos prédios eram feitos de madeira, o que tornava o fogo ainda mais difícil de controlar.
  • Os incêndios continuaram por dias, consumindo grande parte da cidade. Estima-se que cerca de 85% dos edifícios de Lisboa foram destruídos pelos incêndios ou pelo terremoto em si.
  • O terremoto teve consequências significativas para Portugal e para o mundo. Em Lisboa, a cidade teve que ser reconstruída quase inteiramente, levando a mudanças significativas na arquitetura e urbanismo da cidade. Além disso, o terremoto teve um impacto na cultura e nas artes portuguesas
  • (4) A cidade de Lisboa sofreu danos materiais significativos, incluindo a destruição de edifícios históricos, igrejas e palácios. Os incêndios que se seguiram ao terremoto também causaram grandes danos, destruindo grande parte do centro da cidade.Estima-se que o terremoto tenha causado a morte de pelo menos 30.000 pessoas.As vítimas foram principalmente moradores da cidade que estavam em suas casas ou nas ruas quando o terremoto atingiu.
  • (5) Repercussões nacionais: O terramoto de 1755 teve um impacto profundo na sociedade portuguesa, levando a mudanças significativas na estrutura urbana e arquitetónica de Lisboa e outras cidades afetadas.
  • Além disso, o desastre também teve implicações políticas, levando à reforma do governo português e ao fortalecimento do papel do Marquês de Pombal como líder do país.
  • Repercussões internacionais: O terramoto teve um impacto significativo nas relações internacionais de Portugal com outras nações europeias, especialmente Inglaterra e França.
  • A ajuda internacional após o desastre ajudou a melhorar a imagem de Portugal no cenário internacional e contribuiu para o desenvolvimento da ciência sísmica e da engenharia civil.
  • A cidade de Lisboa sofreu danos materiais significativos, incluindo a destruição de edifícios históricos, igrejas e palácios. Os incêndios que se seguiram ao terremoto também causaram grandes danos, destruindo grande parte do centro da cidade.Estima-se que o terremoto tenha causado a morte de pelo menos 30.000 pessoas.As vítimas foram principalmente moradores da cidade que estavam em suas casas ou nas ruas quando o terremoto atingiu.
  • Repercussões nacionais: O terramoto de 1755 teve um impacto profundo na sociedade portuguesa, levando a mudanças significativas na estrutura urbana e arquitetónica de Lisboa e outras cidades afetadas.
  • Além disso, o desastre também teve implicações políticas, levando à reforma do governo português e ao fortalecimento do papel do Marquês de Pombal como líder do país.
  • Repercussões internacionais: O terramoto teve um impacto significativo nas relações internacionais de Portugal com outras nações europeias, especialmente Inglaterra e França.
  • A ajuda internacional após o desastre ajudou a melhorar a imagem de Portugal no cenário internacional e contribuiu para o desenvolvimento da ciência sísmica e da engenharia civil.
  • (6) O Marquês de Pombal primeiro-ministro do país, tomou medidas imediatas para lidar com as consequências da catástrofe tomando medidas para restaurar a ordem: mandou enterrar os mortos e socorrer os vivos, ordenou a construção de abrigos para os desalojados, a distribuição de alimentos pela população e a vigilância de igrejas e palácios para evitar roubos
  • O Marquês de Pombal primeiro-ministro do país, tomou medidas imediatas para lidar com as consequências da catástrofe tomando medidas para restaurar a ordem: mandou enterrar os mortos e socorrer os vivos, ordenou a construção de abrigos para os desalojados, a distribuição de alimentos pela população e a vigilância de igrejas e palácios para evitar roubos

(C) A reconstrução da cidade de Lisboa

(C) A reconstrução da cidade de Lisboa

  • (1) Equipa responsável pela reconstrução: Sob a orientação de Pombal a reconstrução de Lisboa foi entregue ao engenheiro Manuel da Maia e aos arquitetos Eugénio dos Santos e Carlos Mardel que definiram um plano urbanístico inovador para a época
  • (2) Caracteristicas do plano urbanístico: Destaca-se o traçado geométrico racionalmente planeado com ruas largas e retilíneas e passeios para peões, uma construção de uma rede de esgotos revelava a preocupação com o bem-estar da população também tiveram um recurso a um sistema denominado (gaiola) uma estrutura constituída por estacas e madeira oncorporada nas paredes e nos telhados das habitações
  • A Equipa responsável pela reconstrução Sob a orientação de Pombal a reconstrução de Lisboa foi entregue ao engenheiro Manuel da Maia e aos arquitetos Eugénio dos Santos e Carlos Mardel que definiram um plano urbanístico inovador para a época
  • As caracteristicas do plano urbanístico destacam-se o traçado geométrico racionalmente planeado com ruas largas e retilíneas e passeios para peões, uma construção de uma rede de esgotos revelava a preocupação com o bem-estar da população também tiveram um recurso a um sistema denominado (gaiola) uma estrutura constituída por estacas e madeira oncorporada nas paredes e nos telhados das habitações
  • (continuação 2) os edifícios foram construídos com a mesma altura e fachadas semelhantes com o intuito de não revelar a distinção social dos seus moradores,no antigo terreiro do Paço surgiu a praça do comércio destinada aos edifícios de governo e administrativos e no centro da praça a estátua equestre de D.José I era o símbolo do poder absoluto do monarca
  • (3) Reflexo do poder absoluto do rei: Este período foi marcado pelo poder absoluto do rei, que se refletiu na cidade através de uma série de reformas urbanísticas e arquitetónicas como: o plano Pombalino pois Marquês de Pombal, primeiro-ministro do rei D. José I, liderou uma grande reforma urbana após o terremoto de 1755 que devastou a cidade de Lisboa, a arquitetura Pombalina que é caracterizada por edifícios sólidos e funcionais, com paredes grossas e janelas pequenas para resistir a terremotos e incêndios, o terreiro do paço e a influência francesa que foi influenciada pela estética francesa do período, especialmente pelo estilo neoclássico
  • os edifícios foram construídos com a mesma altura e fachadas semelhantes com o intuito de não revelar a distinção social dos seus moradores,no antigo terreiro do Paço surgiu a praça do comércio destinada aos edifícios de governo e administrativos e no centro da praça a estátua equestre de D.José I era o símbolo do poder absoluto do monarca
  • O reflexo do poder absoluto do rei neste período foi marcado pelo poder absoluto do rei, que se refletiu na cidade através de uma série de reformas urbanísticas e arquitetónicas como: o plano Pombalino pois Marquês de Pombal, primeiro-ministro do rei D. José I, liderou uma grande reforma urbana após o terremoto de 1755 que devastou a cidade de Lisboa, a arquitetura Pombalina que é caracterizada por edifícios sólidos e funcionais, com paredes grossas e janelas pequenas para resistir a terremotos e incêndios, o terreiro do paço e a influência francesa que foi influenciada pela estética francesa do período, especialmente pelo estilo neoclássico.

Conclusão

Conclusão

Em conclusão, as medidas implementadas pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755 foram cruciais para lidar com a tragédia e reconstruir a cidade de Lisboa. Elas tiveram implicações históricas, políticas, urbanísticas e culturais duradouras para Portugal e para o mundo. No entanto, é importante lembrar que essas medidas também geraram controvérsias e conflitos na época e continuam sendo objeto de debate e reflexão até hoje.

Em conclusão, as medidas implementadas pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755 foram cruciais para lidar com a tragédia e reconstruir a cidade de Lisboa. Elas tiveram implicações históricas, políticas, urbanísticas e culturais duradouras para Portugal e para o mundo.No entanto, é importante lembrar que essas medidas também geraram controvérsias e conflitos na época e continuam sendo objeto de debate e reflexão até hoje

Webgrafia

Webgrafia

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755
  • Manual do Aluno
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755
  • Manual do Aluno

GALERIA VISITA DE ESTUDO:

O que achamos da visita de estudo!

Na nossa opinião a visita foi demasiado boa! Houve muito empenho dos professores para a mesma acontecer, a professora Manuela Cerqueira fez-nos o favor de pedir um ator próprio (Marquês de Pombal), o mesmo não tinha disponibilidade horária mas mesmo assim ganhou um tempinho para vir falar connosco sobre a sua vida.Muito Obrigado pela visita!