Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Concha de São Martinho do Porto

Matilde Rodrigues Miranda 10LH1

Created on April 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Tarot Presentation

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Transcript

Concha deSão Martinho do Porto

Índice

2. História

1. Formação / Localização

4. Algas vermelhas

3. Atividades turisticas

5. Biodiversidade

6. Curiosidades

7. Webgrafia

Localização

Formação

Como o nome indica, esta Baía situa-se em São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça.

A Baía de São Martinho do Porto resultou da acumulação de sedimentos que transformaram um golfo sendo isto uma grande porção de mar que avança terra a dentro, em forma de concha.

História

A povoação desta localidade teve origem através de uma população de pescadores. Inicialmente era uma Granja, fundada pela ordem de Cister em 1153, em nome de de D. Afonso Henriques que chegou a esta terra para nomeá-la e levar povoação, um tempo depois acrescentado o nome “do Porto”. A baía era um dos portos dos Coutos de Alcobaça, onde se desenvolviam atividades relacionadas à pesca e agricultura.

Dentro das atividades possíveis na concha de São Martinho do Porto as mais apelativas ao turismo são o Paddle e vela (regata tradicional). Todos os anos ocorrem atividades náuticas no verão tendo vários desportos diferentes.

Algas Vermelhas

As características geológicas da Baía de S. Martinho do Porto têm influenciado a deslocação de massas de algas da costa rochosa para a região da Baía. As toneladas de algas recolhidas têm como principal destino o fabrico de medicamentos e a extração de Ágar, utilizado na indústria alimentar.

Algas Vermelhas

A apanha das algas é uma atividade tradicional de São Martinho do Porto que é atualmente praticada, após 70 anos, sendo considerada de risco e desgaste rápido devendo ser preservada e valorizada. A “Gelidium Corneum” ( alga vermelha) é uma alga existente em São Martinho do Porto que é destinada à extração de Ágar que a nível mundial produz a melhor qualidade.

Biodiversidade

Garça real

Corvo marinho de faces brancas

Galinha d'água

Pato preto

O território é rico em biodiversidade especialmente aves aquáticas, aves terrestres e passeriformes.

Biodiversidade

Peixes que se podem pescar na Baía de São Martinho do Porto, que são bastante conhecidos a nível gastronómico.

Robalo

Safio

A Baía de São Martinho do Porto candidatou-se para fazer parte do património da UNESCO, esta ideia foi unanimemente aprovada pela Assembleia Municipal. A petição foi enviada à câmara municipal de Alcobaça que agora está a tratar do assunto.

O mar é calmo, o que é um benefício para as famílias com crianças pequenas. Atrai também as pessoas que gostam de caminhar na praia, devido a uma longa marginal ao longo da mesma.

São Martinho do Porto foi muito divulgado pela burguesia e pela nobreza no séc. XIX, por ter águas cristalinas, ficando conhecida também na altura por “bidé das marquesas” pelas publicações que criticavam o modo de viver das marquesas na época.

VIDEO

Webgrafia

https://mesozoico.wordpress.com/2010/04/13/baia-de-s-martinho-do-porto-da-geo-a-biodiversidade/ https://freguesiasaomartinhodoporto.pt/servicos/ https://www.evasoes.pt/ar-livre/a-baia-de-sao-martinho-ou-a-praia-em-forma-de-concha/1042048/ https://turismodocentro.pt/poi/sao-martinho-do-porto/ https://asenhoradomonte.com/2016/10/01/conhece-a-concha-de-sao-martinho-do-porto/ https://prezi.com/xdigs_cf9w1a/concha-de-sao-martinho-do-porto/ https://nationalgeographic.pt/viagens/113-grandes-reportagens/3003-sao-martinho-do-porto-a-baia-fidalga https://www.limodocais.pt/ https://pt.slideshare.net/michelpimenta/fauna-de-so-martinho-do-porto-2

Obrigado

Trabalho realizado por: Dominique Nº4 Laura Julião Nº9 Maria Santana Nº13 Matilde Nº15