Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dada

Laura Post

Created on April 19, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

Abr Sex, 21

#0236

Dadaísmo

Apresentação

Mnual HCAA 11, Módulo 9

História e cultura das artesA Cultura do Cinema

Introdução

Através de ações provocatórias e absurdas, dinamizam a atividade artística. O "Dada" aceita todas as experiências que «destruíssem» a ordem, os valores e as normas estéticas estabelecidas, questionando até o próprio conceito de «arte», de «obra» e de «artista».São criadas novas técnicas, reinventadas novas relações entre os objetos e legitimados novos conceitos estéticos: é arte tudo aquilo que o artista afirma como tal.

O Dadaísmo: provocação, nonsense ou «antiatre»

Ao longo da primeira década do Séc. XX, em Zurique, surge um novo estilo artístico, o Dadaísmo. Num ambiente irrevente e provocador das sessões culturais do Cabaret Voltaire por Hugo Ball, onde se reúnem artistas, refugiados da guerra, manifestando-se contra toda a arte.

Corte com a faca de Cozinha...

A primazia da matéria sobre o pensamento

... Dada através da Última Época Cultural da Barriga de Creveja de Weimar na Alemanha, Hannah Höch

Man Ray, 1929

Roda de Bicicleta, Marcel Duchamp

abcd, Raoul Hausman

O espírito do nosso tempo, Raoul Hausman

Untiteld Rayograph, Man Ray

Colagem

Assemblagem

Ready-made

Rayographs

É um objeto comum, retirado do seu contexto habitual e tratado como uma obra de arte. Este conceito foi criado por Duchamp

Esta é a técnica em que pedaços de diferentes tipos de materiais, como papel, tecido etc., são colados um ao lado do outro ou sobrepostos, de forma a criar uma imagem composta por essas combinações.

De certa forma são fotografias mas sem a utilização de máquinas fotográficas. Com o papel fotográfico e objetos consegue "tirar fotografias" cam a luz.

Assemblage ou assemblagem é um termo francês que foi trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953. É usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais.

Principais Artistas

Alguns dos pioneiros deste estilo

Com o espírito militante, subversivo, e niilista dos seus protagonistas exaltavama espontâniedade, a anarquia e o individualismo da criação, ou melhor, da «anticriação», já que um dos seus lemas era a «contradição sistemática» de se ser«absolutamente original»

Man Ray

1890 – 1976, Filadélfia, Pensilvânia, EUA

Fotógrafo, pintor e anarquista, foi um dos nomes mais importantes do movimento dadaísta da década de 1920, responsável por inovações artísticas na fotografia. Estudou arquitetura, engenharia e artes plásticas, começou a pintar quando era jovem.

Em 1915 conheceu o pintor francês Marcel Duchamp, com quem fundou o grupo dadaísta nova-iorquino. Para produzir suas obras, utilizou a raiografia.

Marcel Duchamp

Raoul Hausmann

1886 – 1971, Viena, Áustria

1887 – 1968, Blainville-Crevon, França

Pintor, escultor, poeta francês e um dos precursores da arte conceitual. Cidadão dos Estados Unidos a partir de 1955, e inventor dos ready mades. Seu modo de vida boêmio e paixão pelos jogos de xadrez, dos quais participou de torneios, podem ser vistos ao longo de sua carreira artística, na qual temos obras de inspiração romântica, expressionista, até mesmo de natureza cubista e futurista. Além disso, era contra a “arte retiniana”, ou seja, aquela que agrada à vista.

Artista plástico, poeta e romancista austríaco. Com o pseudônimo Der Dadasophe exerceu um destacado papel como dadaísta, participando dos grupos de Zurique e posteriormente de Berlim. Foi crítico às instituições da Alemanha durante os anos transcorridos entre as duas guerras mundiais.

Hans Arp

Hannah Höch

1889-1978,Gota, Alemanha

1886 – 1966, Estrasburgo, França

No ano de 1915, a artista deu início a uma relação com Raoul Hausmann, que era participante do dadaísmo de Berlim, e em 1919 já estava envolvida totalmente com o movimento artístico, fazendo colaborações através de publicações e passou a se tornar pioneira na fotomontagem de grupos de pessoas. Além disso, Höch criticou o papel da mulher daquela época, os padrões de beleza, o casamento, a política do seu país (Alemanha) e até o grupo de artistas no qual estava inserida. Tais feitos deram-lhe o apelido de “a punk da arte”.

Figura marcante no cenário das Vanguardas Europeias, participou no Grupo Cavaleiro Azul, foi um importante artista dadaísta, surrealista e ligado ao abstracionismo. Pintor, escultor, artista gráfico e poeta, Hans Arp buscou na sua arte a simplicidade e a pureza das formas. Um dos pioneiros da Arte Abstrata, já não se preocupava com a expressão plástica do ser e do objeto, mas com a “forma pela forma”.

Concluindo...

Como um grupo “anti-arte”, os dadaístas ficaram muito conhecidos pelas suas obras e táticas para atacar as tradições estabelecidas de arte, realizando manifestações artísticas absurdas, projetadas deliberadamente para escandalizar e chocar tanto as autoridades quanto o público, em geral. Esse grupo vanguardista, formado por escritores, poetas e artistas plásticos, foi liderado por nomes como Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.