Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ANOS 80 e 90

Adelzira Lobo

Created on April 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Anos 80 e 90

Bruna Lobo e Gabriel dos Reis
GO

O que era os anos 80

Conforme a padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO).

A década de 80, compreende o período de tempo entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 1989.

Foi um período bastante marcante para a história do Século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.

O que marcou os anos 80

Ciência e Tecnologia

  • Início da fabricação dos PCs, dos walkmans e videocassetes;
  • Descoberta da AIDS;
  • Lançamento da estação espacial MIR, da União Soviética;

Política

  • Tancredo Neves é eleito presidente nas primeiras eleições indiretas desde o Golpe do Estado no Brasil em 1964. Porém morre antes de assumir o cargo. Assume o vice-presidentes José Sarney;
  • Fundação do PT;
  • Fim da Ditadura Militar;

No mundo

  • Casamento do Príncipe de Gales, de 33 (atualmente rei do Reino Unido) com Princesa Diana, de 20, assistido mundialmente por centenas de milhões de telespectadores, é considerado o "casamento do século XX" e foi comparado a um conto de fadas;
  • Queda do muro de Berlin;
  • Atentado contra o Papa João Paulo II;

Música

A década de 80 inicia-se com a volta de John Lennon aos estúdios de gravação. O álbum "Double Fantasy" é considerado um dos melhores de sua carreira. Canções de sucesso como "Woman" e "(Just like) Starting over" devolvem o líder e fundador dos Beatles às paradas de sucesso após 5 anos sem lançar discos. Mas na noite de 8 de Dezembro, ao voltar das sessões de gravação do seu próximo álbum, Lennon era esperado à entrada de sua residência do Edifício Dakota, em Nova York, por Mark Chapman, um dos incontáveis fãs que sempre estavam de prontidão esperando por ele. Apenas algumas horas antes, Lennon havia autografado a capa do LP "Double Fantasy" para Chapman. Ao chegar a entrada do prédio, Lennon foi alvejado com 5 tiros, dados pelas costas, por Chapman, que dizia querer roubar a fama do ídolo. Lennon morreu atras de um carro de polícia alguns minutos depois aos 40 anos de idade. Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica e da moda colorida e futurista. Nesta época, a new wave e o synth-pop se tornaram gêneros musicais mais populares, assim como toda a estrututra da dance music. A new wave e o synth-pop foram desenvolvidos por muitos artistas britânicos e americanos e se tornaram fenômenos populares ao longo da década. Entre as bandas de sucesso da época expoentes destes gêneros estavam Alphaville, Depeche Mode, A-ha, Blondie, Tears For Fears, Duran Duran e os Pet Shop Boys. Surge a MTV e o hip hop; o advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 90.

Michael Jackson foi definitivamente o maior ícone da década de 1980. Com imagem e estilos marcados por suas jaquetas de couro, luva e o passo Moonwalk, fora muitas vezes imitado. Seu famoso álbum de 1982, Thriller, tornou-se o mais comercializado de todos os tempos, com vendas estimadas entre 65 a 110 milhões de cópias em todo o mundo. Madonna foi a maior estrela e símbolo feminino dos anos 80, com os primeiros anos da carreira marcados por controvérsias e aplicações de tendências ao mainstream, que partiam desde a sonoridade danante de suas músicas à moda, com seus marcantes crucifixos, luvas sem dedo e cabelos alvoroçados de raízes escuras. Foi a cantora que mais vendeu álbuns e singles durante a década, acumulando até a época um total de 70 milhões de discos vendidos e uma enorme quantidade de sucessos que tornaram-se atemporais. O heavy metal recebeu inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal. Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden e Judas Priest, os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax no thrash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque nos longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Bon Jovi, Van Halen, AC/DC, Guns N' Roses, Def Leppard, Whitesnake e Scorpions. Em Portugal Xutos & Pontapés e GNR. No Brasil, a banda Golpe de Estado. Outras inúmeras bandas de rock de pop surgiram nos anos 80: A-ha, U2, The Police, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, por exemplo: Bee Gees, só se consolidaram na década de 80. A década também foi marcada pelo revival rockabilly, iniciado na década anterior, a banda Stray Cats é a principal representante desse revival e é classificada como neo-rockabilly. Inspirada em experimentação de batidas dos anos 70, principalmente da disco music, teve como principais representantes: Bomb the Bass, gino lationo, Coldcut, entre outros. Logo no início dos anos 80 surgiu no underground a subcultura gótica na Inglaterra, denominada inicialmente como "dark" no Brasil.

Artistas que fizeram sucesso na década

  • Madonna;
  • Michael Jackson;
  • Olivia Newton-John;
  • Cher;
  • Cyndi Lauper;
  • Tina Turner;
  • Air Supply;
  • Janet Jackson;
  • George Michael;
  • Lionel Richie;
  • David Bowie;
  • Whitney Houston;
  • Bonnie Tyler;
  • Irene Cara;
  • Prince;
  • Kim Carnes;
  • Kenny Rogers;

Moda

A moda no Ocidente na década de 1980, a new wave, inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegrese de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco na moda da época. Na Grã-Bretanha, nas Américas, na Europa e na Austrália, enfatizaram fortemente roupas dispendiosas e acessórios de moda. Vestuário tendiam a ser muito brilhantes e vivos em aparência. As mulheres expressaram uma imagem de riqueza e sucesso através de jóias de fantasia brilhantes, como grandes brincos de bijuteria, pérolas colares e roupas cobertas com lantejoulas e diamantes. Moda Punk começou como uma reação contra o movimento hippie das últimas décadas e os valores materialistas da década atual.

MODA FEMININA

Início dos anos 80 (80-83)

Minimalismo

O início dos anos 1980 testemunhou uma reação contra a moda disco colorida do final dos anos 1970 em favor de uma abordagem minimalista da moda, com menos ênfase nos acessórios. Nos Estados Unidos e na Europa, a praticidade era considerada tanto quanto a estética. No Reino Unido e na América do Sul e América Central, as cores das roupas eram moderadas, discretas e básicas; tons variados de marrom, bronzeado, creme e laranja eram comuns.

Roupas da moda no início dos anos 1980 incluíam trajes unissex e específicos para cada gênero. A moda generalizada para mulheres no início dos anos 1980 incluía suéters (incluindo gola alta, gola redonda e variedades de decote em V); Jaquetas com forro de pele; túnicas; casacos de pele sintética; blazers de veludo; Capa impermeáveis (feito em couro falso e real);

Crop top; parte superior do tubo; saias na altura do joelho (sem comprimento prescrito, pois os designers optaram pela escolha); vestidos soltos, fluídos, na altura do joelho (com decotes altos e baixos, mangas de comprimentos variados e feitos em uma variedade de tecidos, incluindo algodão, seda, cetim e poliéster); calças largas de cintura alta; jeans bordadas; calças de couro; e jeans de grife. Calças femininas da década de 1980 eram, em geral, usadas com decotes longos e, em 1981, os jeans largos dos anos 70 saíram de moda em favor de calças retas.

De 1980 a 1983, os acessórios femininos populares incluíam cintos finos, botas de cano alto com salto alto, tênis, e sapatos transparentes (uma nova tendência da época), sapatos e botas redondas, pulseiras transparentes (inspiradas por Madonna em 1983), sapatos com saltos grossos, pequenos colares finos (com uma variedade de materiais, como ouro e pérolas) e relógios de tamanhos menores.

MODA MASCULINA

No início dos anos 1980, a moda se afastou do visual descuidado hippie e passou a usar o estilo disco exagerado do final dos anos 1970. As roupas esportivas eram mais populares do que os jeans durante esse período, assim como as cores mais suaves. As cores populares eram preto, branco, índigo, verde floresta, bordô e diferentes tons de marrom, bronzeado e laranja. Veludo, veludo e poliéster eram tecidos populares usados ​​em roupas, especialmente camisas de botão e decote em V. Calças mais largas permaneceram populares durante esta época, sendo bastante largas, porém retas, e camisas mais justas eram especialmente populares, às vezes em um estilo atlético cortado. O público em geral, nessa época, queria usar roupas de baixa manutenção com cores mais básicas, já que a recessão global que ocorria na época mantinha roupas extravagantes fora do alcance. Também eram listradas e com listras de tamanhos variados (tendência que durou até o início dos anos 90) às vezes é usada com a parte superior dobrada e usada com shorts curtos. Não era incomum ver pais nessa tendência, especialmente pais usando isso junto com seus filhos. Tops na altura do peito eram populares entre homens mais jovens.

FILMES dos anos 80

ET O EXTRATERRESTRE - 1982

DIRTY DANCING - 1987

OS CAÇA FANTASMAS - 1984

DE VOLTA PARA O FUTURO 1 - 1985

O EXTERMINADOR DO FUTURO - 1985

KARATÊ KID : A HORA DA VERDADE - 1984

UM PRÍNCIPE EM NY - 1988

MOONWALKER - 1988

O ILUMINADO - 1980

Continua...