Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

HISTORY PRESENTATION III

Joao Abreu

Created on April 17, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Da Aprendizagem ao Controlo Motor em Tiro com Arco

start

Discentes: Afonso Gaspar; André Custódio; Guilherme Pereira; João Pires; João Abreu; João Espírito Santo.
Docente: Professor Doutor Marco Batista.

A aprendizagem é a capacidade que o corpo/ser (individuo) tem de se adaptar ou reproduzir um certo gesto.

Diferenças entre a aprendizagem e o controlo motor.

Controlo motor é a caraterística que o indivíduo tem de possuir um mecanismo do autodomínio sobre todos os gestos que este redige, que seja de novas aprendizagens ou de aprendizagens adquiridas. É uma parte integral de todas as habilidades motoras, sendo uma forma que o corpo encontra com estratégia para manter o equilíbrio e a estabilidade (HORAK, 1997).

Assim, o controlo motor e o equilíbrio representam elementos principais para a realização dos elevados desempenhos do desporto, sendo no tiro com arco, em particular, a grande parte da atenção dos atletas é voltada para melhorá-lo.

Variabilidade no contexto de aprendizagem

Enquadramento Teórico

Prática em Blocos

Prática Randómica

Prática Constante

Prática variada

Enquadramento Teórico

Os sistemas dinâmicos apresentam um foco fundamental que existe na transformação do comportamento locomotor e nas ferramentas necessárias para superá-los, com o princípio de que os padrões de locomoção surgem em estados de organização sinérgica com base em diferentes fatores como: morfologia, biomecânica e ambiente e limitador de tarefas ( REISER, 2019, pág. 29)

Objetivos

Enquadramento Teórico

Segundo a Federação Portuguesa de Tiro com Arco (FPTA):

Metodologia

“O Tiro com Arco é uma modalidade desportiva que se caracteriza pela individualidade na tarefa, ou seja, o praticante não depende de terceiros para ter sucesso bastando para isso o seu empenho, dedicação e treino. A busca da superação individual e a competição interior que o Arqueiro estabelece quando começa a atirar para um alvo e a necessidade de se concentrar num objetivo, faz do Tiro com Arco uma oportunidade para desenvolver a sua autoestima, empenho e concentração.”

Sujeitos: Vinte estudantes universitários (sexo masculino: n = 12; idade compreendida entre os 20 e 37 anos; sexo feminino: n = 18; idade compreendida entre os 19 e 25 anos), sendo dos doze rapazes, seis destros e seis esquerdinos, assim como, no género femininosao 4 destros e 4 esquerdinos.

Os resultados obtidos seriam recolhidos em duas sessões

Numa primeira parte -A fase de aquisição com 16 ensaios, a fase de retenção com 8 ensaios A fase de transfer com 4 ensaios. Durante a coleta de dados, todos os padrões de segurança e controle serão garantidos e respeitados, seguindo as diretrizes de Haywood & Lewis (1999) na preparação para o tratamento adequado dos dados.

Instrumento

Para comparar o processo de aprendizagem, primeiro, os sujeitos deveriam atirar instintivamente com um arco, com o objetivo de usar um arco recurvo, que, nas palavras de Haywood & Lewis (1999), é caracterizado pelo fato de que o alvo será circular - composto por 10 Composto por círculos de cores diferentes: amarelo, vermelho, azul, preto e branco - com raio de 60 cm.

PROCEDIMENTOS

Metadologia

  1. A recolha de dados decorreria nas traseiras do pavilhão da escola Superior de Educação de Castelo branco. Assim que chegar às instalações os avaliadores fornecem aos participantes instruções padronizadas sobre os procedimentos de tiro com arco.
  2. Na primeira investigação as fases de aquisição e retenção teriam o alvo a oito metros do atirador, já na fase de transfer este encontrar-se-ia a doze metros O intervalo entre tentativas seria, aproximadamente, cinco segundos, onde o procedimento ocorreria em todas as fases. Posteriormente seria respeitado um intervalo entre blocos de ensaio, sensivelmente, 5 minutos.

procedimentos

  1. No estudo sobre o equilíbrio do corpo humano, era extremamente importante definir como objetivo para a pessoa acertar exatamente no meio do alvo. Depois de receber essa informação, a pessoa teria a compreensão de que teria que adotar uma postura ereta, em pé, como a primeira posição, e então uma posição natural, alinhada perpendicularmente ao alvo.

2. O teste teria duas distâncias entre os pés, na postura ortostática seria 30 cm de distância e na postura de tiro, posição lateral para o alvo, com pés paralelos na posição espontânea, ou seja, a medida seria o individuo a elegê-la.3. O disparo da flecha seria no momento mais adequado, mais confortável e no momento com melhor precisão para o individuo, a uma distância de 5 metros. Os registos das variações plantares seriam realizados por meio de computador e softwares próprios para o CBS, acoplados as plataformas por meio de cabos.

bibliografia

FÍSICA, P. (2015). A FÍSICA DO ARCO E FLECHA [ (13ª ed.). Jornal Online. FPTA - Federação Portuguesa de Tiro com Arco. Acedido a 24 abril 2020, em https://www.fpta.pt/ O clima, o tempo e como eles afetam o tiro com arco. (2015). Acedido a 26 abril 2020, em https://arcoeflechace.wordpress.com/2015/04/11/o-clima-o-tempo-e-como-eles-afetam-o-tiro-com-arco/ Reiser, F. (2019). Aplicação de abordagens de controle motor e análise temporal e de desempenho em arqueiros de elite (Mestrado). Universidade de São Paulo. Acedido a 20 abril 2020, em: ttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-06052019-171437/publico/Mestrado_FernandoCReiser.pdf?fbclid=IwAR3PDR8JR_AZAPGaXG9o6f6c2DmPKGPuFd97DahbIO2u-pc2YaXKxtMa_3o Wolff, F., Krebs, R., Detânico, R., Braga, R., & Keulen, G. (2008). ESTUDO DO EQUILÍBRIO PLANTAR DO INICIANTE DE TIRO COM ARCO RECURVO. Acedido a 22 abril 2020, em https://www.researchgate.net/publication/251066873_ESTUDO_DO_EQUILIBRIO_PLANTAR_DO_INICIANTE_DE_TIRO_COM_ARCO_RECURVO