Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

1- Imunidade e controlo de doenças

magdasdias

Created on April 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

Sumário

Definição dos trabalhos a realizar e da avaliação do 3º Período. Introdução ao estudo do Domínio: Imunidade e controlo de doenças. Caracterização estrutural e do modo de ação dos vírus e bactérias. Contituintes e funções do sistema imunitário.

3º Período

- Domínio: Imunidade e controlo de doenças; Avaliação: Ficha de Avaliação - 31 de maio Trabalhos: Póster do Carbono Azul - Entrega até 01/05/2023 (grupo) Aula Laboratorial sobre células sanguíneas - V de Gowin (individual) Vídeo-aula - sobre doenças e desequilíbrios do sistema imunitário (pares)

Domínio: Imunidade e controlo de doenças Biologia - 12º ano 2022/2023

Domínio - Imunidade e controlo de doenças

- Explicar processos imunitários (defesa específica/ não específicas; imunidade humoral/ celular, ativa/ passiva). - Interpretar informação sobre processos de alergia, doença autoimune e imunodeficiência. -Explicar a importância dos anticorpos monoclonais em processos de diagnóstico e terapêutica de doenças. - Interpretar informação relativa a intervenções biotecnológicas que visam resolver problemas de diagnóstico e controlo de doenças. - Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa de informação, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, entrevistas a especialistas, exposições ou debates) sobre saúde do sistema imunitário.

Sistema imunitário

Todos nós contactamos diariamente com uma multiplicidade de agentes biológicos (microrganismos) e químicos (toxinas), existentes no ambiente, capazes de pôr em risco a nossa saúde.

No entanto, o nosso organismo é, em regra, capaz de reconhecer esses corpos estranhos e reagir à sua presença.

O conjunto de células, tecidos e órgãos implicados na defesa do nosso organismo contra agentes estranhos, constitui o sistema imunitário.

A imunidade, em sentido lato, consiste no conjunto de todos os processos fisiológicos que permitem ao organismo reconhecer corpos estranhos ou anormais, neutralizá-los e eliminá-los.

Ar

Objetos

Água

Alimentos

Microrganismos

Nocivos

Patogénicos

Benéficos

Indiferentes

Nocivos ou patogénicos

Doenças

Mecanismo de defesa

Bactérias

Seres vivos procariontes que se reproduzem assexuadamente de forma autónoma, por bipartição.

Possuem uma molécula de DNA dispersa no citoplasma, ribossomas e plasmídeos (moléculas de DNA circulares) que contêm genes acessórios;

Bactérias

As bactérias patogénicas possuem um invólucro – cápsula- que funciona como defesa em relação a anticorpos, vírus e células fagocíticas.

As bactérias invadem o citoplasma de células hospedeiras, alimentando-se e reproduzindo-se no seu interior, o que conduz à sua destruição.

Outras bactérias, produzem toxinas, cuja toxicidade provoca a alteração do metabolismo normal das células ou a sua morte

Bactérias

Vírus

Vírus

Seres acelulares incapazes de se reproduzir e de realizar o seu metabolismo de forma autónoma;

São parasitas intracelulares obrigatórios: apenas manifestam as suas características vitais dentro das células por eles invadidas e necessitam obrigatoriamente de utilizar a maquinaria metabólica da célula para se reproduzirem;

Constituídos genericamente por uma cápsula proteica, cápside, que envolve e protege o material genético – DNA (adenovírus) ou RNA (retrovírus); alguns possuem ainda um invólucro externo à capside semelhante à membrana celular.

Possíveis ações virais numa célula

Invasão da célula pelo vírus

Sars-Cov-2

De que forma o Sistema Imunitário reconhece os agentes invasores no organismo?

No braço curto do cromossoma 6 de cada indivíduo existe um conjunto de genes - Complexo MHC (major histocompatibility complex = complexo principal de histocompatibilidade) que codificam glicoproteínas que serão integradas na membrana dos glóbulos brancos e que permitem detetar a presença de agentes externos no organismo.

Complexo MHC

Quando um indivíduo é invadido por um agente patogénico, devido à ação destas moléculas, desencadeiam-se mecanismos de defesa, ocorrendo uma resposta imunitária.

Todos os componentes moleculares estranhos que estimulam uma resposta imunitária específica são designados por antigénios ou antigenes (vírus, bactérias, moléculas, pólen...)

Constituição do Sistema Imunitário

O sistema imunitário é constituído por vasos linfáticos, órgãos e tecidos linfoides e células efetoras. •Órgãos linfoides: - primários (timo e medula óssea vermelha); - secundários (baço, gânglios linfáticos, amígdalas, tecido linfático).

•Células efetoras - glóbulos brancos ou leucócitos.

Medula vermelha óssea - Órgão linfoide primário

Continua...