MODULO 6- Cultura do Cinema
História e cultura das Artes
Portefólio
Carolina Tanqueiro nº1465
Professora Claúdia Chambel
índice
9. Dadaísmo
10. Cubismo
11. Futurismo
1. O tempo
2. O Espaço
12. Abstracionismo
3. O Cinema
13. Arte informal
4. Biografia do Charles Chaplin
14 Realismo
5. A Descoberta da Penicilina
15. Surrealismo
6.Arte do século XX
16. Arte Deco
7. Fauvismo
17. Estilo internacional
8. Expressionismo
18. Organicismo
Tempo do Módulo
1º metade do séc.XX
Introdução
1º metade do sec.XX
O ano de 1905, para a Europa, marca o fim de uma época de felicidade e superficialidade e o início de uma outra mais cética e violenta, marcada por escalada de rivalidades e violência que culminou num conflito mundial-a 1º Guerra Mundial (1914-18).
1º metade do séc. XX
1º Guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras, até o início da Segunda Guerra Mundial) foi um conflito bélico global centrado na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. A guerra envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria).
1º metade do séc. XX
Revolução Soviética:
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática.
1º metade do séc. XX
Revolução Soviética- Continuaçaõ
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
- A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a monarquia do Czar Nicolau II, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal;
- A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados[1] e impôs o governo socialista soviético.
A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos,que teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do sistema capitalista do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo o medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
1º metade do séc. XX
O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, e tornou-se notícia em todo o mundo com o crash da bolsa (conhecido como Quinta-Feira Negra). Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao encerramento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou no dia 28 e no dia 29 de outubro
Grande Depressão -1929
1º metade do séc. XX
2º Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes
1º metade do séc. XX
2º Guerra Mundial -Continuação
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.
EspaÇO onde decorre o Módulo
Europa e Estados Unidos da América
espaço do módulo
Da Europa para a América
cComo vimos,até á 1º guerra mundial a europa dominou o mundo a todos os níveis político, económico, cientificos, tecnológico e demográfico. Aperfeiçoou a democaricia, desenvolveu a industrialização e progrediu na ciência e na tecnologia. Mas,durante e após a 2º guerra mundial,muitos europeus, sobretudo da classe média e classe média-alta, com bons níveis culturais e profissionais abandonaram o Velho Continente, fugidos ás mas condições de vida e foram sobretudo para os EUA, aí, encontraram os meios para desenvolver os seus conhecimentos e cultura. País jovem, em franco desenvolvimento, os Estados Unidos souberam aproveitar a debilidade europeia causada pelas duas Guerras Mundiais para expandir a sua economia, tornando-se modelo de enriquecimento rápido e bem-sucedido
O cinema
História
Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição pública cinematográfica. Esse evento é considerado por muitos como o marco inicial do que conhecemos como história do cinema, no entanto, a possibilidade de criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalhavam para conseguir registrar imagens em movimento.
O cinema
Pré-cinema Ao longo de séculos, inventos, ideias e dispositivos foram desenvolvidos e convergidos para delinear os princípios que criariam tecnicamente o cinema. Luz e sombra, reflexão e refração, os estudos da óptica e cinética, aliados à fisiologia do olho humano, constituíram os elementos formadores para a técnica cinematográfica.
História
O cinema
Com o passar das décadas, Hollywood se tornou símbolo do cinema estadunidense, sediando premiações e abrigando homenagens públicas para os mais destacados artistas de cinema e musicais do mundo. Devido à sua fama e identidade cultural como o centro histórico de estúdios e astros de cinema, a palavra "Hollywood" é frequentemente usada como uma metonímia do cinema americano, e é muitas vezes usada alternadamente para se referir à Grande Los Angeles em geral. As alcunhas StarStruck Town e Tinseltown referem-se a Hollywood e sua indústria cinematográfica. Atualmente, grande parte da indústria do cinema se dispersou em áreas vizinhas, como a região de Westside,entretanto, significativas indústrias auxiliares, tais como empresas de edição, efeitos, adereços, pós-produção e iluminação permanecem em Hollywood, como o backlot da Paramount Pictures.
História
- A preto e branco /mudos
- A preto e branco/ com som
- A cores/ com somn
- A 3ºD
- A 4 D
Evolução técnica
Lista de filmes mais icónicos
1 – O Poderoso Chefão (1972) ... 2 – O Mágico de Oz (1939) ... 3 – Cidadão Kane (1941) ... 4 – Um sonho de liberdade (1994) ... 5 – Pulp Fiction — Tempo de Violência (1994) .. .
6 – Casablanca (1942) ... 7 – O Poderoso Chefão — Parte II (1974) ... 8 – E. T. 9 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) A Lista de Schindler (1993) 22 – O Silêncio dos Inocentes (1991);
30 – Um Estranho no Ninho (1975);
57 – Batman — O Cavaleiro das Trevas (2008); 87 – O Senhor dos Anéis — O Retorno do Rei (2003);
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889. Embora não haja um registro oficial de seu nascimento, Chaplin acreditava que havia nascido no subúrbio de Walworth, em Londres, Inglaterra. Filho de artistas de music hall. Sua mãe, Hannah Harriet Hill, era filha de um sapateiro, tendo uma carreira breve e malsucedida sob o nome artístico de Lily Harley; seu pai, Charles Spencer Chaplin Sr., era filho de um açougueiro, sendo um cantor popular da época. Embora nunca tenham se divorciado, os pais de Chaplin se separaram por volta de 1891. No ano seguinte, Hannah deu à luz um terceiro filho, George Wheeler Dryden, gerado pelo artista do music hall Leo Dryden. A criança foi levada por Dryden aos seis meses de idade e não voltou a entrar na vida de Chaplin por trinta anos. Após a separação, Chaplin foi deixado aos cuidados de sua mãe, que estava cada vez mais instável emocionalmente. O censo de 1891 mostra que sua mãe morava com Charlie e seu meio-irmão mais velho, Sydney John Hill (1885–1965) na Barlow Street, em Walworth.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Na sua infância, Chaplin morou com sua mãe, e algumas vezes também com seu meio-irmão Sydney, em diversos endereços nos arredores da Kennington Road, no distrito de Lambeth, em Londres. Neste período, sua principal moradia foi na 3 Pownall Terrace.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
A primeira tourné de Chaplin aos Estados Unidos com o trupe de Fred Karno ocorreu durante 1910 até 1912. Após cinco meses de volta na Inglaterra, ele retorna aos Estados Unidos em uma segunda tourné com o trupe de Karno, chegando novamente nos Estados Unidos em 2 de outubro de 1912. Na Companhia de Karno estava Arthur Stanley Jefferson, que posteriormente ficaria conhecido como Stan Laurel. Chaplin e Laurel dividiam um quarto em uma pensão. Stan Laurel retornou à Inglaterra, mas Chaplin manteve-se nos Estados Unidos. No final de 1913, a atuação de Chaplin foi eventualmente vista por Mack Sennett, Mabel Normand, Minta Durfee e Fatty Arbuckle. Sennett o contratou para seu estúdio, a Keystone Film Company, pois precisavam de um substituto para Ford Sterling. Inicialmente, Chaplin teve grande dificuldade em se adaptar ao estilo de atuação cinematográfica da Keystone. Após a estreia de Chaplin no cinema, no filme Making a Living, Sennett sentiu que cometera um grande erro. Muitos alegam que foi Normand quem o convenceu a dar a Chaplin uma segunda chance.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Foi no estúdio Keystone onde Chaplin desenvolveu seu principal e mais conhecido personagem: O Vagabundo (conhecido como Charlot na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, Carlitos no Brasil e na Argentina, e Der Vagabund na Alemanha). O Vagabundo é um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro; aparece sempre vestindo um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, e um chapéu-coco; carrega uma bengala de bambu; e possui um pequeno bigode-de-broxa. O público viu o personagem pela primeira vez no segundo filme de Chaplin, Kid Auto Races at Venice, lançado em 7 de fevereiro de 1914. No entanto, ele já havia criado o visual do personagem para o filme Mabel's Strange Predicament, produzido alguns dias antes, porém lançado mais tarde, em 9 de fevereiro de 1914.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Chaplin ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator.
Alguns temas musicais de seus filmes como os de O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são inesquecíveis. Ele era ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, comediante, mímico e regente de orquestra.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
“Nunca pensei no vagabundo em termos de apelo. Ele era eu mesmo, um espírito cómico, algo que estava dentro de mim e que tinha de expressar. Sentia-me tão livre.”
Mulheres O fato de Chaplin sentir atração por mulheres mais jovens continua a ser outra fonte de interesse para alguns. Seus biógrafos atribuem isto a uma paixão adolescente com Hetty Kelly, que conhecera no Reino Unido durante suas apresentações no music hall, e que possivelmente definiu o seu ideal feminino. Chaplin gostava de descobrir jovens atrizes e orientá-las de perto; com exceção de Mildred Harris, todos os seus casamentos e a maioria dos seus principais relacionamentos amorosos começaram desta maneira.
a descoberta da penicilina
Caso pratico
Fleming nasceu em 6 de agosto de 1881 em Lochfield, no sudoeste da Escócia, e estudou medicina na Universidade de Londres. Concluindo o curso em 1906, começa a pesquisar, em seguida, substâncias com potencial bactericida que não fossem tóxicas ao organismo humano. Trabalhou como médico microbiologista no Hospital de St. Mary, Londres, até o começo da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra foi médico militar nas frentes de batalha da França e ficou impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa. Finalizada a guerra, regressou ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo antisséptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.
Alexander Fleming
Os dois descobrimentos de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido acidentais demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. O descobrimento da lisozima ocorreu depois que o muco de seu nariz, procedente de um espirro, caísse sobre uma placa de Petri onde cresciam colônias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias haviam sido destruídas no local onde se havia depositado o fluido nasal.
Ele chegou à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas em 1928, ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres. O laboratório de Fleming estava habitualmente desarrumado, o que resultou em uma grande vantagem para sua segunda importante descoberta. Em setembro de 1928, Fleming estava a realizar várias experiências no seu laboratório e ao inspecionar uma das suas culturas antigas antes de destruí-las notou que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Fleming observou outras placas e comprovou que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana. A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa. Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância deste seu achado, seus colegas subestimaram-no.
Alexander Fleming
Foi após regressar de umas férias em 1928 que Alexander Fleming se apercebeu que um dos recipientes onde fazia experiências tinha fungos e que estes tinham eliminado as bactérias que lá estavam antes. Tinha sido descoberto o primeiro antibiótico.
descoberta da penicilina
A descoberta de Alexander Fleming não teve impacto nos anos imediatos e o seu trabalho deparou com grandes dificuldades, que foram superadas por outros cientistas.
De facto, uma coisa é descobrir que um determinado fungo mata as bactérias; outra, bem mais difícil, é isolar o agente específico responsável por esse efeito, estudar o seu comportamento no corpo humano e produzi-lo em quantidade suficiente para poder ser usado em qualquer pessoa.
Este processo demorou anos e exigiu o trabalho e a dedicação de diversas equipas de cientistas, mas acabou por ser bem sucedido. No decorrer da II Guerra, foram produzidos os primeiros lotes de penicilina e os antibióticos passaram a fazer parte das práticas médicas, salvando um número incontável de vidas humanas.
descoberta da penicilina
Sobre o seu papel nesta revolução mundial, Fleming sempre foi particularmente modesto, dizendo que o seu protagonismo era um mito e que o principal mérito cabia às equipas de cientistas que transformaram uma curiosidade científica num medicamento.
Este processo demorou anos e exigiu o trabalho e a dedicação de diversas equipas de cientistas, mas acabou por ser bem sucedido. No decorrer da II Guerra, foram produzidos os primeiros lotes de penicilina e os antibióticos passaram a fazer parte das práticas médicas, salvando um número incontável de vidas humanas.
A importância desta descoberta
A descoberta da penicilina foi, sem dúvidas, um grande avanço para a medicina em todo o mundo. Foi a partir da descoberta desse antibiótico que várias doenças, que antes matavam várias pessoas, puderam ser curadas e hoje são tratadas com relativa facilidade.
Alexander Fleming descobriu a penicilina por acaso. Quando Fleming voltou da guerra, em 1928, iniciou seus estudos a respeito da bactéria Staphylococcus aureus, responsável por provocar infecções em feridas de soldados.
Um dia, ele resolveu sair de férias e deixou as culturas das bactérias em seu laboratório, no Hospital St. Mary, em Londres, sem o acondicionamento correto e sem nenhuma supervisão. As placas permaneceram ali até o retorno de Fleming e foram contaminadas.
arte do séc. XX
diferentes estilo de Arte
Fauvismo
Fauvismo
Caracteristicas:
Visa transmitir ao espectador emoções estéticas
profundas através da exaltação das cores fortes
(cor de vinho, verde, amarelo, azul e vermelho) e
contrastadas que delimitam e definem as formas
planas onde a tridimensionalidade se perde.
•
A expressão resulta das linhas e das cores,
aplicadas ora lisas e finas ora texturadas, em
pinceladas diretas e emotivas.
A palavra deriva da palavra fauve (fera)
Tempo:
Fauvismo
1905-08
-
Henri Matisse
-
Andre Dérain
-
Jean Puy
-
Albert Marquet
-
Maurice de Vlaminck
-
Henri Manguin
Artistas
Obras
Dérain,
Retrato de Matisse , 1905, óleo
sobre tela, 46 x 34,9 cm
Henri
Matisse (1869 1954), Natureza Morta com Tapete Vermelho, 1906, óleo sobre tela, 100
x 140 cm
Maurice
Vlaminck (1876 1958), Jardins de Chatou , 1904, óleo sobre tela, 81,9 x100 cm
Henri
Matisse, O Retrato da Risca Verde,
1905,
óleo sobre tela, 40,5 x 32,5 cm
Expressionismo
Expressionismo
Caracteristicas
Die
Brücke (A Ponte)
Formas
simplificadas , propositadamente
deformadas e aguçadas, contornadas por linhas
a negro e preenchidas por cores ora puras,
violentas e contrastadas, ora sombrias e "sujas",
antinaturalistas e aplicadas em pinceladas
rápidas, por vezes matéricas e texturadas.
Obras
assemelham se a esboços toscos e
inacabados com espaços de tela
por
pintar.
Expressionismo
Tempo
Die
Brücke (A Ponte)
1905- Alemanha
Artistas
Emil Nolde KirchnerKirchner Ensor James MunchEdvard
Max
Beckmann
Obras
James
Ensor (1860 1949), A
Máscara Escandalizada 1883,
óleo sobre tela.
Kirchner
(1880 1938), Busto de Mulher com
Chapéu , 1911, óleo sobre tela, 76 x 70 cm
Kirchner,
Nus Vermelhos, 1912, óleo sobre
tela
Emil
Nolde (1867 1956), Susana e os velhos
(parte esquerda de um tríptico), c. 1912 13, óleo
sobre tela, 86 x 100 cm
Expressionismo
Caracteristicas
Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul)
Obras de arte a partir das experiências pessoais e dos sentimentos subjetivos de cada artista.Temáticas naturalistas, de sentido algo irreal e alegórico, como paisagens, cenas sociais e da vida animal. Naconstrução das formas, valorizam a mancha cromática, a utilização de cores
antinaturais, arbitrárias, claras, líricas e
complementares/opostas.
Expressionismo
Tempo
Die
Brücke (A Ponte)
Movimento
fundado pelo artista russo Wassily
Kandinsky (1866 1944)
Artistas de Munique
(criada por Kandinsky em 1909) e pelos pintores
Paul Klee (1879 1940), Franz Marc (1880 1916) e
Auguste Macke (1879 1914).
Expressionismo
Die
Brücke (A Ponte)
Artistas
Emil Nolde KirchnerKirchner Ensor James MunchEdvard Max Beckmann
Obras
Franz
Marc, Grandes Cavalos Azuis 1911, óleo sobre tela,
102
x 160 cm
Paul
Klee, Vento Quente no Jardim de Mac , 1915,
Wassily
Kandinsky, Composição IV , 1911, óleo sobre tela, 159,5 x 250,5 cm
Dadaísmo
Dadaísmo
Caracteristicas
Surge
como reação e provocação às
sociedades burguesas e capitalistas da
época, assim como aos seus valores e
conceitos ético culturais e estéticos.
Usou
temáticas provocatórias, insólitas e
incongruentes. A execução técnica e plástica foi
influenciada pelo Cubismo Sintético, usando as
suas técnicas e inventando outras, como as
assemblages, os objets trouvés, os ready
mades, as fotomontagens, os merzbilders e os
rayographs.
Tempo
Dadaísmo
1915-1920 Suiça
Artistas
Hugo
Ball Berlim Raoul
Hausmann Kurt Schwitters Max Ernst Marcel Duchamp Raoul Hausmann
Obras
Raoul
Hausmann, O Crítico de
Arte , 1919 20, litografia e
colagem fotográfica em papel,
32,8 x 25,4 cm
Hugo
Ball, Poema Fonético e
Visual em Dada Almanach, 1920,
Berlim
Kurt
Schwitters, Merzbild 25 A, Imagem das Estrelas assemblage
O
Cubismo
Cubismo
Caracteristicas
Longe
da conceção euclidiana do espaço,
criaram um objeto artístico autónomo
conseguido quando "o motivo" que lhe deu
origem (objeto, pessoa, paisagem...) foi
representado em múltiplos pontos de vista
perspetivas múltiplas numa só
imagem associando lhe uma quarta dimensão
o tempo.
Cubismo
tempo e local:
Movimento
artístico, iniciado por George
Braque (1882 1963) e
Pablo Picasso
(1881 1973).
Suiça e Espanha
Artistas :
George
BraquePablo Picasso
Obras
Picasso,
Les Demoiselles d'Avignon (As meninas de Avinhão), 1906 07, óleo sobre tela, 244 x 234 cm
Picasso,
O
reservatório de
Horta del Hebro
1909,
óleo sobre tela
Futurismo
Caracteristicas
Futurismo
Faz
a apologia e exaltação da civilização
industrial e da vida moderna das
máquinas, das fábricas, dos novos meios de
transporte, da velocidade, das cidades
modernas e do seu bulício, do cinema...
Os
artistas recorrem à decomposição das formas,
por meio de linhas quebradas em ângulo
agudo, dinâmico, e por linhas curvas e
sinuosas.
Praticaram
o divisionismo da cor,
aplicando cores muito contrastadas e
violentas.
Futurismo
Tempo e local
Nasceu
em Itália, em 1909, com a publicação do
Manifesto
Futurista,
de Marinetti.
Obras
Boccioni,
Formas Únicas em Continuidade no Espaço 1913, bronze, 111,4 x 88,6 x 40
cm
Umberto
Boccioni, Estados de Espírito 1, Os Adeuses 1911, óleo sobre tela
Esta
é uma das primeiras obras que Boccioni dedica aos "estados de espírito".
Nesta pintura, vários acontecimentos se sucedem em simultaneidade.
Abstracionismo
Abstracionismo Lírico
Abstracionismo
Caracteristicas
Abstracionismo Lírico
Nasceu
da obra de Kandinsky e derivou do
Expressionismo de O Cavaleiro Azul.
Baseou
se na intuição, no instinto, na imaginação e
no inconsciente, construindo uma arte ligada à
necessidade interior e, como tal, aos conteúdos
simbólicos e místicos que lhe são inerentes.
Linhas
e cores, estas últimas em sobreposições de
tons ou recorrendo às misturas feitas previamente
na paleta.
A
pincelada vai desde o toque rápido, tenso e
violentamente contrastado, aos empastes de
grande espessura
Abstracionismo
Tempo e local:
Abstracionismo Lírico
Nasceu
na Europa em 1910, a partir da experiência
pessoal de Kandinsky
Artista principal
Wassily
Kandinsky;
Obras
Kandinsky,
Composição VII , 1913, óleo sobre tela.
De
acordo com Kandinsky, foi a obra mais complexa que ele pintou.
Wassily
Kandinsky, Sobre Branco 1923, óleo sobre tela, 105 x 98 cm
Abstracionismo
Geometrico
Ao
contrário do Abstracionismo Lírico, nascido da
necessidade interior, expressiva e metafísica, no
Abstracionismo Geométrico está presente a
racionalização nascida da análise intelectual e
científica.
O
Suprematismo e o Neoplasticismo são os
movimentos seus representantes.
Suprematismo O
seu criador foi Casimir Malevitch (1878 1935), que
procurou na pintura a realização plástica da noção
pura de espaço, ou seja, a resolução da relação
entre as formas.
Caracteriza
se pelo emprego de formas
geométricas puras, construídas pela cor pura,
sem modelado.
A
paleta cromática é restrita, constituída pelas
cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo
preto.
Abstracionismo
Geometrico
Obras
Casimir
Malevitch, Pintura
Suprematista , 1916, óleo sobre tela.
Casimir
Malevitch, Oito Retângulos
Vermelhos , 1915, óleo sobre tela, 57,5 x 48,5
cm.
Neoplasticismo
Preconizava uma arte pura, clara, objetiva, não ilusória e não representativa e, como tal,
antinaturalista que utilizou formas geométricas
puras (quadrados e retângulos), estáticas, pintadas a
branco, preto, cinzento e cores primárias, limitadas,
quase sempre, por linhas verticais e horizontais a
negro, formando planos geométricos puros e
ortogonais.
Abstracionismo
Geometrico
Principais
representantes: Piet Mondrian (1872 1944),
Theo van Doesburg (1883 1931), Van der Leck (1876
1958) e os arquitetos Pieter Oud (1890 1963) e Gerrit
Rietveld (1888 1964).
Obras
Piet
Mondrian, Composição em Cor A
Mondrian,
Victory Boogie Woogie ,
1944,
Arte informal
Caracteristicas
Arte informal
Tendência artística
de raiz abstrata, diretamente
influenciada pelo Abstracionismo Lírico de Kandinsky e
pelas novas técnicas artísticas introduzidas pelo
Cubismo, pelo Dadaísmo e pelo Surrealismo
(colagens, assemblages, frottages, grattages, dripping
Tempo e Local
Arte informal
A Arte Informal é uma tendência da arte abstrata que desenvolveu-se nos anos 50 na Europa, paralelamente ao Expressionismo Abstrato que marcou a cultura artística de Nova Iorque
Obras
Jackson
Pollock a pintar
Jackson
Pollock, Forma Livre
Realismo
Caracteristicas local e tempo
Realismo
Este
Neorrealismo do século XX tem as suas raízes
no realismo do século XIX e define se pelo retorno
à linguagem técnica e plástica figurativa, refletindo
a sociedade (conteúdo e temas) e assumindo o
compromisso da denúncia e da intervenção no
campo social, político e ideológicoO realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.
Representantes
-
Serguei Guerasimov e Vera Múkhina
(
-
Otto Dix (
-
Renato Gatuso (
-
Ben Shan (
-
Cândido Portinari (
-
José Clemente Orozco, Diego
Rivera e Alfaro Siqueiros
(
Obras
Candido
Portinari, Colheita do Café óleo sobre tela, 195x130 cm
Otto
Dix, Retrato dos
Pais do Artista II ,
1924, óleo
Vera
Múkhina , O Operário e a
Kolkhosiana , 1935, aço.
Surrealismo
Surrealismo
Local e Tempo:
Iniciou
se em França por volta de 1919 e expandiu se
rapidamente por toda a Europa e pelos EUA, levado
pelos artistas aí refugiados durante a 2.ª Guerra
Mundial.
Caracteristicas:
Defendeu
valores como os da liberdade e da
irracionalidade, do sonho, da metáfora, do
inverosímil e do insólito. Aplicou à arte os
ensinamentos de Freud e da psicanálise.
Artistas:
à
literatura (prosa e poesia) que tem em André Breton
o principal teórico; às artes plásticas, com o seu
iniciador Max Ernst; à fotografia onde se destacou
Man Ray; ao cinema com Dali e Buñuel que
trabalharam em parceria no primeiro filme
surrealista, Un Chien Andalou (1928) e o mais
importante L'Âge d'Or (1931); e à música com Eric
Satie.
Obras
René
Magritte, Golconda 1953, óleo sobre tela, 81 x 100 cm.
B.
Arcimboldo, Terra , c.
1570, óleo sobre
madeira, 70,2 x 48,7 cm
A.
H. Bosch, pormenores de O Jardim das Delícias, 1480 90, óleo sobre
madeira. 206 x 386 cm
Arte Deco
Arte Deco
Este
estilo aderiu e utilizou os novos materiais e os
processos industriais de produção e pesquisou
novas formas; serviu se dos ideais do Movimento
Arts and Crafts ( do trabalho da
Deutscher Werkbund (Alemanha) e de certas
conceções da Arte Nova (em Munique e Áustria),
da qual é herdeiro direto.
Algumas
obras mostram, também, influências da arte
africana e de alguns movimentos como o Cubismo, o
Construtivismo russo e o Futurismo italiano,
sobretudo na abstração e na simplificação formais,
evidentes sobretudo nas artes decorativas.
Arquitetura
William
Van Alen, E difício
Chrysler em Nova Iorque,
1931
Raymond Hood,
Wallace Harrison e Lee
Lawrie, Entrada do Rockefeller Center , relevo
pintado, 1932 40, Nova Iorque
Pierre
Legrain, Mesa
de Pé, ébano e
marfim
Estilo internacional
Estilo internacional
Estilo
iniciado por Charles Édouard Jeanneret (1887 1965),
conhecido como Le
Corbusier.
Norteado
pelo racionalismo funcionalista propôs a aliança
entre arquitetura e indústria , procurando uma construção
que correspondesse, de forma racional e técnica, aos
problemas da sociedade do seu tempo.
Defendeu
uma arquitetura prática, apostada em encontrar
soluções viáveis, com qualidade e grande economia de
meios, para resolver os problemas da habitação coletiva nas
grandes cidades
Para
isso estudou os novos comportamentos coletivos,
seus hábitos, necessidades e ritmos de vida
Arquitetura
Le
Corbusier, Igreja de Nossa Senhora do Alto, Ronchamp , c. 1950 54,
França.
Le
Corbusier, Villa Saboia , c. 1929, Poissy, França
Organicismo
Organicismo
Surge
como reação ao Funcionalismo Racionalista.
A arquitetura evidencia preocupações com o
ambiente circundante, respeitando as tradições
locais, ao nível do uso de materiais e de técnicas
construtivas.
O
seu principal representante é o arquiteto norte
americano
Frank
Lloyd Wright (1869 1959).
Ligada
a esta conceção organicista e mais
sensitiva da arquitetura está, também, a obra do
arquiteto finlandês Alvar Aalto (1898 1976), que
procurou uma arquitetura integrada no
ambiente, respeitando, ao mesmo tempo, as
"necessidades psicológicas" do Homem.
Arquitetura
Frank
Lloyd Wright, Casa da Cascata , 1935 39, Pensilvânia, EUA
Frank
Lloyd Wright, Casa de verão em Spring Green, Wisconsin, 1925
Arte portuguesa ate aos anos 60
António Carneiro
António
Carneiro (1872 1930) foi o maior
representante do simbolismo português,
fortemente influenciado pelo misticismo de
Puvis de Chavannes, dos Nabis e de Munch
Amadeo
de Souza Cardoso
Amadeo de Souza Cardoso , o autor mais internacionalizado deste período, possui uma obra que se caracteriza por umexperimentalismo muito pessoal, sob a influência dos movimentos
artísticos de vanguarda e dos seus autores, com os quais se
relacionou aquando da sua estada em Paris. Aí teve contactos com o
Naturalismo, o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo e o
Abstracionismo.
Almada
Negreiros
De
entre os
escultores deste
período salienta se
Canto da Maya
(1890 1981), o mais
original da sua
geração.
Cristino
da Silva, Praça do Areeiro, 1938 1949, Lisboa
Cassiano
Branco,
Coliseu, 1938, Porto
Rogério
de Azevedo, Garagem do
Comércio do Porto, Praça Filipa
de Lencastre, 1930 32, Porto
Fim do meu portefolio!
espero que tenha gostado!
Portifólio do modulo 9 Cultura do Cinema
carolina tanqueiro
Created on April 18, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
Explore all templates
Transcript
MODULO 6- Cultura do Cinema
História e cultura das Artes
Portefólio
Carolina Tanqueiro nº1465
Professora Claúdia Chambel
índice
9. Dadaísmo
10. Cubismo
11. Futurismo
1. O tempo
2. O Espaço
12. Abstracionismo
3. O Cinema
13. Arte informal
4. Biografia do Charles Chaplin
14 Realismo
5. A Descoberta da Penicilina
15. Surrealismo
6.Arte do século XX
16. Arte Deco
7. Fauvismo
17. Estilo internacional
8. Expressionismo
18. Organicismo
Tempo do Módulo
1º metade do séc.XX
Introdução
1º metade do sec.XX
O ano de 1905, para a Europa, marca o fim de uma época de felicidade e superficialidade e o início de uma outra mais cética e violenta, marcada por escalada de rivalidades e violência que culminou num conflito mundial-a 1º Guerra Mundial (1914-18).
1º metade do séc. XX
1º Guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras, até o início da Segunda Guerra Mundial) foi um conflito bélico global centrado na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. A guerra envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria).
1º metade do séc. XX
Revolução Soviética:
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática.
1º metade do séc. XX
Revolução Soviética- Continuaçaõ
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos,que teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do sistema capitalista do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo o medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
1º metade do séc. XX
O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, e tornou-se notícia em todo o mundo com o crash da bolsa (conhecido como Quinta-Feira Negra). Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao encerramento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou no dia 28 e no dia 29 de outubro
Grande Depressão -1929
1º metade do séc. XX
2º Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes
1º metade do séc. XX
2º Guerra Mundial -Continuação
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.
EspaÇO onde decorre o Módulo
Europa e Estados Unidos da América
espaço do módulo
Da Europa para a América
cComo vimos,até á 1º guerra mundial a europa dominou o mundo a todos os níveis político, económico, cientificos, tecnológico e demográfico. Aperfeiçoou a democaricia, desenvolveu a industrialização e progrediu na ciência e na tecnologia. Mas,durante e após a 2º guerra mundial,muitos europeus, sobretudo da classe média e classe média-alta, com bons níveis culturais e profissionais abandonaram o Velho Continente, fugidos ás mas condições de vida e foram sobretudo para os EUA, aí, encontraram os meios para desenvolver os seus conhecimentos e cultura. País jovem, em franco desenvolvimento, os Estados Unidos souberam aproveitar a debilidade europeia causada pelas duas Guerras Mundiais para expandir a sua economia, tornando-se modelo de enriquecimento rápido e bem-sucedido
O cinema
História
Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição pública cinematográfica. Esse evento é considerado por muitos como o marco inicial do que conhecemos como história do cinema, no entanto, a possibilidade de criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalhavam para conseguir registrar imagens em movimento.
O cinema
Pré-cinema Ao longo de séculos, inventos, ideias e dispositivos foram desenvolvidos e convergidos para delinear os princípios que criariam tecnicamente o cinema. Luz e sombra, reflexão e refração, os estudos da óptica e cinética, aliados à fisiologia do olho humano, constituíram os elementos formadores para a técnica cinematográfica.
História
O cinema
Com o passar das décadas, Hollywood se tornou símbolo do cinema estadunidense, sediando premiações e abrigando homenagens públicas para os mais destacados artistas de cinema e musicais do mundo. Devido à sua fama e identidade cultural como o centro histórico de estúdios e astros de cinema, a palavra "Hollywood" é frequentemente usada como uma metonímia do cinema americano, e é muitas vezes usada alternadamente para se referir à Grande Los Angeles em geral. As alcunhas StarStruck Town e Tinseltown referem-se a Hollywood e sua indústria cinematográfica. Atualmente, grande parte da indústria do cinema se dispersou em áreas vizinhas, como a região de Westside,entretanto, significativas indústrias auxiliares, tais como empresas de edição, efeitos, adereços, pós-produção e iluminação permanecem em Hollywood, como o backlot da Paramount Pictures.
História
Evolução técnica
Lista de filmes mais icónicos
1 – O Poderoso Chefão (1972) ... 2 – O Mágico de Oz (1939) ... 3 – Cidadão Kane (1941) ... 4 – Um sonho de liberdade (1994) ... 5 – Pulp Fiction — Tempo de Violência (1994) .. . 6 – Casablanca (1942) ... 7 – O Poderoso Chefão — Parte II (1974) ... 8 – E. T. 9 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) A Lista de Schindler (1993) 22 – O Silêncio dos Inocentes (1991); 30 – Um Estranho no Ninho (1975); 57 – Batman — O Cavaleiro das Trevas (2008); 87 – O Senhor dos Anéis — O Retorno do Rei (2003);
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889. Embora não haja um registro oficial de seu nascimento, Chaplin acreditava que havia nascido no subúrbio de Walworth, em Londres, Inglaterra. Filho de artistas de music hall. Sua mãe, Hannah Harriet Hill, era filha de um sapateiro, tendo uma carreira breve e malsucedida sob o nome artístico de Lily Harley; seu pai, Charles Spencer Chaplin Sr., era filho de um açougueiro, sendo um cantor popular da época. Embora nunca tenham se divorciado, os pais de Chaplin se separaram por volta de 1891. No ano seguinte, Hannah deu à luz um terceiro filho, George Wheeler Dryden, gerado pelo artista do music hall Leo Dryden. A criança foi levada por Dryden aos seis meses de idade e não voltou a entrar na vida de Chaplin por trinta anos. Após a separação, Chaplin foi deixado aos cuidados de sua mãe, que estava cada vez mais instável emocionalmente. O censo de 1891 mostra que sua mãe morava com Charlie e seu meio-irmão mais velho, Sydney John Hill (1885–1965) na Barlow Street, em Walworth.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Na sua infância, Chaplin morou com sua mãe, e algumas vezes também com seu meio-irmão Sydney, em diversos endereços nos arredores da Kennington Road, no distrito de Lambeth, em Londres. Neste período, sua principal moradia foi na 3 Pownall Terrace.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
A primeira tourné de Chaplin aos Estados Unidos com o trupe de Fred Karno ocorreu durante 1910 até 1912. Após cinco meses de volta na Inglaterra, ele retorna aos Estados Unidos em uma segunda tourné com o trupe de Karno, chegando novamente nos Estados Unidos em 2 de outubro de 1912. Na Companhia de Karno estava Arthur Stanley Jefferson, que posteriormente ficaria conhecido como Stan Laurel. Chaplin e Laurel dividiam um quarto em uma pensão. Stan Laurel retornou à Inglaterra, mas Chaplin manteve-se nos Estados Unidos. No final de 1913, a atuação de Chaplin foi eventualmente vista por Mack Sennett, Mabel Normand, Minta Durfee e Fatty Arbuckle. Sennett o contratou para seu estúdio, a Keystone Film Company, pois precisavam de um substituto para Ford Sterling. Inicialmente, Chaplin teve grande dificuldade em se adaptar ao estilo de atuação cinematográfica da Keystone. Após a estreia de Chaplin no cinema, no filme Making a Living, Sennett sentiu que cometera um grande erro. Muitos alegam que foi Normand quem o convenceu a dar a Chaplin uma segunda chance.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Foi no estúdio Keystone onde Chaplin desenvolveu seu principal e mais conhecido personagem: O Vagabundo (conhecido como Charlot na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, Carlitos no Brasil e na Argentina, e Der Vagabund na Alemanha). O Vagabundo é um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro; aparece sempre vestindo um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, e um chapéu-coco; carrega uma bengala de bambu; e possui um pequeno bigode-de-broxa. O público viu o personagem pela primeira vez no segundo filme de Chaplin, Kid Auto Races at Venice, lançado em 7 de fevereiro de 1914. No entanto, ele já havia criado o visual do personagem para o filme Mabel's Strange Predicament, produzido alguns dias antes, porém lançado mais tarde, em 9 de fevereiro de 1914.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
Chaplin ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator. Alguns temas musicais de seus filmes como os de O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são inesquecíveis. Ele era ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, comediante, mímico e regente de orquestra.
Biografia de Charles Chaplin
Charlot
“Nunca pensei no vagabundo em termos de apelo. Ele era eu mesmo, um espírito cómico, algo que estava dentro de mim e que tinha de expressar. Sentia-me tão livre.”
Mulheres O fato de Chaplin sentir atração por mulheres mais jovens continua a ser outra fonte de interesse para alguns. Seus biógrafos atribuem isto a uma paixão adolescente com Hetty Kelly, que conhecera no Reino Unido durante suas apresentações no music hall, e que possivelmente definiu o seu ideal feminino. Chaplin gostava de descobrir jovens atrizes e orientá-las de perto; com exceção de Mildred Harris, todos os seus casamentos e a maioria dos seus principais relacionamentos amorosos começaram desta maneira.
a descoberta da penicilina
Caso pratico
Fleming nasceu em 6 de agosto de 1881 em Lochfield, no sudoeste da Escócia, e estudou medicina na Universidade de Londres. Concluindo o curso em 1906, começa a pesquisar, em seguida, substâncias com potencial bactericida que não fossem tóxicas ao organismo humano. Trabalhou como médico microbiologista no Hospital de St. Mary, Londres, até o começo da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra foi médico militar nas frentes de batalha da França e ficou impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa. Finalizada a guerra, regressou ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo antisséptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.
Alexander Fleming
Os dois descobrimentos de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido acidentais demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. O descobrimento da lisozima ocorreu depois que o muco de seu nariz, procedente de um espirro, caísse sobre uma placa de Petri onde cresciam colônias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias haviam sido destruídas no local onde se havia depositado o fluido nasal.
Ele chegou à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas em 1928, ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres. O laboratório de Fleming estava habitualmente desarrumado, o que resultou em uma grande vantagem para sua segunda importante descoberta. Em setembro de 1928, Fleming estava a realizar várias experiências no seu laboratório e ao inspecionar uma das suas culturas antigas antes de destruí-las notou que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Fleming observou outras placas e comprovou que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana. A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa. Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância deste seu achado, seus colegas subestimaram-no.
Alexander Fleming
Foi após regressar de umas férias em 1928 que Alexander Fleming se apercebeu que um dos recipientes onde fazia experiências tinha fungos e que estes tinham eliminado as bactérias que lá estavam antes. Tinha sido descoberto o primeiro antibiótico.
descoberta da penicilina
A descoberta de Alexander Fleming não teve impacto nos anos imediatos e o seu trabalho deparou com grandes dificuldades, que foram superadas por outros cientistas. De facto, uma coisa é descobrir que um determinado fungo mata as bactérias; outra, bem mais difícil, é isolar o agente específico responsável por esse efeito, estudar o seu comportamento no corpo humano e produzi-lo em quantidade suficiente para poder ser usado em qualquer pessoa. Este processo demorou anos e exigiu o trabalho e a dedicação de diversas equipas de cientistas, mas acabou por ser bem sucedido. No decorrer da II Guerra, foram produzidos os primeiros lotes de penicilina e os antibióticos passaram a fazer parte das práticas médicas, salvando um número incontável de vidas humanas.
descoberta da penicilina
Sobre o seu papel nesta revolução mundial, Fleming sempre foi particularmente modesto, dizendo que o seu protagonismo era um mito e que o principal mérito cabia às equipas de cientistas que transformaram uma curiosidade científica num medicamento.
Este processo demorou anos e exigiu o trabalho e a dedicação de diversas equipas de cientistas, mas acabou por ser bem sucedido. No decorrer da II Guerra, foram produzidos os primeiros lotes de penicilina e os antibióticos passaram a fazer parte das práticas médicas, salvando um número incontável de vidas humanas.
A importância desta descoberta
A descoberta da penicilina foi, sem dúvidas, um grande avanço para a medicina em todo o mundo. Foi a partir da descoberta desse antibiótico que várias doenças, que antes matavam várias pessoas, puderam ser curadas e hoje são tratadas com relativa facilidade.
Alexander Fleming descobriu a penicilina por acaso. Quando Fleming voltou da guerra, em 1928, iniciou seus estudos a respeito da bactéria Staphylococcus aureus, responsável por provocar infecções em feridas de soldados. Um dia, ele resolveu sair de férias e deixou as culturas das bactérias em seu laboratório, no Hospital St. Mary, em Londres, sem o acondicionamento correto e sem nenhuma supervisão. As placas permaneceram ali até o retorno de Fleming e foram contaminadas.
arte do séc. XX
diferentes estilo de Arte
Fauvismo
Fauvismo
Caracteristicas:
Visa transmitir ao espectador emoções estéticas profundas através da exaltação das cores fortes (cor de vinho, verde, amarelo, azul e vermelho) e contrastadas que delimitam e definem as formas planas onde a tridimensionalidade se perde. • A expressão resulta das linhas e das cores, aplicadas ora lisas e finas ora texturadas, em pinceladas diretas e emotivas.
A palavra deriva da palavra fauve (fera)
Tempo:
Fauvismo
1905-08
- Henri Matisse - Andre Dérain - Jean Puy - Albert Marquet - Maurice de Vlaminck - Henri Manguin
Artistas
Obras
Dérain, Retrato de Matisse , 1905, óleo sobre tela, 46 x 34,9 cm
Henri Matisse (1869 1954), Natureza Morta com Tapete Vermelho, 1906, óleo sobre tela, 100 x 140 cm
Maurice Vlaminck (1876 1958), Jardins de Chatou , 1904, óleo sobre tela, 81,9 x100 cm
Henri Matisse, O Retrato da Risca Verde, 1905, óleo sobre tela, 40,5 x 32,5 cm
Expressionismo
Expressionismo
Caracteristicas
Die Brücke (A Ponte)
Formas simplificadas , propositadamente deformadas e aguçadas, contornadas por linhas a negro e preenchidas por cores ora puras, violentas e contrastadas, ora sombrias e "sujas", antinaturalistas e aplicadas em pinceladas rápidas, por vezes matéricas e texturadas. Obras assemelham se a esboços toscos e inacabados com espaços de tela por pintar.
Expressionismo
Tempo
Die Brücke (A Ponte)
1905- Alemanha
Artistas
Emil Nolde KirchnerKirchner Ensor James MunchEdvard
Max Beckmann
Obras
James Ensor (1860 1949), A Máscara Escandalizada 1883, óleo sobre tela.
Kirchner (1880 1938), Busto de Mulher com Chapéu , 1911, óleo sobre tela, 76 x 70 cm
Kirchner, Nus Vermelhos, 1912, óleo sobre tela
Emil Nolde (1867 1956), Susana e os velhos (parte esquerda de um tríptico), c. 1912 13, óleo sobre tela, 86 x 100 cm
Expressionismo
Caracteristicas
Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul)
Obras de arte a partir das experiências pessoais e dos sentimentos subjetivos de cada artista.Temáticas naturalistas, de sentido algo irreal e alegórico, como paisagens, cenas sociais e da vida animal. Naconstrução das formas, valorizam a mancha cromática, a utilização de cores antinaturais, arbitrárias, claras, líricas e complementares/opostas.
Expressionismo
Tempo
Die Brücke (A Ponte)
Movimento fundado pelo artista russo Wassily Kandinsky (1866 1944)
Artistas de Munique (criada por Kandinsky em 1909) e pelos pintores Paul Klee (1879 1940), Franz Marc (1880 1916) e Auguste Macke (1879 1914).
Expressionismo
Die Brücke (A Ponte)
Artistas
Emil Nolde KirchnerKirchner Ensor James MunchEdvard Max Beckmann
Obras
Franz Marc, Grandes Cavalos Azuis 1911, óleo sobre tela, 102 x 160 cm
Paul Klee, Vento Quente no Jardim de Mac , 1915,
Wassily Kandinsky, Composição IV , 1911, óleo sobre tela, 159,5 x 250,5 cm
Dadaísmo
Dadaísmo
Caracteristicas
Surge como reação e provocação às sociedades burguesas e capitalistas da época, assim como aos seus valores e conceitos ético culturais e estéticos. Usou temáticas provocatórias, insólitas e incongruentes. A execução técnica e plástica foi influenciada pelo Cubismo Sintético, usando as suas técnicas e inventando outras, como as assemblages, os objets trouvés, os ready mades, as fotomontagens, os merzbilders e os rayographs.
Tempo
Dadaísmo
1915-1920 Suiça
Artistas
Hugo Ball Berlim Raoul Hausmann Kurt Schwitters Max Ernst Marcel Duchamp Raoul Hausmann
Obras
Raoul Hausmann, O Crítico de Arte , 1919 20, litografia e colagem fotográfica em papel, 32,8 x 25,4 cm
Hugo Ball, Poema Fonético e Visual em Dada Almanach, 1920, Berlim
Kurt Schwitters, Merzbild 25 A, Imagem das Estrelas assemblage O
Cubismo
Cubismo
Caracteristicas
Longe da conceção euclidiana do espaço, criaram um objeto artístico autónomo conseguido quando "o motivo" que lhe deu origem (objeto, pessoa, paisagem...) foi representado em múltiplos pontos de vista perspetivas múltiplas numa só imagem associando lhe uma quarta dimensão o tempo.
Cubismo
tempo e local:
Movimento artístico, iniciado por George Braque (1882 1963) e Pablo Picasso (1881 1973).
Suiça e Espanha
Artistas :
George BraquePablo Picasso
Obras
Picasso, Les Demoiselles d'Avignon (As meninas de Avinhão), 1906 07, óleo sobre tela, 244 x 234 cm
Picasso, O reservatório de Horta del Hebro 1909, óleo sobre tela
Futurismo
Caracteristicas
Futurismo
Faz a apologia e exaltação da civilização industrial e da vida moderna das máquinas, das fábricas, dos novos meios de transporte, da velocidade, das cidades modernas e do seu bulício, do cinema... Os artistas recorrem à decomposição das formas, por meio de linhas quebradas em ângulo agudo, dinâmico, e por linhas curvas e sinuosas. Praticaram o divisionismo da cor, aplicando cores muito contrastadas e violentas.
Futurismo
Tempo e local
Nasceu em Itália, em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, de Marinetti.
Obras
Boccioni, Formas Únicas em Continuidade no Espaço 1913, bronze, 111,4 x 88,6 x 40 cm
Umberto Boccioni, Estados de Espírito 1, Os Adeuses 1911, óleo sobre tela Esta é uma das primeiras obras que Boccioni dedica aos "estados de espírito". Nesta pintura, vários acontecimentos se sucedem em simultaneidade.
Abstracionismo
Abstracionismo Lírico
Abstracionismo
Caracteristicas
Abstracionismo Lírico
Nasceu da obra de Kandinsky e derivou do Expressionismo de O Cavaleiro Azul. Baseou se na intuição, no instinto, na imaginação e no inconsciente, construindo uma arte ligada à necessidade interior e, como tal, aos conteúdos simbólicos e místicos que lhe são inerentes. Linhas e cores, estas últimas em sobreposições de tons ou recorrendo às misturas feitas previamente na paleta. A pincelada vai desde o toque rápido, tenso e violentamente contrastado, aos empastes de grande espessura
Abstracionismo
Tempo e local:
Abstracionismo Lírico
Nasceu na Europa em 1910, a partir da experiência pessoal de Kandinsky
Artista principal
Wassily Kandinsky;
Obras
Kandinsky, Composição VII , 1913, óleo sobre tela. De acordo com Kandinsky, foi a obra mais complexa que ele pintou.
Wassily Kandinsky, Sobre Branco 1923, óleo sobre tela, 105 x 98 cm
Abstracionismo
Geometrico
Ao contrário do Abstracionismo Lírico, nascido da necessidade interior, expressiva e metafísica, no Abstracionismo Geométrico está presente a racionalização nascida da análise intelectual e científica. O Suprematismo e o Neoplasticismo são os movimentos seus representantes.
Suprematismo O seu criador foi Casimir Malevitch (1878 1935), que procurou na pintura a realização plástica da noção pura de espaço, ou seja, a resolução da relação entre as formas. Caracteriza se pelo emprego de formas geométricas puras, construídas pela cor pura, sem modelado. A paleta cromática é restrita, constituída pelas cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo preto.
Abstracionismo
Geometrico
Obras
Casimir Malevitch, Pintura Suprematista , 1916, óleo sobre tela.
Casimir Malevitch, Oito Retângulos Vermelhos , 1915, óleo sobre tela, 57,5 x 48,5 cm.
Neoplasticismo Preconizava uma arte pura, clara, objetiva, não ilusória e não representativa e, como tal, antinaturalista que utilizou formas geométricas puras (quadrados e retângulos), estáticas, pintadas a branco, preto, cinzento e cores primárias, limitadas, quase sempre, por linhas verticais e horizontais a negro, formando planos geométricos puros e ortogonais.
Abstracionismo
Geometrico
Principais representantes: Piet Mondrian (1872 1944), Theo van Doesburg (1883 1931), Van der Leck (1876 1958) e os arquitetos Pieter Oud (1890 1963) e Gerrit Rietveld (1888 1964).
Obras
Piet Mondrian, Composição em Cor A
Mondrian, Victory Boogie Woogie , 1944,
Arte informal
Caracteristicas
Arte informal
Tendência artística de raiz abstrata, diretamente influenciada pelo Abstracionismo Lírico de Kandinsky e pelas novas técnicas artísticas introduzidas pelo Cubismo, pelo Dadaísmo e pelo Surrealismo (colagens, assemblages, frottages, grattages, dripping
Tempo e Local
Arte informal
A Arte Informal é uma tendência da arte abstrata que desenvolveu-se nos anos 50 na Europa, paralelamente ao Expressionismo Abstrato que marcou a cultura artística de Nova Iorque
Obras
Jackson Pollock a pintar
Jackson Pollock, Forma Livre
Realismo
Caracteristicas local e tempo
Realismo
Este Neorrealismo do século XX tem as suas raízes no realismo do século XIX e define se pelo retorno à linguagem técnica e plástica figurativa, refletindo a sociedade (conteúdo e temas) e assumindo o compromisso da denúncia e da intervenção no campo social, político e ideológicoO realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.
Representantes - Serguei Guerasimov e Vera Múkhina ( - Otto Dix ( - Renato Gatuso ( - Ben Shan ( - Cândido Portinari ( - José Clemente Orozco, Diego Rivera e Alfaro Siqueiros (
Obras
Candido Portinari, Colheita do Café óleo sobre tela, 195x130 cm
Otto Dix, Retrato dos Pais do Artista II , 1924, óleo
Vera Múkhina , O Operário e a Kolkhosiana , 1935, aço.
Surrealismo
Surrealismo
Local e Tempo:
Iniciou se em França por volta de 1919 e expandiu se rapidamente por toda a Europa e pelos EUA, levado pelos artistas aí refugiados durante a 2.ª Guerra Mundial.
Caracteristicas:
Defendeu valores como os da liberdade e da irracionalidade, do sonho, da metáfora, do inverosímil e do insólito. Aplicou à arte os ensinamentos de Freud e da psicanálise.
Artistas:
à literatura (prosa e poesia) que tem em André Breton o principal teórico; às artes plásticas, com o seu iniciador Max Ernst; à fotografia onde se destacou Man Ray; ao cinema com Dali e Buñuel que trabalharam em parceria no primeiro filme surrealista, Un Chien Andalou (1928) e o mais importante L'Âge d'Or (1931); e à música com Eric Satie.
Obras
René Magritte, Golconda 1953, óleo sobre tela, 81 x 100 cm.
B. Arcimboldo, Terra , c. 1570, óleo sobre madeira, 70,2 x 48,7 cm
A. H. Bosch, pormenores de O Jardim das Delícias, 1480 90, óleo sobre madeira. 206 x 386 cm
Arte Deco
Arte Deco
Este estilo aderiu e utilizou os novos materiais e os processos industriais de produção e pesquisou novas formas; serviu se dos ideais do Movimento Arts and Crafts ( do trabalho da Deutscher Werkbund (Alemanha) e de certas conceções da Arte Nova (em Munique e Áustria), da qual é herdeiro direto. Algumas obras mostram, também, influências da arte africana e de alguns movimentos como o Cubismo, o Construtivismo russo e o Futurismo italiano, sobretudo na abstração e na simplificação formais, evidentes sobretudo nas artes decorativas.
Arquitetura
William Van Alen, E difício Chrysler em Nova Iorque, 1931
Raymond Hood, Wallace Harrison e Lee Lawrie, Entrada do Rockefeller Center , relevo pintado, 1932 40, Nova Iorque
Pierre Legrain, Mesa de Pé, ébano e marfim
Estilo internacional
Estilo internacional
Estilo iniciado por Charles Édouard Jeanneret (1887 1965), conhecido como Le Corbusier. Norteado pelo racionalismo funcionalista propôs a aliança entre arquitetura e indústria , procurando uma construção que correspondesse, de forma racional e técnica, aos problemas da sociedade do seu tempo. Defendeu uma arquitetura prática, apostada em encontrar soluções viáveis, com qualidade e grande economia de meios, para resolver os problemas da habitação coletiva nas grandes cidades Para isso estudou os novos comportamentos coletivos, seus hábitos, necessidades e ritmos de vida
Arquitetura
Le Corbusier, Igreja de Nossa Senhora do Alto, Ronchamp , c. 1950 54, França.
Le Corbusier, Villa Saboia , c. 1929, Poissy, França
Organicismo
Organicismo
Surge como reação ao Funcionalismo Racionalista. A arquitetura evidencia preocupações com o ambiente circundante, respeitando as tradições locais, ao nível do uso de materiais e de técnicas construtivas. O seu principal representante é o arquiteto norte americano Frank Lloyd Wright (1869 1959). Ligada a esta conceção organicista e mais sensitiva da arquitetura está, também, a obra do arquiteto finlandês Alvar Aalto (1898 1976), que procurou uma arquitetura integrada no ambiente, respeitando, ao mesmo tempo, as "necessidades psicológicas" do Homem.
Arquitetura
Frank Lloyd Wright, Casa da Cascata , 1935 39, Pensilvânia, EUA
Frank Lloyd Wright, Casa de verão em Spring Green, Wisconsin, 1925
Arte portuguesa ate aos anos 60
António Carneiro
António Carneiro (1872 1930) foi o maior representante do simbolismo português, fortemente influenciado pelo misticismo de Puvis de Chavannes, dos Nabis e de Munch
Amadeo de Souza Cardoso
Amadeo de Souza Cardoso , o autor mais internacionalizado deste período, possui uma obra que se caracteriza por umexperimentalismo muito pessoal, sob a influência dos movimentos artísticos de vanguarda e dos seus autores, com os quais se relacionou aquando da sua estada em Paris. Aí teve contactos com o Naturalismo, o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo e o Abstracionismo.
Almada Negreiros
De entre os escultores deste período salienta se Canto da Maya (1890 1981), o mais original da sua geração.
Cristino da Silva, Praça do Areeiro, 1938 1949, Lisboa
Cassiano Branco, Coliseu, 1938, Porto
Rogério de Azevedo, Garagem do Comércio do Porto, Praça Filipa de Lencastre, 1930 32, Porto
Fim do meu portefolio!
espero que tenha gostado!