A Cultura do Cinema
Módulo 9
start
Escola SecundáriaManuel Teixeira Gomes
A Cultura do Cinema
- Do Abstracionismo, à Arquitetura Moderna e Funcional -
Profº João Figueiredo 2022/2023 | Portimão
Trabalho de Pesquisa/Escrito
Aluno 1
Geovanna Cardoso Vilaça da Silva
Fotograma de «Viagem à Lua», Georges Méliès
Nº8 | 11ºM
Aluno 2
Festival “Caminhos do Cinema Português” nascido em 1988 na sequência do Curso de Verão [...]
Luana Matias Marques
Nº20 | 11ºM
íNDICE
5. Os Caminhos da Abstração Formal
1. Introdução ...................................................05
5.1. O Cubismo. ..................................................18
5.2. O Futurismo ...............................................20
2. Da Exposição dos Fauves à viragem dos anos 60
6. A nova complexidade material
6.1. O abstracionismo Lírico ou Expressivo/ Geométrico ........................................................21
2.1. Enquadramento .........................................07
2.2. Da Europa para a América .....................09
6.2. O Neoplasticismo .....................................22
2.3. O Cinema – a invenção e o sonoro .....10
6.3. A pulverização dos caminhos artísticos: Europa e EUA ....................................................23
2.4. O Homem psicanalisado..........................11
3. Ruturas. Autoritarismos e Nacionalismos
6.4. O Regresso ao Mundo visível.................24
7. Arte e função: a arquitetura e o design
3.1. Os horrores da época. Novos mundos e novas linguagens artísticas .............................13
7.1. Arquitetura Modernista até à 1ª guerra Mundial ..............................................................25
3.2. O Charlot; a Penicili..................................14
4. As Grandes Ruturas
7.2. Gropius e a Bauhaus.................................27
7.3. Le Corbusier – e o Funcionalismo ......28
4.1. O Fauvismo .................................................15
7.4. O Estilo Internacional .............................29
4.2. O Expressionismo ....................................16
7.5. A Arte Portuguesa até aos anos 60 .......30
4.3. O Dadaísmo.................................................17
Introdução
O presente trabalho é sobre a cultura do cinema, os diferentes conceitos da época antiga existentes dentro deste conceito. É objetivo desde trabalho explicar um pouco do conhecimento de forma simples ao aprendizado, está organizado em VI capítulos, no capítulo I será abordado a exposição dos Fauves á viragem dos anos 60, no capítulo II as ruturas: autoritarismo e nacionalismo, no capítulo III as grandes ruturas, no capítulo IV os caminhos da abstração formal, no capítulo V a nova complexidade material e para finalizar no capítulo VI a arte e função: a arquitetura e o design. A metodologia utilizada foi a pesquisa de webgrafia.
Da Exposição dos Fauves à viragem dos anos 60
Ceticismo e Relativismo
O pensamento racionalista e positivista do século XIX parecia já não fazer muito sentido, a ciência e tecnologia como construtoras do bem estar da Humanidade, mostravam o seu lado negativo.
O comportamento humano durante a Guerra de violência, racismo e crueldade leva ao desenvolvimento do ceticismo, do relativismo
Guerra Mundial
Em 1905 a Europa foi assinalada pelo de uma era de felicidade, o optimismo que caracterizava a Belle Époque e o começo de outra mais céptica e violenta, marcada pela escala de rivais e violência que resultou na eclosão do primeiro conflito mundial, a guerra (1914 até 1918), no fim da guerra foram assinados os tratados de paz destacando-se o Tratado de Versalhes (1919) que estabeleceu uma nova ordem política.
Após essa mesma guerra mundial começaram a surgir outras guerras como a segunda guerra mundial (1939 até 1945) antecipada pelo sangrando episódio da guerra espanhola (1936 até 1939) terminada pelo poder nuclear.
O cinema – a invenção e o sonoro
Da Europa para a América
A partir de 1939, a companhia americana Pan-Am estabelece voos regulares entre os Estados Unidos da América e a Europa, transportando por ano mais de três milhões de passageiros.
A criação dos filmes sonoros começaram nos anos 1920 que revoluciona o cinema mundial. Grandes estúdios se consolidam e consagram astros e estreIas em Hollywood.
Assim como as danças, cantos e músicas; no início dos filmes falados, os musicais sofrem grande influência do teatro, a música teria se tornado indispensáveis no cinema. Os filmes foram se aperfeiçoando e inovando todos os tipos de gênero como por exemplo o romance, mistério, aventuras, comédia, crimes, musical, desenho animado e até documentários.
Desde a invenção do cinema já se experimentavam em vários países a sincronização de imagem com o som, Edison foi o primeiro a conseguir sincronizar a imagem com o som mas os produtores não se interessaram de imediato: a sonorização implicaria com o trabalho dos equipamentos, estúdios e salas de espetáculos também.
Influência na arte
O Homem psicanalisado
A psicanálise sempre esteve ligada à arte, pois se concentra no estudo e intervenção do ser humano. Freud (criador da psicanálise) passava horas em museus analisando as obras, então ele desfrutava e se sentia atraído por muitas das expressões consideradas como arte, colecionando assim algumas peças de escultura.
Deitado num divã (sofá localizado num consultório do psicanalista) o paciente era convidado a remontar a sua infância (onde residem muitos traumas), de forma a recordar-se muitos dos episódios ou sonhos que o tivessem marcado. Essas memórias apesar de esquecidas estavam no seu inconsciente e manifestavam-se na vida adulta em forma de distúrbios psíquicos (neuroses e psicoses).
Ruturas. Autoritarismos e Nacionalismos
Os acontecimentos que marcaram a arte foram, os nacionalistas, a rejeição dos vanguardismos considerados arte degenerada, adaptação dos modernismos para passarem a mensagem pretendida.
A arte era conhecida como uma forma de provocação e rutura como exemplo a denúncia da violação dos direitos humanos, relato de horrores, relato de violência e a defesa da liberdade de expressão.
Os horrores da época. Novos mundos e novas linguagens artísticas
1905 a 1960- viveram-se tempos de excessos, rivalidades e guerras.
Guerras, revoluções, Grande depressão, Fascismo, Nazismo, ditadura militar,
Guerras, revoluções, Grande depressão, Fascismo, Nazismo, ditadura militar,
Como por exemplo, as guerras, revoluções, grande depressão, fascismo. Nazismo, ditadura militar, guerra civil espanhola, guerra fria, Descolonização, radicalismo e terrorismo incluindo conflitos.
Os conflitos eram internos e externos devido ao excesso de autoritarismo de algum regime. Algumas rivalidades foram provocas pelas políticas europeias.
O Charlot; a Penicili
Charlot foi um ícone do século XX, era um pequeno homem de bigode com um chapéu de coco e uma bengala, ele fazia filmes mudos sendo conhecido como um homem desastrado e cómico.
As Grandes Ruturas
O Expressionismo
O Fauvismo
O Expressionismo surgiu na Alemanha em 1905 pondo um centro da sua arte focada na expressão de emoções e sentimentos.
Algumas das suas características foram a subjetividade. Representar as realidades espirituais e retrata o estado psicológico das pessoas.
Em Die Brucke (A ponte) foi demonstrada a reação ao impressionismo e ao academismo, a construção de uma arte mais pura e instintiva, a arte que fosse “a ponte que leva ao visível ao invisível” pretendia expressar os sentimentos e traumas da vida humana. A pintura era feita de forma “dura e agressiva” tendo como temas a vida urbana, cenas de ruas, atualidade social.
Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) foi demonstrada o objetivo de ultrapassar barreiras culturais e ideológicas unindo criadores de várias nacionalidades e de diferentes expressões, construíam as obras a partir de experiências próprias, sentimentos e sensações de cada um.
O Fauvismo surgiu em 1905 e é considerado um movimento fundador da arte moderna em França o termo Fauvismo deriva da palavra “Fauve”.
Algumas das suas características era anular a teorização da arte, expressão dada pelas linhas e cores tais como finas e fines, texturadas ou pinceladas diretas.
Alguns pintores do fauvismo eram André Derain e Albert Marquet.
Os Caminhos da Abstração Formal
O Dadaísmo
Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.Nas artes plásticas o dadaísmo usava temas provocativos, incomuns, a execução plástica foi influenciada pela técnica do cubismo sintético.
Os principais pintores dessa época foram Hugo Ball, (1886-1927) e Marcel Duchamp (1887 – 1968).
O Cubismo
O cubismo foi marcado pelo uso de formas geométricas assim como rompeu os modelos estéticos que só se importavam com o aperfeiçoamento das formas. O cubismo tem três fases assim sendo elas a Fase Cezannista Ou Cezaniana (1907 a 1909) também chamada de pré-analítica, nesta fase os artistas começaram as suas experiências com a simplificação das formas. A fase Analítica ou Hermética (1909 a 1912) também é uma das fases do Cubismo que terá sido caracterizada pela moderada acentuando a cor marrom e cinza.
O Futurismo
Por último a Fase do Cubismo Sintético (1911) que se caracterizou pelas cores mais fortes e buscou tornar as figuras reconhecíveis mas sem voltar ao tratamento realista, nesta fase passa-se a empreender o método de colagem fixando objetos reais na tela, como pedaços de madeira, vidro e metal.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. Iniciou-se como movimento na Itália, em 1909-1910, com forte tonalidade patriótica em seu manifesto, mas teve influência nas artes de outros países, como França, Rússia e Brasil. Esses artistas viam o futuro representado na velocidade do automóvel, nos avanços industriais, na eletricidade, nas grandes metrópoles, nas engrenagens dos maquinários, enfim, na nova configuração social do início do século, que para eles representava um novo mundo e um novo homem.
O Neoplasticismo
A nova complexidade material
O Neoplasticismo foi um movimento artístico vanguardista das artes (plásticas, arquitetura, designer, escultura, literatura) que teve início no século XX, sendo seu precursor o pintor neerlandês Piet Mondrian. Foi ele o criador do termo que deu nome ao movimento, definido em uma de suas obras: “Le Neo-plasticisme”. O movimento neoplástico foi baseado nos ideais dos movimentos cubista e naturalista com uma nova expressão artística, ou seja, uma nova “plasticidade” pautada na abstração geométrica e redução da expressão plástica, expressas pela clareza, objetividade e ordem.
O abstracionismo Lírico ou Expressivo/ Geométrico
O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição. As características da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno. A pretensão do abstracionismo lírico é transformar manchas de cor e linhas em ideais. O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40.
Esse movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.
A pulverização dos caminhos artísticos: Europa e EUA
Arte Informal – Action Painting e Pallock;
O Regresso ao Mundo visível
Jackson Pollock (1912-1956) foi um artista estadunidense muito importante para o universo das artes na primeira metade do século XX sendo lembrado como o artista que explorou ao máximo a técnica conhecida como "gotejamento". Nesse método, ele derramava tinta líquida sobre a tela, criando composições abstratas com linhas emaranhadas e padrões imprevisíveis.
Os Realismos/O Surrealismo (Miró - S. Dalí)
Salvador Dalí i Domènech nasceu no ano de 1904, em Figueras, na Catalunha. Dalí foi um grande artista do movimento artístico chamado de Surrealismo. Ele é considerado um dos maiores representantes desta corrente artística
Joan Miró também é um artista representante do movimento artístico do Surrealismo. Miró nasceu no ano de 1893 na cidade de Barcelona na Espanha e começou a se interessar por arte desde quando era criança e tinha apenas oito anos de idade.
Arte Bruta/Pintura Matérica/Expressionismo abstrato
O Expressionismo Abstrato,também chamado de “Escola de Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Ele surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40.
Esta é uma das primeiras escolas promovidas pelo governo e focado em criatividade e design para apoiar a indústria país. O seu edifício principal foi projetado pelo arquiteto Charles Rennie Mackintosh entre 1897 e 1909. O novo edifício , localizado em frente, é um projeto de Steven Holl realizado entre 2009 e 2014.
Arte e função: a arquitetura e o design
Arquitetura Modernista até à 1ª guerra Mundial
Peter Behrens (Deutscher Werkbund)
Adolf Aloos (10 de dezembro de 1870 - 23 de agosto de 1933) foi um dos arquitetos europeus mais influentes do final do século XIX e é frequentemente citado por seu discurso teórico que prenunciou as fundações de todo o movimento moderno. Como arquiteto, sua influência é,de certo modo, limitada a trabalhos em seu país natal, Áustria, mas como escritor teve um profundo impacto no desenvolvimento da arquitetura do século XX
Peter Behrens (Hamburgo, 14 de abril de 1868 — Berlim, 27 de Fevereiro de 1940) foi um arquiteto e designer alemão. É considerado por muitos o primeiro designer da história e um dos primeiros designers freelancers. Foi um dos arquitectos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores da Werkbund.
Louis Sullivan (Escola de Chicago)
Charles Mackintosh (Escola de Glasgow),
A Escola de Chicago foi um movimento artístico no campo da arquitetura, desenvolvido nos finais do século XIX e constituiu uma das primeiras manifestações da arquitetura moderna.
A Escola de Arte de Glasgow é uma escola de arte fundada em Glasgow, Escócia em janeiro de 1845.
Le Corbusier – e o Funcionalismo
O pioneiro deste movimento foi o engenheiro e arquiteto William Le Baron Jenney que, nos finais do século XIX, construiu em Chicago um conjunto de edifícios de escritórios de grande altura, dos quais se destaca o Home Insurance Building (construído em 1885).
As raízes da arquitetura moderna baseiam-se no trabalho do arquiteto franco-suíço Le Corbusier e o alemão Mies van der Rohe. Ambos foram funcionalistas pelo menos no ponto que seus edifícios foram radicais simplificações de estilos anteriores.
No meio da décade de 1930, o funcionalismo começou a ser discutido como uma aproximação estética, mais que como uma questão de integridade de projeto. A ideia do funcionalismo foi combinada com a carência de ornamentação, que é uma questão bem diferente. Converteu-se em um termo pejorativo associado às formas mais pobres e mais brutais de cobrir um espaço.
Gropius e a Bauhaus
A Staatliches Bauhaus, conhecida como Escola de Bauhaus, foi uma escola alemã de artes aplicadas, sobretudo das artes plásticas, arquitetura e design, e que influenciou a arte e a estética moderna.
Considerada a primeira escola de design no mundo, a Bauhaus despontou na cidade de Weimar, Alemanha.
Ela foi fundada pelo arquiteto e diretor alemão da “Escola de Artes Aplicadas”, Walter Gropius (1883-1969), em 1919.
A instituição surgiu após a fusão das "Escolas de Artes e Ofício" e "Belas Artes de Weimar". Além das artes plásticas, arquitetura, escultura e design, a escola oferecia cursos de teatro, dança e fotografia.
O termo "Art Déco" provém do termo francês "Arts Décoratifs" que significa Artes Decorativas.~ As características da Art Déco eram o estilo puro e luxuoso, o uso de formas geométricas, os materiais como marfim, jade e laca.
O Estilo Internacional
Importância da Carta de atenas
A Carta considerava a cidade como um organismo a ser concebido de modo funcional, na qual as necessidades do homem devem estar claramente colocadas e resolvidas. Desse modo, preconiza a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, propondo, em lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade, na qual os edifícios se desenvolvem em altura e inscrevem em áreas verdes.
A Arte Déco
A Art Déco foi um movimento internacional moderno que ocorreu entre os anos de 1925 até 1939.
Esse estilo se manifestou nas artes visuais, arquitetura, escultura, design de interiores e industrial, cinema, moda, etc.
Webgrafia:
- Euforia das Invenções (slideshare.net)
- O CINEMA SONORO (comunidades.net)
- A cultura do cinema (slideshare.net)
- Os 7 principais artistas do dadaísmo que você precisa conhecer! - ArteRef
- Modulo 9 Resumo - História e cultura das artes - MÓDULO 9- A CULTURA DO CINEMA- RESUMOS -» Século - Studocu
- Cubismo: origem, características, fases, obras e artistas - Toda Matéria (todamateria.com.br)
- O abstracionismo - Mundo Educação (uol.com.br)
- Neoplasticismo - Toda Matéria (todamateria.com.br)
- Escola de Bauhaus - Toda Matéria (todamateria.com.br)
- Art Déco: características, artistas e no Brasil - Toda Matéria (todamateria.com.br)
A Cultura do Cinema - HCA
Geovanna Cardoso Vilaça da Silva
Created on April 25, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Explore all templates
Transcript
A Cultura do Cinema
Módulo 9
start
Escola SecundáriaManuel Teixeira Gomes
A Cultura do Cinema
- Do Abstracionismo, à Arquitetura Moderna e Funcional -
Profº João Figueiredo 2022/2023 | Portimão
Trabalho de Pesquisa/Escrito
Aluno 1
Geovanna Cardoso Vilaça da Silva
Fotograma de «Viagem à Lua», Georges Méliès
Nº8 | 11ºM
Aluno 2
Festival “Caminhos do Cinema Português” nascido em 1988 na sequência do Curso de Verão [...]
Luana Matias Marques
Nº20 | 11ºM
íNDICE
5. Os Caminhos da Abstração Formal
1. Introdução ...................................................05
5.1. O Cubismo. ..................................................18
5.2. O Futurismo ...............................................20
2. Da Exposição dos Fauves à viragem dos anos 60
6. A nova complexidade material
6.1. O abstracionismo Lírico ou Expressivo/ Geométrico ........................................................21
2.1. Enquadramento .........................................07
2.2. Da Europa para a América .....................09
6.2. O Neoplasticismo .....................................22
2.3. O Cinema – a invenção e o sonoro .....10
6.3. A pulverização dos caminhos artísticos: Europa e EUA ....................................................23
2.4. O Homem psicanalisado..........................11
3. Ruturas. Autoritarismos e Nacionalismos
6.4. O Regresso ao Mundo visível.................24
7. Arte e função: a arquitetura e o design
3.1. Os horrores da época. Novos mundos e novas linguagens artísticas .............................13
7.1. Arquitetura Modernista até à 1ª guerra Mundial ..............................................................25
3.2. O Charlot; a Penicili..................................14
4. As Grandes Ruturas
7.2. Gropius e a Bauhaus.................................27
7.3. Le Corbusier – e o Funcionalismo ......28
4.1. O Fauvismo .................................................15
7.4. O Estilo Internacional .............................29
4.2. O Expressionismo ....................................16
7.5. A Arte Portuguesa até aos anos 60 .......30
4.3. O Dadaísmo.................................................17
Introdução
O presente trabalho é sobre a cultura do cinema, os diferentes conceitos da época antiga existentes dentro deste conceito. É objetivo desde trabalho explicar um pouco do conhecimento de forma simples ao aprendizado, está organizado em VI capítulos, no capítulo I será abordado a exposição dos Fauves á viragem dos anos 60, no capítulo II as ruturas: autoritarismo e nacionalismo, no capítulo III as grandes ruturas, no capítulo IV os caminhos da abstração formal, no capítulo V a nova complexidade material e para finalizar no capítulo VI a arte e função: a arquitetura e o design. A metodologia utilizada foi a pesquisa de webgrafia.
Da Exposição dos Fauves à viragem dos anos 60
Ceticismo e Relativismo
O pensamento racionalista e positivista do século XIX parecia já não fazer muito sentido, a ciência e tecnologia como construtoras do bem estar da Humanidade, mostravam o seu lado negativo. O comportamento humano durante a Guerra de violência, racismo e crueldade leva ao desenvolvimento do ceticismo, do relativismo
Guerra Mundial
Em 1905 a Europa foi assinalada pelo de uma era de felicidade, o optimismo que caracterizava a Belle Époque e o começo de outra mais céptica e violenta, marcada pela escala de rivais e violência que resultou na eclosão do primeiro conflito mundial, a guerra (1914 até 1918), no fim da guerra foram assinados os tratados de paz destacando-se o Tratado de Versalhes (1919) que estabeleceu uma nova ordem política. Após essa mesma guerra mundial começaram a surgir outras guerras como a segunda guerra mundial (1939 até 1945) antecipada pelo sangrando episódio da guerra espanhola (1936 até 1939) terminada pelo poder nuclear.
O cinema – a invenção e o sonoro
Da Europa para a América
A partir de 1939, a companhia americana Pan-Am estabelece voos regulares entre os Estados Unidos da América e a Europa, transportando por ano mais de três milhões de passageiros.
A criação dos filmes sonoros começaram nos anos 1920 que revoluciona o cinema mundial. Grandes estúdios se consolidam e consagram astros e estreIas em Hollywood. Assim como as danças, cantos e músicas; no início dos filmes falados, os musicais sofrem grande influência do teatro, a música teria se tornado indispensáveis no cinema. Os filmes foram se aperfeiçoando e inovando todos os tipos de gênero como por exemplo o romance, mistério, aventuras, comédia, crimes, musical, desenho animado e até documentários. Desde a invenção do cinema já se experimentavam em vários países a sincronização de imagem com o som, Edison foi o primeiro a conseguir sincronizar a imagem com o som mas os produtores não se interessaram de imediato: a sonorização implicaria com o trabalho dos equipamentos, estúdios e salas de espetáculos também.
Influência na arte
O Homem psicanalisado
A psicanálise sempre esteve ligada à arte, pois se concentra no estudo e intervenção do ser humano. Freud (criador da psicanálise) passava horas em museus analisando as obras, então ele desfrutava e se sentia atraído por muitas das expressões consideradas como arte, colecionando assim algumas peças de escultura.
Deitado num divã (sofá localizado num consultório do psicanalista) o paciente era convidado a remontar a sua infância (onde residem muitos traumas), de forma a recordar-se muitos dos episódios ou sonhos que o tivessem marcado. Essas memórias apesar de esquecidas estavam no seu inconsciente e manifestavam-se na vida adulta em forma de distúrbios psíquicos (neuroses e psicoses).
Ruturas. Autoritarismos e Nacionalismos
Os acontecimentos que marcaram a arte foram, os nacionalistas, a rejeição dos vanguardismos considerados arte degenerada, adaptação dos modernismos para passarem a mensagem pretendida. A arte era conhecida como uma forma de provocação e rutura como exemplo a denúncia da violação dos direitos humanos, relato de horrores, relato de violência e a defesa da liberdade de expressão.
Os horrores da época. Novos mundos e novas linguagens artísticas
1905 a 1960- viveram-se tempos de excessos, rivalidades e guerras. Guerras, revoluções, Grande depressão, Fascismo, Nazismo, ditadura militar, Guerras, revoluções, Grande depressão, Fascismo, Nazismo, ditadura militar, Como por exemplo, as guerras, revoluções, grande depressão, fascismo. Nazismo, ditadura militar, guerra civil espanhola, guerra fria, Descolonização, radicalismo e terrorismo incluindo conflitos. Os conflitos eram internos e externos devido ao excesso de autoritarismo de algum regime. Algumas rivalidades foram provocas pelas políticas europeias.
O Charlot; a Penicili
Charlot foi um ícone do século XX, era um pequeno homem de bigode com um chapéu de coco e uma bengala, ele fazia filmes mudos sendo conhecido como um homem desastrado e cómico.
As Grandes Ruturas
O Expressionismo
O Fauvismo
O Expressionismo surgiu na Alemanha em 1905 pondo um centro da sua arte focada na expressão de emoções e sentimentos. Algumas das suas características foram a subjetividade. Representar as realidades espirituais e retrata o estado psicológico das pessoas. Em Die Brucke (A ponte) foi demonstrada a reação ao impressionismo e ao academismo, a construção de uma arte mais pura e instintiva, a arte que fosse “a ponte que leva ao visível ao invisível” pretendia expressar os sentimentos e traumas da vida humana. A pintura era feita de forma “dura e agressiva” tendo como temas a vida urbana, cenas de ruas, atualidade social. Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) foi demonstrada o objetivo de ultrapassar barreiras culturais e ideológicas unindo criadores de várias nacionalidades e de diferentes expressões, construíam as obras a partir de experiências próprias, sentimentos e sensações de cada um.
O Fauvismo surgiu em 1905 e é considerado um movimento fundador da arte moderna em França o termo Fauvismo deriva da palavra “Fauve”. Algumas das suas características era anular a teorização da arte, expressão dada pelas linhas e cores tais como finas e fines, texturadas ou pinceladas diretas. Alguns pintores do fauvismo eram André Derain e Albert Marquet.
Os Caminhos da Abstração Formal
O Dadaísmo
Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.Nas artes plásticas o dadaísmo usava temas provocativos, incomuns, a execução plástica foi influenciada pela técnica do cubismo sintético. Os principais pintores dessa época foram Hugo Ball, (1886-1927) e Marcel Duchamp (1887 – 1968).
O Cubismo
O cubismo foi marcado pelo uso de formas geométricas assim como rompeu os modelos estéticos que só se importavam com o aperfeiçoamento das formas. O cubismo tem três fases assim sendo elas a Fase Cezannista Ou Cezaniana (1907 a 1909) também chamada de pré-analítica, nesta fase os artistas começaram as suas experiências com a simplificação das formas. A fase Analítica ou Hermética (1909 a 1912) também é uma das fases do Cubismo que terá sido caracterizada pela moderada acentuando a cor marrom e cinza.
O Futurismo
Por último a Fase do Cubismo Sintético (1911) que se caracterizou pelas cores mais fortes e buscou tornar as figuras reconhecíveis mas sem voltar ao tratamento realista, nesta fase passa-se a empreender o método de colagem fixando objetos reais na tela, como pedaços de madeira, vidro e metal.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. Iniciou-se como movimento na Itália, em 1909-1910, com forte tonalidade patriótica em seu manifesto, mas teve influência nas artes de outros países, como França, Rússia e Brasil. Esses artistas viam o futuro representado na velocidade do automóvel, nos avanços industriais, na eletricidade, nas grandes metrópoles, nas engrenagens dos maquinários, enfim, na nova configuração social do início do século, que para eles representava um novo mundo e um novo homem.
O Neoplasticismo
A nova complexidade material
O Neoplasticismo foi um movimento artístico vanguardista das artes (plásticas, arquitetura, designer, escultura, literatura) que teve início no século XX, sendo seu precursor o pintor neerlandês Piet Mondrian. Foi ele o criador do termo que deu nome ao movimento, definido em uma de suas obras: “Le Neo-plasticisme”. O movimento neoplástico foi baseado nos ideais dos movimentos cubista e naturalista com uma nova expressão artística, ou seja, uma nova “plasticidade” pautada na abstração geométrica e redução da expressão plástica, expressas pela clareza, objetividade e ordem.
O abstracionismo Lírico ou Expressivo/ Geométrico
O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição. As características da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno. A pretensão do abstracionismo lírico é transformar manchas de cor e linhas em ideais. O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40.
Esse movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.
A pulverização dos caminhos artísticos: Europa e EUA
Arte Informal – Action Painting e Pallock;
O Regresso ao Mundo visível
Jackson Pollock (1912-1956) foi um artista estadunidense muito importante para o universo das artes na primeira metade do século XX sendo lembrado como o artista que explorou ao máximo a técnica conhecida como "gotejamento". Nesse método, ele derramava tinta líquida sobre a tela, criando composições abstratas com linhas emaranhadas e padrões imprevisíveis.
Os Realismos/O Surrealismo (Miró - S. Dalí)
Salvador Dalí i Domènech nasceu no ano de 1904, em Figueras, na Catalunha. Dalí foi um grande artista do movimento artístico chamado de Surrealismo. Ele é considerado um dos maiores representantes desta corrente artística Joan Miró também é um artista representante do movimento artístico do Surrealismo. Miró nasceu no ano de 1893 na cidade de Barcelona na Espanha e começou a se interessar por arte desde quando era criança e tinha apenas oito anos de idade.
Arte Bruta/Pintura Matérica/Expressionismo abstrato
O Expressionismo Abstrato,também chamado de “Escola de Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Ele surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40.
Esta é uma das primeiras escolas promovidas pelo governo e focado em criatividade e design para apoiar a indústria país. O seu edifício principal foi projetado pelo arquiteto Charles Rennie Mackintosh entre 1897 e 1909. O novo edifício , localizado em frente, é um projeto de Steven Holl realizado entre 2009 e 2014.
Arte e função: a arquitetura e o design
Arquitetura Modernista até à 1ª guerra Mundial
Peter Behrens (Deutscher Werkbund)
Adolf Aloos (10 de dezembro de 1870 - 23 de agosto de 1933) foi um dos arquitetos europeus mais influentes do final do século XIX e é frequentemente citado por seu discurso teórico que prenunciou as fundações de todo o movimento moderno. Como arquiteto, sua influência é,de certo modo, limitada a trabalhos em seu país natal, Áustria, mas como escritor teve um profundo impacto no desenvolvimento da arquitetura do século XX
Peter Behrens (Hamburgo, 14 de abril de 1868 — Berlim, 27 de Fevereiro de 1940) foi um arquiteto e designer alemão. É considerado por muitos o primeiro designer da história e um dos primeiros designers freelancers. Foi um dos arquitectos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores da Werkbund.
Louis Sullivan (Escola de Chicago)
Charles Mackintosh (Escola de Glasgow),
A Escola de Chicago foi um movimento artístico no campo da arquitetura, desenvolvido nos finais do século XIX e constituiu uma das primeiras manifestações da arquitetura moderna.
A Escola de Arte de Glasgow é uma escola de arte fundada em Glasgow, Escócia em janeiro de 1845.
Le Corbusier – e o Funcionalismo
O pioneiro deste movimento foi o engenheiro e arquiteto William Le Baron Jenney que, nos finais do século XIX, construiu em Chicago um conjunto de edifícios de escritórios de grande altura, dos quais se destaca o Home Insurance Building (construído em 1885).
As raízes da arquitetura moderna baseiam-se no trabalho do arquiteto franco-suíço Le Corbusier e o alemão Mies van der Rohe. Ambos foram funcionalistas pelo menos no ponto que seus edifícios foram radicais simplificações de estilos anteriores. No meio da décade de 1930, o funcionalismo começou a ser discutido como uma aproximação estética, mais que como uma questão de integridade de projeto. A ideia do funcionalismo foi combinada com a carência de ornamentação, que é uma questão bem diferente. Converteu-se em um termo pejorativo associado às formas mais pobres e mais brutais de cobrir um espaço.
Gropius e a Bauhaus
A Staatliches Bauhaus, conhecida como Escola de Bauhaus, foi uma escola alemã de artes aplicadas, sobretudo das artes plásticas, arquitetura e design, e que influenciou a arte e a estética moderna. Considerada a primeira escola de design no mundo, a Bauhaus despontou na cidade de Weimar, Alemanha. Ela foi fundada pelo arquiteto e diretor alemão da “Escola de Artes Aplicadas”, Walter Gropius (1883-1969), em 1919. A instituição surgiu após a fusão das "Escolas de Artes e Ofício" e "Belas Artes de Weimar". Além das artes plásticas, arquitetura, escultura e design, a escola oferecia cursos de teatro, dança e fotografia.
O termo "Art Déco" provém do termo francês "Arts Décoratifs" que significa Artes Decorativas.~ As características da Art Déco eram o estilo puro e luxuoso, o uso de formas geométricas, os materiais como marfim, jade e laca.
O Estilo Internacional
Importância da Carta de atenas
A Carta considerava a cidade como um organismo a ser concebido de modo funcional, na qual as necessidades do homem devem estar claramente colocadas e resolvidas. Desse modo, preconiza a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, propondo, em lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade, na qual os edifícios se desenvolvem em altura e inscrevem em áreas verdes.
A Arte Déco
A Art Déco foi um movimento internacional moderno que ocorreu entre os anos de 1925 até 1939. Esse estilo se manifestou nas artes visuais, arquitetura, escultura, design de interiores e industrial, cinema, moda, etc.
Webgrafia: