Full screen

Share

Uma das maiores instituições de ensino do país, a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem conquistado um espaço de destaque na produção e socialização do conhecimento científico, tecnológico e artístico. Sua atuação possibilita uma maior aproximação entre universidade e população, de forma a garantir a articulação política de suas ações com excelência e legitimidade social, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa. 

Inicialmente, é imprescindível firmar que a política de Extensão da UFPA pressupõe o instituído pelo Plano Nacional de Extensão Universitária (PNEXT). Em decorrência desse vínculo, a extensão é assumida enquanto atividade acadêmica responsável, em sentido estrito, pela articulação do ensino e da pesquisa, assim como pela relação entre a própria Universidade e a Sociedade. De modo geral, então, pode-se dizer que, em sua política extensionista, a UFPA prima pela inserção da dimensão acadêmica da extensão na formação dos discentes e na construção do conhecimento. Ao lado disso, insiste no comprometimento da Universidade com a Sociedade, mediado por um nexo bidirecional de mútua possibilitação. Assim, o que se pretende é a ininterrupta proposição de ações e de processos, nuclearizados em Programas e Projetos extensionistas, nos quais se dá, inequivocamente, a relação autônoma e assertiva da Universidade em vista do desenvolvimento social, em especial do Estado do Pará e da Região amazônica, seus sítios geopolíticos mais imediatos. Para que o complexo escopo se cumpra, determinadas metas e estratégias são cruciais. Em primeiro lugar, incorporar, pelo menos, 10% do total de horas curriculares de formação acadêmica em atividades extensionistas, preferencialmente Programas e Projetos, para além dos espaços usuais de sala de aula. Para tanto, torna-se inadiável, no âmbito da UFPA, o claro reconhecimento da extensão em seu domínio pedagógico e, ao mesmo tempo, seu papel de construtora do conhecimento. 

 Sempre em busca da relevância social de suas atividades de formação e de pesquisa, o Instituto tem uma tradição de parcerias com empresas do mercado, onde novos desafios são identificados para servirem de guia aos trabalhos de pesquisa. Com o pensamento em transpor os valores aprendidos na universidade para a prática cotidiana, o PPGAD estimula o desenvolvimento de ações de extensão, ajudando a comunidade e preparando os alunos para a sociedade.
Saiba mais sobre os Projetos parceiros do PPGAD 

Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Projetos Parceiros

Rodrigo Oliveira

Created on April 17, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Uma das maiores instituições de ensino do país, a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem conquistado um espaço de destaque na produção e socialização do conhecimento científico, tecnológico e artístico. Sua atuação possibilita uma maior aproximação entre universidade e população, de forma a garantir a articulação política de suas ações com excelência e legitimidade social, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa. Inicialmente, é imprescindível firmar que a política de Extensão da UFPA pressupõe o instituído pelo Plano Nacional de Extensão Universitária (PNEXT). Em decorrência desse vínculo, a extensão é assumida enquanto atividade acadêmica responsável, em sentido estrito, pela articulação do ensino e da pesquisa, assim como pela relação entre a própria Universidade e a Sociedade. De modo geral, então, pode-se dizer que, em sua política extensionista, a UFPA prima pela inserção da dimensão acadêmica da extensão na formação dos discentes e na construção do conhecimento. Ao lado disso, insiste no comprometimento da Universidade com a Sociedade, mediado por um nexo bidirecional de mútua possibilitação. Assim, o que se pretende é a ininterrupta proposição de ações e de processos, nuclearizados em Programas e Projetos extensionistas, nos quais se dá, inequivocamente, a relação autônoma e assertiva da Universidade em vista do desenvolvimento social, em especial do Estado do Pará e da Região amazônica, seus sítios geopolíticos mais imediatos. Para que o complexo escopo se cumpra, determinadas metas e estratégias são cruciais. Em primeiro lugar, incorporar, pelo menos, 10% do total de horas curriculares de formação acadêmica em atividades extensionistas, preferencialmente Programas e Projetos, para além dos espaços usuais de sala de aula. Para tanto, torna-se inadiável, no âmbito da UFPA, o claro reconhecimento da extensão em seu domínio pedagógico e, ao mesmo tempo, seu papel de construtora do conhecimento. Sempre em busca da relevância social de suas atividades de formação e de pesquisa, o Instituto tem uma tradição de parcerias com empresas do mercado, onde novos desafios são identificados para servirem de guia aos trabalhos de pesquisa. Com o pensamento em transpor os valores aprendidos na universidade para a prática cotidiana, o PPGAD estimula o desenvolvimento de ações de extensão, ajudando a comunidade e preparando os alunos para a sociedade.

Saiba mais sobre os Projetos parceiros do PPGAD